Revelando, imortalizando histórias e talentos
14.10.16

Academia sueca se rende à literatura do ex-rei do folk, Bob Dylan

Cantor Bob Dylan já venceu Oscar, Grammy, Globo de Ouro, e agora, vence Prêmio Nobel de Literatura.

COPENHAGUE, SUÉCIA  - O músico Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel de Literatura deste ano por "ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição da canção americana", anunciou nesta quinta-feira a Academia Sueca.

 

A Academia, nos dados biográficos sobre o ganhador, lembra que, além da produção de álbuns com canções suas, Dylan publicou trabalhos experimentais como "Tarantula" (1971) e uma compilação de seus escritos e desenhos em 1973.

 

Bob Dylan nasceu no dia 24 de maio de 1941 em Duluth (Minnesota) filho de uma família judia americana de classe média. O músico receberá um diploma, uma medalha de ouro e um prêmio em dinheiro, que este ano é de 8 milhões de coroas suecas (832 mil euros).

 

Alguns livros de Dylan publicados no Brasil

 

Crônicas - Volume 1, lançado em 2005 e esgotado. A obra resgata momentos de sua vida e obra a partir da chegada, em 1961, em Nova Iorque. O Homem Deu Nome a Todos os Bichos", que remete à canção Slow Train Coming e foi ilustrado por Jim Arnosky, e "Forever Young", em que Paul Rogers presta uma homenagem ao músico ao intercalar momentos inspirados em músicas e na vida de Dylan.

 

Já sobre o músico, são milhares de publicações e algumas delas chegaram ao Brasil. Em 2011, a Larousse publicou No Direction Home: A Vida e a Música de Bob Dylan, do jornalista americano Robert Shelton, livro considerado a biografia definitiva do início da sua carreira nos anos 1960.

 

No dia 8 de novembro, será lançado, nos Estados Unidos, um volume com todas as letras que escreveu entre 1961, o início de sua carreira, e 2012. Para a edição de The Lyrics, Dylan editou dezenas de letras.

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:49  comentar

Outubro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10


23



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO