Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.5.14

Restauração atual

Cine São luiz, em Fortaleza, Ceará, foi undado em 1939 com projeto original de Humberto da Justa Menescal. Considerada a mais glamorosa sala de cinema do Estado, atualmente passa por reforma, e a arquitetura vista em 1958, deve ser conservada. 

 

 

FORTALEZA (CE) BRASIL - Tombado em 1991 pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o prédio passará apenas por intervenções pontuais. “O que vai ser acrescido é a parte de iluminação cênica, que nunca existiu porque nunca se usou como teatro”, diz Paulo Renato. Também serão construídos camarins e um elevador que dê aos artistas acesso direto ao palco. 

Inauguração em 1939 filme Anastácia

 

Piso em mármore carrara no saguão principal, as escadas imponentes com corrimões banhados em bronze dando acesso ao foyer, a mistura dos estilos neoclássico e arte déco nas paredes e no teto do interior do prédio e, claro, o filme Anastácia, primeiro a ser exibido. Uma curiosidade é que “O terceiro dia de exibição foi dedicada a camada pobre da capital cearense, disse José Rufino, o engraxate conhecido por Pirrita "Aí eu tive de pedir um paletó emprestado, porque só entrava de paletó" . 

 

Cine Teatro

 

Cine São Luiz em dois tempos

A reforma acrescentará ao Cine São Luiz, um teatro, com palco italiano e bem maior que o do José de Alencar será construído atrás da tela de projeção retrátil. Também receberá grandes espetáculos de teatro e dança, além das sessões de cinema.

 

A fachada será mantida como antes, bem como o mármore das escadas, que passará por alguns reparos. Também serão preservados os estilos arquitetônicos, as plaquinhas antigas de “proibido fumar”. Outros detalhes feitos madeira, os espelhos do foyer e até os tons que dão a cor do prédio por dentro serão também mantidos.

 

Cadeiras novas

 

A antiga capacidade de 1.500 lugares não sofrerá alteração, mas as antigas cadeiras serão substituídas por algo mais confortável. Um velho projetor, que ainda hoje está lá e já não serve aos dias atuais, deve ser reunido com outros objetos num memorial que contará a história da sala.  O Cine São Luiz está fechado há quatro anos, segundo autoridades da área cultural, Paulo Renato Cavalcante, poderá ser entregue à sociedade cearense até agosto de 2014. (Equipe Formas&Meios).

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 02:40  comentar

Maio 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
17

19
21
23

25
26
27
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO