Revelando, imortalizando histórias e talentos
28.9.16

 

Praça Senador Figueira 

Dois espaços de convivência com valor cultural inestimável voltarão a fazer parte da vida social de Sobral (CE), como resultado do PAC Cidades Históricas, programa do governo federal. 

 

As Praças Senador Figueira e Samuel Pontes foram requalificadas e serão entregues à população nesta quarta-feira (28). Os espaços públicos integram o conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano 2000. 

 

A cerimônia de entrega dos bens será realizada a partir das 18h, com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Neto, do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, e da superintendente do Iphan no Ceará, Geovana Cartaxo de Arruda.

 

Praça Senador Figueira 

 

Construída no final do século XIX, no centro da cidade, a Praça Senador Figueira foi durante muitas décadas o espaço de lazer preferido dos sobralenses. A denominação é uma homenagem a Jerônimo Martiniano Figueira de Melo (1809-1878), sobralense que atuou na política pelo desenvolvimento do Ceará e na produção acadêmica como historiador reconhecido, com inúmeros trabalhos publicados, notadamente a Crônica da Rebelião Praieira (1850). Em 1868, Figueira de Melo fez uma significativa doação para as autoridades municipais de Sobral aplicarem no embelezamento da cidade.

 

 

Praça Samuel Pontes

 

 

Homenagem ao empresário sobralense e colaborador de Dom José Tupinambá da Frota, Samuel Pontes, o espaço público faz parte do conjunto de praças que equilibra as áreas privadas e públicas do centro de Sobral. O local é reconhecido como importante conexão externa à área de tombamento, assim como contribui para a clareza visual da paisagem, junto com a Igreja do Patrocínio. 

 

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:28  comentar

Setembro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10





SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO