Revelando, imortalizando histórias e talentos
18.2.16

Lola Lys largou a carreira para se dedicar à família formada com o cineasta Humberto Mauro

 

Loys Lys e Humberto Mauro

Nascida Maria Vilela de Almeida em Vila de São Miguel, Minas Gerais, em 28 de janeiro de 1900, ainda bem jovm mudou-se para Cataguases, também em inas Gerais. Jamais passou por sua cabeça tornar-se atriz, até que, em 1920, conheceu o jovem diretor de cinema Humberto Mauro, vindo a contrair matrimônio.

 

Sua rápida estreia e passagem se deu no papel de Suzana, no filme O Tesouro Perdido, cuja atriz principal era Eva Nil, a Greta Garbo brasileira que abandonou as filmangens. Não poderia ter tido uma estreia tão boa pois o filme foi premiado com Medalhão Cinearte, de Melhor Filme, em 1927. A partir dai, Lola Lys voltou a ser Maria,dedicando-se aos três filmes que teve com Humberto Mauro. Lola Lys morreu em 10 de Setembro de 1988, em Volta Redonda, RJ, com 88.

 

O filme

 

O Tesouro Perdido foi o primeiro longa de expressão de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro. Nesta película ele é ator, a e se utiliza da família nas filmagens. Um tema convencional, este filme mudo tem como foco os desencontros de dois irmãos criados órfãos de pai. Quando completam a maioridade, cada um recebe a metade de um mapa, dai o título "O Tesouro Perdido".Além de Humberto Mauro e Lola Lys, o elenco tinha Bruno Mauro, Francisco Mauro, Alzir Arruda, Pascoal Ciodaro, Máximo Serrano.

 

Dados

Duração: 50 minutos, ano 1927, Brasil, Preto e Branco

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:50  comentar

Fevereiro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12

16
20

21
22
25
27



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO