Revelando, imortalizando histórias e talentos
10.6.14

 Teatro de Narradores lança CENAS INSURGENTES

 

 

Em cena, quatro espetáculos de teatro envolvendo novos dramaturgos egressos de uma escola de teatro interagindo com coletivos, diretores e atores não menos jovens. Peças que são os reflexos de um estudo contínuo de formação ganhando dimensões cênicas. Este é o foco do projeto CENAS INSURGENTES - Módulo I: Primeira Dramaturgia, uma ação do TEATRO DE NARRADORES.

 

Os textos dos espetáculos Nomes, verbos e objetos (Jairo Alves), ‘Restos’ (Mariana Menezes),  “Habeas Porcus” (Lucas Venturin) e “Vende-se” (Marco Keppler) são resultado de processos orientados pelo dramaturgo José Fernando de Azevedo. A temporada dos espetáculos é de 13 a 22 de junho. EDITORIAS:

 

 Odeon fará 90 anos em 2016, fechou por tempo indeterminado

 

 Rio de Janeiro perdeu dois de seus 14 cinemas de rua. O mais antigo da cidade, o Cine Odeon, que fará 90 anos em 2016, fechou por tempo indeterminado. O Odeon é o último remanescente do período áureo da Cinelândia, praça localizada no centro do Rio,  que ganhou este nome nos anos 1920 por causa da grande concentração de cinemas.

 

Segundo o Grupo Estação, do Odeon, o fechamento é para obras de infraestrutura, nos sistemas de esgoto e de ar-condicionado, e outras intervenções mais amplas. Porém, não há previsão para reabertura, uma vez que não tem dinheiro para recuperação.

 
Turismo: Santa Rita do Passa Quatro
 

A cidade natal do músico Zequinha de Abreu, famoso pela canção Tico-Tico no Fubá, conta com diversos pontos turísticos

 

 

 

SANTA RITA DO PASSA QUATRO (SP) BRASIL - A pouco mais de 200 km da capital paulista fica a cidade de Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto. O município, que traz no próprio nome a devoção à Santa Rita de Cássia, tem no alto da colina a Igreja Matriz, um dos principais pontos turísticos da cidade. EDITORIAS:

 

Ettore Scola faz homenagem a Fellini

 

Assistimos estreia desta obra de Ettore Scola que faz "Que Estranho Chamar-Se Federico!" um filme muito além de uma homenagem ou uma cinebiografia apaixonada de seu compatriota, o amigo e diretor de cinema Federico Fellini.

 

 

SÃO PAULO (SP) BRASIL  -  Totalmente filmado no Estúdio 5, no lendário estúdio Cinecittá, onde o italiano Fellini criou grande parte de sua obra, Ettore Scola introduz uma série de elementos do mundo de seu amigo para realizar esta retrospectiva. Desde as belas composições de Nino Rota à escolha do narrador (Vittorio Viviani), aos chegando até os moldes de "Amarcord",  uma das criações de Fellini. Logo de início, o espectador vai se depara com um Federico Fellini jovem - com 19 anos -,  entrando em uma redação do jornal “Marc’Aurelio”, humorístico sediado em Roma. 

EDITORIAS:

 

 Comédia dos anos 50 é cara atual ao Brasil

 

Comédia dirigida por Luciano Salce, lançado em 15 de abril de 1953 "Uma Pulga na Balança", é uma clássica comédia brasileira que parece ter sido feita nos dias atuais. 

 

 

O filme começa com um bandido que, sentindo falta das mordomias na cadeia decide furtar novamente para ser preso. Enquanto isso, uma coitada furta um frango assado e recebe pena pesada ratificando que, somente ladrão de galinhas fica na cadeia brasileira. Com ajuda de funcionários públicos, os condenados montam uma quadrilha organizada de dentro da cadeia para extorquir famílias abastardas além muros.

EDITORIAS:

  

Phil Collins has made his performing at his sons' school music concert

 

LISBON - The singer and drummer sang two songs with the middle school band at the Miami Country Day School, according to the Miami Herald. He praised the school's musicians but admitted he was nervous about singing. Collins announced his retirement in 2011, saying he wanted to spend more time with his young children.

EDITORIAS:

 

João Mossurunga: músico multifacetado

 

Produziu e musicou dezenas de peças de teatro para autores do porte de Viriato Correia, Gastão Tojeiro entre outros. autor do Hino do Estado, PR.

 

Bento João de Albuquerque Mossurunga, nasceu em Castro, Paraná, em 6 de maio de 1879. Era filho do tabelião João Bernardes de Albuquerque Mossurunga e de Graciliana Reis de Albuquerque Mossurunga. Desde seu nascimento que a música sempre esteve presente em sua vida. O pai e o irmão tocavam violão e viola, e as irmãs, eram organistas. Bento, desde pequeno se interessou e aprendeu a tocar violinha sertaneja. 

 

Sua infância foi ao lado dos violeiros populares, principalmente o contato com a música produzida na colônia de negros libertos que ficava perto de sua casa.  Iniciou com o ourives Manuel Cristino dos Santos no piano, e em violino, teoria e solfejo com o italiano Augusto Mainardi. EDITORIAS:

 

 

Copa 2014: guias bilíngues em equipamentos culturais  

 

FORTALEZA (CE) BRASIL - Com a expectativa de Fortaleza receber mais de 700 mil turistas durante o período da Copa do Mundo, sendo mais de 150 mil estrangeiros (segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo), ganha importância a presença de profissionais bilíngues, capacitados a intermediar o contato entre visitantes e a comunidade e a cultura locais.  EDITORIAS: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=1&tag=atualidades

 

 Museu Belas Artes de São Paulo, Brasil

 

 

 

Inaugurado em 2007, o Museu Belas Artes de São Paulo (MuBA) é um local que, apesar de seus poucos anos de atividades, vem se destacando como importante espaço cultural na capital paulista em razão de seu respeitável acerto, que reúne obras que perpassam diversas formas de representação artística, como a pintura, a escultura, a arquitetura e o design. 

EDITORIAS:

  

  Edythe Marrenner: alcançar o estrelato não foi nada fácil

 

Nascida em Nova Iorque, desde sua estreia Susan Hayward foi considerada uma das atrizes mais belas e talentosas que Hollywood e o mundo testemunhou. Mas, alcançar o estrelato não foi nada fácil

 

 

Susan travou uma luta árdua para vencer no cinema. No ano de 1935, após realizar alguns testes não muito bem sem sucedidos na Broadway, Edythe Marrenner (nome de batismo) optou pela carreira de modelo. Em 1937, teve suas fotografias publicadas no jornal Saturday Evening Post, então,  foi convidada por David O. Selznick para participar de um teste de fotogenia para seu filme; ...E o Vento Levou. 

 

O teste seria para o papel de Scarlett O´Hara, que foi desempenhado por Vivien Leigh. A busca por rostos bonitos era uma constante em Hollywood. http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=1&tag=cinema+antigo

  

Lygia Clark em um museu americano

 

O Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, abre A primeira grande retrospectiva dedicada à artista plástica brasileira Lygia Clark em um museu americano. 

 

 

NOVA IORQUE (USA) - Por meio de 300 obras reunidas de coleções públicas e privadas e organizadas de forma cronológica, a mostra Lygia Clark: The Abandonment of Art, 1948-1988 ("Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948-1988") aborda todas as fases da carreira da brasileira morta em 1988, que se tornou referência para artistas na exploração dos limites das formas convencionais de arte. EDITORIAS:

  

 Ator Manoel Vieira: protótipo de português

 
Manoel Vieira interpretava o mais perfeito protótipo de português. Sua melhor atuação no papel que lhe imortalizou foi ao lado de Dercy Gonçalves, Paulo Goulart e Catalano em " Cala a Boca Etelvina". 
 

Manoel Vieira

 

O ator Manoel Vieira nasceu no Rio de Janeiro, 5 de outubro de 1905. Começou sua carreira artística no Teatro de Revista, como comediante, ao lado de Oscarito e Pedro Dias no Teatro Recreio, Rio. Seu personagem característico era o do "português", fazendo um sotaque com perfeição muito próxima da pronúncia original.  http://formasemeios.blogs.sapo.pt/ator-manoel-vieira-1459137

 

                             FORMAS & MEIOS: APOIO MASTERemec

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:40  comentar

Junho 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
18
20

23
24
25
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO