Revelando, imortalizando histórias e talentos
16.6.17

 Morreu o antigo chanceler alemão Helmut Kohl, nesta sexta-feira,16, ele tinha 87 anos.

 

Helmut Kohl é considerado o principal "arquitecto" da reunificação da Alemanha, alcançada depois da queda do muro de Berlim, em 1989, apesar da resistência da primeira-ministra Margaret Thatcher e do líder da União Soviética Mikhail Gorbachev. Desde o fim da II Guerra Mundial, foi o político que liderou os destinos do país durante mais tempo.

 

O antigo chanceler alemão manteve uma relação próxima com o Presidente francês Francois Mitterrand. Os dois trabalharam em conjunto para reforçar o processo de integração europeia.

 

Depois de abandonar o cargo de chanceler, a reputação de Kohl foi atingida por um escândalo de financiamento do seu partido, a CDU. Conhecido como “bom gigante”, foi o mentor político de Angela Merkel, nomeando-a para o seu primeiro posto no Governo.

Helmut Kohl estava numa cadeira de rodas desde 2008, quando sofreu uma queda que fragilizou o seu estado de saúde.

 

Mundo reage à morte de Kohl

 

O antigo Presidente dos EUA George H.W. Bush diz que ele e a mulher Barbara “choram a perda de um verdadeiro amigo da liberdade” e de um dos “grandes líderes da Europa no pós-guerra”. George H.W. Bush, em comunicado. 

 

O antigo chanceler alemão Gerhard Schroeder, que sucedeu a Kohl, lamenta a morte de um “grande patriota e europeu”.

 

“O meu mentor, amigo, a essência da Europa, vai deixar muitas muitas saudades”, escreve Juncker na rede social Twitter", o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker

 

O ex-Presidente da República de Portugal Cavaco Silva recorda Helmut Kohl como "o grande estadista do século XX".

 

 
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:54  comentar

Junho 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

15

18
24

25
28


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO