Revelando, imortalizando histórias e talentos
1.6.14

João Mossurunga: músico multifacetado

 

Produziu e musicou dezenas de peças de teatro para autores do porte de Viriato Correia, Gastão Tojeiro entre outros. autor do Hino do Estado, PR.

 

Bento João de Albuquerque Mossurunga, nasceu em Castro, Paraná, em 6 de maio de 1879. Era filho do tabelião João Bernardes de Albuquerque Mossurunga e de Graciliana Reis de Albuquerque Mossurunga. Desde seu nascimento que a música sempre esteve presente em sua vida. O pai e o irmão tocavam violão e viola, e as irmãs, eram organistas. Bento, desde pequeno se interessou e aprendeu a tocar violinha sertaneja. 

 

Sua infância foi ao lado dos violeiros populares, principalmente o contato com a música produzida na colônia de negros libertos que ficava perto de sua casa.  Iniciou com o ourives Manuel Cristino dos Santos no piano, e em violino, teoria e solfejo com o italiano Augusto Mainardi. EDITORIAS:

 

 

Assistimos 'Malévola': Angelina Jolie em interpretação segura 

Por Francisco Martins 

 "Malévola", é uma fada traída e que age movida pela dor, muito afastada da rancorosa bruxa de "A Bela Adormecida", um dos contos mais adaptados para o cinema e que agora chega com uma impressionante Angelina Jolie como protagonista. O filme que chega às salas de todo o mundo, e surpreende, haja vista a avalanche de novas adaptações de contos clássicos dos últimos anos.  EDITORIAS:

 

 

Copa 2014: guias bilíngues em equipamentos culturais  

 

FORTALEZA (CE) BRASIL - Com a expectativa de Fortaleza receber mais de 700 mil turistas durante o período da Copa do Mundo, sendo mais de 150 mil estrangeiros (segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo), ganha importância a presença de profissionais bilíngues, capacitados a intermediar o contato entre visitantes e a comunidade e a cultura locais.  EDITORIAS:

 

 Museu Belas Artes de São Paulo, Brasil

 

 

 

Inaugurado em 2007, o Museu Belas Artes de São Paulo (MuBA) é um local que, apesar de seus poucos anos de atividades, vem se destacando como importante espaço cultural na capital paulista em razão de seu respeitável acerto, que reúne obras que perpassam diversas formas de representação artística, como a pintura, a escultura, a arquitetura e o design. 

EDITORIAS:

 

 Nossas pesquisas por salas de cinema chegaram à Fortaleza

 

Restauração atual

Cine São luiz, em Fortaleza, Ceará, foi undado em 1939 com projeto original de Humberto da Justa Menescal. Considerada a mais glamorosa sala de cinema do Estado, atualmente passa por reforma, e a arquitetura vista em 1958, deve ser conservada. 

 

FORTALEZA (CE) BRASIL

- Tombado em 1991 pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o prédio passará apenas por intervenções pontuais. EDITORIAS: ,

  

"Os Pássaros Feridos - Os Anos Ausentes "

 

Clássico recente da cinematografia "Os Pássaros Feridos - Os Anos Ausentes " apresenta o domínio do amor e renovação da fé. Richard Chamberlain e Amanda Donohoe em estado de graça, protagonizam esta história de amor entre o padre Ralph Bricassart e Maggie Cleary.

 

O filme em DVD esclarece que aconteceu aos dois no hiato da bem sucedida série televisiva de 1983. " Os Pássaros Feridos - Anos ausentes" com quase três horas de duração, traz aos fãs uma surpreendente resposta ao suposto romance adúltero entre uma mulher mal amada e um padre.  EDITORIAS:

 

  Edythe Marrenner: alcançar o estrelato não foi nada fácil

 

Nascida em Nova Iorque, desde sua estreia Susan Hayward foi considerada uma das atrizes mais belas e talentosas que Hollywood e o mundo testemunhou. Mas, alcançar o estrelato não foi nada fácil

 

 

Susan travou uma luta árdua para vencer no cinema. No ano de 1935, após realizar alguns testes não muito bem sem sucedidos na Broadway, Edythe Marrenner (nome de batismo) optou pela carreira de modelo. Em 1937, teve suas fotografias publicadas no jornal Saturday Evening Post, então,  foi convidada por David O. Selznick para participar de um teste de fotogenia para seu filme; ...E o Vento Levou. 

 

O teste seria para o papel de Scarlett O´Hara, que foi desempenhado por Vivien Leigh. A busca por rostos bonitos era uma constante em Hollywood. http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=1&tag=cinema+antigo

 

BIENAL DO LIVRO 2014 , em Fortaleza

 

TIANGUÁ (CE) BRASIL - No dia 7 de maio, marcou os 20 anos de falecimento de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: o cearense Moreira Campos. A Secretaria da Cultura do Governo do Estado presta homenagem ao autor e divulga uma série de atividades relacionadas à vida e à obra do grande contista, que serão realizadas na programação da Bienal do Livro do Ceará 2014, marcada para 5 a 14 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, com realização do Governo do Estado, por meio da Secult e de secretarias e instituições parceiras.  http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/atualidades

  

Lygia Clark em um museu americano

 

O Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, abre A primeira grande retrospectiva dedicada à artista plástica brasileira Lygia Clark em um museu americano. 

 

 

NOVA IORQUE (USA) - Por meio de 300 obras reunidas de coleções públicas e privadas e organizadas de forma cronológica, a mostra Lygia Clark: The Abandonment of Art, 1948-1988 ("Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948-1988") aborda todas as fases da carreira da brasileira morta em 1988, que se tornou referência para artistas na exploração dos limites das formas convencionais de arte. EDITORIAS:

 

Museu Paranaense traz obras do grupo Croquis Urbanos

 

 

 Será inaugurada nesta quarta-feira, 7, no Museu Paranaense, espaço do Governo do Estado, a mostra “Um olhar em construção”, composta por trabalhos produzidos pelo grupo Croquis Urbanos. A exposição fica em cartaz até 2 de junho de 2014 e a entrada é gratuita. 

 

 Há pouco mais de um ano, um grupo de artistas iniciantes, amadores e profissionais se organizou e passou a, livremente, ilustrar cenários curitibanos. Além de registrar a cidade, eles também fazem um exercício de percepção de quem habita os cenários e aprendem uns com os outros sobre as possibilidades do desenho de observação.   EDITORIAS:

 

 Ator Manoel Vieira: protótipo de português

 
Manoel Vieira interpretava o mais perfeito protótipo de português. Sua melhor atuação no papel que lhe imortalizou foi ao lado de Dercy Gonçalves, Paulo Goulart e Catalano em " Cala a Boca Etelvina". 

Manoel Vieira

 

O ator Manoel Vieira nasceu no Rio de Janeiro, 5 de outubro de 1905. Começou sua carreira artística no Teatro de Revista, como comediante, ao lado de Oscarito e Pedro Dias no Teatro Recreio, Rio. Seu personagem característico era o do "português", fazendo um sotaque com perfeição muito próxima da pronúncia original.  http://formasemeios.blogs.sapo.pt/ator-manoel-vieira-1459137

 

                             FORMAS & MEIOS: APOIO MASTERemec

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 01:25  comentar

Junho 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
18
20

23
24
25
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO