Revelando, imortalizando histórias e talentos
22.6.14

Balé “Sagração da Primavera”, de Stravinsky, volta ao Teatro Guaíra com coreografia da portuguesa Olga Roriz

 

 

CURITIBA (PR) BRASIL - A célebre composição musical do russo Igor Stravinsky, “A Sagração da Primavera”, volta ao palco do Guairão na próxima semana. O Balé Teatro Guaíra apresenta o espetáculo nos dias 25, 26 (quarta e quinta-feira) para o público em geral e, no dia 28 (sábado), como parte da mostra da AbaBTG (Associação de Bailarinos e Apoiadores). 

 

“A Sagração...”, que já foi apresentada pelo Guaíra em várias capitais brasileiras com muito sucesso, é considerada o marco inicial da modernidade no século XX. 

 

A estreia aconteceu no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, no dia 29 de maio de 1913, com coreografia do russo Vaslav Nijinsky. Foi bem recebida pelos vanguardistas, mas causou indignação nos mais conservadores por tratar de um ritual sacro-pagão. Na coreografia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente oferecida ao deus da primavera em troca de boas colheitas. 

 

Originalmente, a obra mostra uma virgem que deve dançar até morrer. Mas a montagem atual se distancia da ideia original em dois aspectos: o protagonismo incomum do personagem Sábio, que ocupa posição relevante e o fato da personagem eleita não ser tratado como vítima e sim privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga Roriz. 

 

Serviço: A Sagração da Primavera - Balé Teatro Guaíra. 

Data: 25, 26 e 28. 

Horário: 20h30. 

Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão 

Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro – Curitiba – Paraná. 

Ingressos: R$ 20,00 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 19:30  comentar

Junho 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
18
20

23
24
25
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO