Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.7.17

 

MIS\SP: Exposição Sol Preto revela contraste entre ciência e imaginário popular

 

Obra de Daniel Frota é parte de pesquisa relacionada à uma expedição científica britânica no início do Século 20, no Ceará. 

 

Com início nesta terça-feira (25), às 19h, a exposição Sol Preto, do artista plástico Daniel Frota, fica em cartaz até 27 de agosto no térreo do MIS com entrada gratuita. Na abertura, o artista participa de um bate-papo e visita guiada com o público. Baseada em suas pesquisas sobre um fato ocorrido em 1911, em Sobral, Ceará, a mostra revela o contraste entre ciência e imaginário popular.

 

De acordo com Frota, a chegada dos cientistas serviu para alimentar entre a população a suspeita de que o eclipse iria anunciar uma temporada de inundações e pestes, prenúncio do fim do mundo. “Os materiais e formas presentes nas instalações, esculturas, gravuras e vídeo que compõem a exposição evocam o choque de crenças, ficções e urgências. 

 

A instalação Futurosa, composta por uma estrutura de madeira e impressões sobre esteiras de carnaúba, ilustra a tensão entre o progresso científico e a realidade da região na época. A imagem, impressa na palha por meio de transfer com solvente e xérox, é uma fotografia que faz parte do acervo do Observatório Nacional no Rio de Janeiro. 

 

Sobre o artista

 

Daniel Frota participa de um bate-papo e de uma visita guiada na abertura da exposição, que acontece na terça-feira (25), às 19h.  O artista é formado em design gráfico pela PUC-Rio, tem pós-graduação pela Escola Nacional de Belas Artes de Lyon, França, e mestrado em Tipografia e Práticas Editoriais pelo Werkplaats Typografie, do ArtEZ Institute of the Arts, em Arnhem, Holanda.

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 18:26  comentar

Julho 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

16
19

23
25
27
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO