Revelando, imortalizando histórias e talentos
5.6.14

Assistimos estreia desta obra de Ettore Scola que faz "Que Estranho Chamar-Se Federico!" um filme muito além de uma homenagem ou uma cinebiografia apaixonada de seu compatriota, o amigo e diretor de cinema Federico Fellini.

 

 

SÃO PAULO (SP) BRASIL  -  Totalmente filmado no Estúdio 5, no lendário estúdio Cinecittá, onde o italiano Fellini criou grande parte de sua obra, Ettore Scola introduz uma série de elementos do mundo de seu amigo para realizar esta retrospectiva. Desde as belas composições de Nino Rota à escolha do narrador (Vittorio Viviani), aos chegando até os moldes de "Amarcord",  uma das criações de Fellini. Logo de início, o espectador vai se depara com um Federico Fellini jovem - com 19 anos -,  entrando em uma redação do jornal “Marc’Aurelio”, humorístico sediado em Roma. 

 

Então, reencena-se o seu primeiro encontro com o diretor (Sergio Pierattini) e com a equipe de redatores do jornal, onde conhece Ruggero Maccari, escritor interpretado por (Emiliano De Martino), que anos depois se tornaria colaborador tanto de Fellini quanto de Scola.

 

A amizade entre os dois compatatriotas dá chances para Ettore se aprofundar um pouco mais nas manias de Fellini, em especial, as noites de insônia, quando os dois percorriam Roma de automóvel.  São cenas vivazes, entre uma delas, entra no carro a prostituta Wanda, vivida por Antonella Attili, cujo sorriso e desgraças recordam Cabíria, papel magistralmente interpretado por Giulietta Masina no filme  “Noites de Cabíria”.

 

A montagem final é feita a partir de imagens de algumas obras-primas de Fellini, onde o bem-humorado diretor Ettore Scola durante o velório de Fellini(1993), levam a crer que a história está prestes a recomeçar.  No fim uma mensagem, não para os amantes da obra do mestre Fellini, mas para àqueles que a desconhecem; algo como um incentivo apaixonado para descobrir quem foi este gênio chamado Federico Fellini.

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:24  comentar

Junho 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
18
20

23
24
25
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO