Revelando, imortalizando histórias e talentos
29.1.15

O CINE MIRELA, colocou Santa Rita do Passa Quatro, interior paulista,  na rota do divertimento. Lá foram exibidos como "A Ira de Deus" e Ben Hur". 

 

O Cine Mirella não era especializado em nenhum gênero a exemplo dos localizados na capital do Estado. Mas, levava boas películas aos interioranos. Com projetos  dos engenheiros especializados Ennio Monte e o israelita Simon Goldfart ,uma inovação tecnológica na época, põe a pequena cidade na rota da diversão. Então, terminada a obra, contrata o Ítalo-Brasileiro “ Bassano Vacarini” pintor e escultor reconhecido para dar vida às paredes do Cine Mirela. De um lado havia um piano de cauda e Zequinha de Abreu, compositor local, tocando Tico-Tico-no-Fubá ,e em outro ângulo uma partitura musical exibia as três notas musicais: “MI”- RE-LA”  que também iniciavam os nomes de suas três filhas. 

 

Já em outra parede emoldurava-se a Torre de Pisa” (fundada em 1.312, com 84 metros de altura e 7 sinos no topo), uma paisagem da cidade, o antigo Posto da Serra, Palácio de Carli, o Duomo de S. Marcos, O Coliseu. O pintor Vacarinni vinha de moto diariamente de Ribeirão Preto, cortando às estradas precárias da época.

 

Equipamentos

 

Os Equipamentos cinematográficos foram adquiridos diretamente da Phillips Holandeza e eram os mais modernos de sua época. O custo total do cinema ficou próximo de seis milhões. Mas, o proprietário ainda não se dava por contente, em 1966 trás para o Cine Mirela, juntamente com a Prefeitura o primeiro festival brasileiro de cinema, festival este que acontece hoje na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. O júri era composto por diversas personalidades exemplo Joaquim Menezes ( um dos reis rei do carnaval carioca), Adolfo Cruz (TV-Rio), atuava como representantes das empresas cinematográficas, e o poetinha, Vinicius de Moraes, que recebeu o título de cidadão santarritense. Todo o elenco dos filmes e muita gente do meio esteve presente, inclusive o inesquecível Mazzaropi. Os filmes e premiados no festival foram: Melhor Filme: “Santo Padroeiro”

Melhor Produtor: Osvaldo Massaine -  Melhor ator em “ O Santo Milagreiro” e “A hora e a vez de Augusto Matraga”: Leonardo Villar -  Melhor atriz em: “ Toda donzela tem um pai que é uma fera”: Vera Viana. 


 

VEJA relação de outros cinemas em Santa Rita do Passa Quatro

 

 

 

CINE STA RITA - Prop. Empresa Cinematog. Santarritense

 

Rua Vitor Meirelles 492 - Fund. 1944 - Cinema - 350 lugs. Aps. (2) de 35 m/m: Func. diário - média anual 667 sessões - 143.047 espectadores

 

CINE MIRELA - Prop. José Spadon

 

Av. Severino Meireles 908 - Fund. 22/05/1958 - Cine teatro - 600 lugares Aps. (2) de 35 m/m: Func. diário - média anual 250 sessões - 43.900 espectadores.

 

MAIS sobre histórias de Salas de Cinema: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/fecha-cine-odeon-rj-1474046

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 22:29  comentar

Janeiro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
17

18
20
21
24

26
28
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO