Revelando, imortalizando histórias e talentos
22.11.15

Exposição Carne Vale – O Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira. A exposição está em cartaz de 27 de outubro de 2015 a 31 de janeiro de 2016, e reúne obras que constroem um mosaico multifacetado do carnaval, sob o olhar do curador Roberto Moreira S. Cruz.  

 

SÃO PAULO (SP) BRASIL - A mostra divide-se em cinco núcleos temáticos, percorrendo um longo caminho no imaginário carnavalesco, transitando desde desenhos luso-italianos do século XVIII até obras contemporâneas. Carne Vale é uma exposição que vai além das artes visuais: ela abre espaço para ícones e curiosidades do Carnaval. No decorrer da mostra, o público ouvirá marchinhasde Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso e Pixinguinha eternizadas nos bailes e blocos pelo Brasil.  

 

Os visitantes também verão turbantes e sandálias plataforma que foram utilizados pela cantora e atriz Carmen Miranda, a coroa com que a passista Pinah desfilou no carnaval de 1978 e uma foto sua dançando com o Príncipe Charles neste mesmo ano, além de uma das luxuosas fantasias criadas por Maurício Pina, “figura carimbada” dos carnavais paulista e carioca.

 

Serviço:

 

Exposição Carne Vale – O Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira

 

Data: de 27 de outubro de 2015 a 31 de janeiro de 2016.

 

Horários: todos os dias, das 10h às 20h (entrada permitida até 19h40).

 

Local: Galeria de Arte do Sesi-SP - Av. Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).

Grátis. Livre para todos os públicos.

 ---------------------------------------------------------------------

 

 PALÁCIO DOS BANDEIRANTES: Exposição presépio

 

Público poderá conferir mais de 40 objetos pertencentes ao Museu de Arte Sacra, ao Memorial da América Latina, à Sutaco e ao Acervo dos Palácios

Foto: Divulgação

Quem visitar o Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista) durante o mês de dezembro poderá conferir a exibição de mais de 40 presépios pertencentes ao Museu de Arte Sacra, ao Memorial da América Latina, à Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo. Todos os anos, desde 2007, a sede do governo paulista celebra o Natal com a exposição de presépios ao público.

 

Serão apresentadas obras de diversos Estados do Brasil, de países da América Latina, como Peru, Venezuela, Guatemala e México, além de Portugal e Alemanha. Os presépios brasileiros evidenciam a diversidade de estilos e materiais locais, por meio da expressão artística popular das formas e das cores intensas. São peças produzidas em Juazeiro do Norte e Orós, Ceará; Petrópolis, Rio de Janeiro; Cachoeira do Brumado, Santana do Araçuaí e Caraí, Minas Gerais; e em São Paulo, na capital e nas regiões de Taubaté, Itu e Ubatuba.

 

SERVIÇO

 

Exposição de Presépios no Palácio dos Bandeirantes

 

De 1º de dezembro a 10 de janeiro de 2016

De terça a domingo, das 10h às 17h

Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2 - São Paulo

Entrada: gratuita 

Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

(11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br

 

 

----------------------------------------------------------------------

No mês que o poeta catarinense Cruz e Sousa completa 154 anos de nascimento, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), localizado no palácio que leva o nome do poeta, homenageia o simbolista com a exposição João da Cruz e Sousa: O Poeta da Ilha.

Foto> Márcio Henrique Martins

 

 

FLORIANÓPOLIS (SC) BRASIL- Além dos 24 banners expostos nos gradis do Museu, a mostra conta com uma sala especialmente dedicada ao poeta, a Cruz e Sousa, onde está exposta a urna com seus restos mortais e nas paredes informações sobre sua vida e obra.

 

 

Sobre a exposição:

 

Quem passar pela área externa do Museu, situado no centro de Florianópolis, poderá ver a exposição que abordará três eixos temáticos sobre a trajetória do poeta, distribuídos em 24 banners que abordam "A vida", "A obra" e "O Poeta e o Palácio". O objetivo é aproximar a cidade do Museu e homenagear o poeta.

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:27  comentar

Novembro 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
19
21

26
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO