Revelando, imortalizando histórias e talentos
27.11.08

‘Vem Comigo”: Goulart de Andrade 50 anos

 
Luís Filipe Goulart de Andrade nasceu no dia 6 de abril de 1934, no Rio de Janeiro. Filho da cantora Elisinha Coelho, Goulart de Andrade iniciou sua carreira na antiga TV Rio, em 1955, no programa Preto no branco. Tem uma bela trajetória, mas lançou na TV gente do tipo de Fausto Silva.
 

Jornalista e apresentador de televisão é um dos poucos de sua talentosa geração que está vivo. Pioneiro da televisão brasileira, produziu e dirigiu os mais variados programas praticamente em todas as emissoras brasileiras. Como produtor seu maior destaque foi, Brasil 63, de Bibi Ferreira, na TV Excelsior. Também participou das fases iniciais do Fantástico e do Globo Repórter, na década de 70. Em 1978 ele criou o Plantão da Madrugada, na Rede Globo. Após se desligar da emissora, o recriaria e seria exibido em várias emissoras, com o nome de Comando da Madrugada – e logo rebatizado de Comando da Noite, devido à mudança de horário em 2007, cujo programa tem o formato em que mescla entrevistas e reportagens, atualmente exibido pela Record News com o nome Programa Goulart de Andrade.

Através da Produtora Goulart de Andrade, também criaria outros programas de reportagens como 23ª Hora – TV Gazeta, 1980/82, Eu Sou o Repórter, SBT, 1988/89 e também a fase inicial do Repórter Record de 1999 a 2001. Em 2008, iniciou o "Programa Goulart de Andrade" na Record News, um programa que documenta regiões e situações, além de entrevistar pessoas influentes em determinadas áreas. No momento está envolvido em mais um projeto pioneiro, como sempre, ‘Goulart de Andrade’ entrevista Goulart de Andrade. O formato consiste em uma análise de suas reportagens onde ele faz perguntas para se próprio e as responde também.

Polêmicas

É o maior jornalista do gênero. Suas matérias transitam entre o hilário e, principalmente a polêmico. Muitas vezes, a crítica televisiva considera que Goulart 'carrega nas tintas' demais em suas reportagens. Uma de suas reportagens mais polêmicas por exemplo é a filmagem da autópsia de Paulo César Farias, o tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor, assassinado em circunstâncias misteriosas em junho de 1996. Goulart exibiu trechos da autópsia em seu programa, então na Rede Manchete. Mas ele serviu também de notícia. Ao entrevistas o Dr. Zerbini, ele se queixou de uma dor no estômago. Então, o Dr. Zerbini lhe disse: muita gente confunde estômago com coração, você me permite examina-lo ! perguntou Dr. Zerbini. Então Goulart de Andrade filmou juntamente com a equipe de Zerbini toda sua cirurgia do coração, que foi providencial. Este ano, jornalista e apresentador completou 50 anos de contribuição para imprensa brasileira. {Goulart de Andrade na foto com o colega Francisco Martins }
 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:07  comentar

Novembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
18
19
20
21
22

23
24
26
28

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO