Revelando, imortalizando histórias e talentos
1.10.16

 

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, expõe, até 31 de outubro, reproduções de importantes obras do acervo da instituição que obtiveram o título Memória do Mundo.  

 

RIO DE JANEIRO, BRASIL - Todos os objetos em exposição tem reconhecimento criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para patrimônios de caráter documental: livros, manuscritos, fotos ou filmes clássicos.

 

Entre as peças expostas está a Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX, que reúne parte do registro fotográfico feito por Dom Pedro II, no Brasil. Formada por mais de 21 mil fotografias, a coleção levou 20 anos para ser resgatada pelo departamento de iconografia da FBN e foi a primeira a receber o prêmio Memória do Mundo, categoria internacional, da Unesco, em 2003. Recentemente, esse arquivo também recebeu o reconhecimento de Memória do Mundo América Latina e Caribe.

 

Importantes manuscritos musicais também integram a mostra, como as coleções documentais do maestro Carlos Gomes e do pianista Ernesto Nazareth. Os visitantes poderão, ainda, conferir os manuscritos autografados de Carlos Gomes das óperas Maria Tudor, Fosca, Salvator Rosa e O Guarany, que já foram apresentados no Teatro alla Scala, de Milão.

 

ESTA MATÉRIA PODE SER ACESSADA EM FMCultura: Labels: 

 

Serviço

 

Coleção Memória do Mundo da Biblioteca Nacional

Até 31 de outubro

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h30 às 14h.

Local: Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, 219, 2º andar, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:10  comentar

Outubro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10


23



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO