Revelando, imortalizando histórias e talentos
19.8.16

Espetáculo gaúcho "O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só" será apresentado em São Paulo e Minas Gerais. Sessões gratuitas em Itaúna, Poços de Caldas e Americana em setembro. Todas apresentações terão tradução em libras.

Foto: Kiran Federico León

 

 Um dos grupos mais premiados grupos da cena gaúcha prepara-se para montar seu pequeno circo Brasil afora. A turnê de O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só terá apresentações e outras atividades em Itaúna (02, 03 e 04/09), Poços de Caldas (05, 06 e 07/09) e Americana (08, 09 e 10/09). Todas as sessões do solo de Heinz Limaverde terão tradução simultânea em libras. Após o espetáculo, haverá um debate com o público. Esse projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

 

A equipe também vai ministrar a oficina Conexões Urbanas, que propõe desenvolvimento de ações performativas para o espaço urbano, tecendo composições afetivas e repensando possibilidades da cena na rua. A oficina culminará com uma ação nas ruas de cada cidade. Haverá ainda um encontro com grupos locais.

 

   O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só já foi apresentado em vários estados brasileiros e cumpriu temporada na Capital paulista no ano passado. Em 2011, a produção venceu o Prêmio Açorianos nas categorias direção (Patrícia Fagundes) e figurino (Daniel Lion). Em 2013, participou do Festival Palco Giratório Nacional Sesc, circulando por todo país.

 

 

O espetáculo:

 

O mágico, a mulher-barbada, o palhaço, a vedete, o bufão e o vagabundo: todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele de Heinz Limaverde em O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só. As referências para a montagem foram garimpadas nas tradições das velhas lonas de interior, combinadas a importantes questões da arte contemporânea como a cena em primeira pessoa, a memória como matéria de criação, a experiência de proximidade com o espectador.

 

 A peça lança um olhar para os pequenos circos brasileiros como importante fonte de teatralidade e resistência cultural, muito além dos meios de comunicação de massa. Espaços de encontro onde o real e o sonho dançam no picadeiro, o medo e o fantástico se alteram em movimento de ruptura efêmera do cotidiano. A montagem também traz referências a personagens reais, como o próprio ator, o palhaço Carequinha, a atriz de teatro de revista gaúcha Eloína Ferraz e a mulher barbada mexicana Júlia Pastrana, que viveu no México no século XIX.

 

Teatralidade, memória, humor e a poesia são as principais marcas do espetáculo. Em cena, o ator canta ao vivo - com trilha sonora e preparação vocal assinadas dor Simone Rasslan - e as coreografias são assinadas por Cibele Sastre. A indumentária da montagem é assinada pelo premiado figurinista Daniel Lion.

 

 

A Cia. Rústica:

 

   O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só dá continuidade à investigação da Cia. Rústica em busca de uma linguagem contemporânea e popular baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística.

 

   Criada em 2003, em Porto Alegre, a companhia articula um espaço de trabalho entre artistas plurais, desenvolvendo vários projetos, que reúnem montagem, investigação, ação pedagógica e social. Já levou aos palcos espetáculos de sucesso, apresentados em várias cidades brasileiras. O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta pelas montagens A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão(2006) e Macbeth (2004).

 

   A companhia encenou ainda Clube do Fracasso (2010) e Natalício Cavalo (2013). Além de espetáculos de sala, a Cia Rústica desenvolve um projeto continuado que investiga a cena na rua e a intervenção urbana, composto por Desvios em Trânsito (2010), Cidade Proibida (2013) e Feito Criança (2015).

 

 

O ator - Heinz Limaverde:

 

   Radicado em Porto Alegre há mais de vinte anos, Heinz Limaverde começou sua trajetória a partir do fascínio despertado pelas trupes circenses que visitavam sua cidade natal - Crato, no Ceará. De shows de dragqueen a Shakespeare, da rua à sala, o intérprete tornou-se um dos nomes de maior destaque da cena gaúcha. No cinema, atuou no longaAinda Orangotangos e no curta-metragem Outros, ambos de Gustavo Spolidoro.

 

   Heinz já recebeu vários prêmios como ator de teatro, entre eles dois troféus Açorianos (O Gordo e o Magro vão para o Céu, 2008, e O Pagador de Promessas, 2000), dois Braskem (A Megera Domada, 2008, e Sonho de um Noite de Verão, 2006) e um Tibicuera (O Hipnotizador de Jacarés, 2006).

 

 

A diretora - Patrícia Fagundes:

 

   Patrícia Fagundes é diretora da Cia. Rústica e professora de direção teatral no Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Também é doutora em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri, onde desenvolveu a tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, e mestre em direção teatral pela Middlesex University, de Londres, onde viveu e estudou por quatro anos, desenvolvendo dissertação sobre Shakespeare.

 

   Paralelamente à atividade acadêmica, Patrícia mantém intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos.

 

 

O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura:

 

   O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura é uma parceria da Petrobras Distribuidora com o Ministério da Cultura.

 

   Nesta quarta edição, com investimento de 15 milhões de reais, o Programa contemplou 83 projetos, sendo 67 na categoria adulto e 16 na categoria infanto-juvenil, que circularão até novembro de 2016, em mais de 119 municípios localizados em 27 unidades federais.

 

   Os projetos contemplados são oriundos de todas as regiões geográficas, mais precisamente 20 estados, possibilitando dessa forma, a apresentação da ampla diversidade de culturas e linguagens cênicas para públicos de todo o país.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

 

> ITAÚNA (MG):

> Sessões dias 02/09, às 15h (somente para escolas), 03 e 04/09, às 20h, no Teatro Silvio de Mattos (Rua Antônio Carradi, 55 - Centro), para o público em geral.

> Encontro com grupos no dia 02/09, às 19h, no Teatro Silvio de Mattos.

> Oficina dia 03/09, às 14h, no Teatro Silvio de Mattos.

 

 

POÇOS DE CALDAS (MG):

Sessões dias 06/09, às 15h (somente para escolas) e às 20h (público em geral), e 07/09, às 20h, no Teatro Municipal Benigno Gaiga (Centro Cultural Urca - Praça Getúlio Vargas, s/no.)

 Encontro com grupos no dia 05/09, às 19h, no Teatro Municipal Benigno Gaiga.

 Oficina dia 07/09, às 14h, na Sala Sul (Centro Cultural Urca).

 

 

AMERICANA (SP):

Sessões dias 09/09, às 15h (somente para escolas) e 20h (público em geral), e 10/09, às 20h (público em geral), no Teatro Paulo Autran (Rua Belém 233 - Jardim Nossa Senhora de Fátima).

Encontro com grupos no dia 10/09, às 15h, no Teatro Paulo Autran

Oficina dia 08/09, a partir das 14h, no Centro de Cultura e Lazer (CCL) – Av. Brasil, 1293, Jardim São Paulo.

 

 

Todas as atividades são gratuitas. As sessões das 15h são para grupos convidados de escolas e outras instituições (não abertas ao público em geral). Os ingressos e inscrições para oficinas estarão disponíveis a partir de uma hora antes do início da programação. Após os espetáculos, haverá debate com a equipe e convidados. (Fonte: Léo Sant'Anna , assessor de imprensa)

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:22  comentar

Agosto 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9

15

22

29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO