Revelando, imortalizando histórias e talentos
10.6.14

Teatro de Narradores lança CENAS INSURGENTES, mostra que coloca em evidência quatro novos dramaturgos na cena teatral

 

 

Em cena, quatro espetáculos de teatro envolvendo novos dramaturgos egressos de uma escola de teatro interagindo com coletivos, diretores e atores não menos jovens. Peças que são os reflexos de um estudo contínuo de formação ganhando dimensões cênicas. Este é o foco do projeto CENAS INSURGENTES - Módulo I: Primeira Dramaturgia, uma ação do TEATRO DE NARRADORES. Os textos dos espetáculos Nomes, verbos e objetos (Jairo Alves), ‘Restos’ (Mariana Menezes),  “Habeas Porcus” (Lucas Venturin) e “Vende-se” (Marco Keppler) são resultado de processos orientados pelo dramaturgo José Fernando de Azevedo. A temporada dos espetáculos é de 13 a 22 de junho de 2014 em quatro diferentes teatros de São Paulo: Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker, Teatro Zanoni Ferrite e Teatro Leopoldo Fróes, todos com ENTRADA FRANCA. O projeto tem apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

 

 

“O objetivo da Mostra é ressaltar o sentido de um trabalho continuado. É o resultado de um trabalho de formação, envolvendo artistas que passaram por uma instituição, no caso a São Paulo Escola de Teatro, e que continua no envolvimento prático desses jovens artistas com outros artistas”, explica José Fernando de Azevedo. O diretor destaca que a dramaturgia desse projeto significa um processo de amadurecimento, em todas as esferas e que na verdade, o que há de novo neste processo é o estágio em que o trabalho se encontra. É a possibilidade de ver o diálogo teatral seguir entre gerações distintas, no caso, esta nova geração de artistas e o Teatro de Narradores. “Isto representa a necessidade de investimento na continuidade das experiências”, completa Azevedo.

 

SINOPESES DOS ESPETÁCULOS

 

Nomes, verbos e objetos, de Jairo Alves

 

A peça apresenta a trajetória de um homem à procura de emprego vivenciando situações em que o condicionamento gerado por essas instituições – no caso, a família e o trabalho - é posto à prova, e nessa busca ele e seus antagonistas descobrem seus nomes ao lidarem com os objetos.

 

Ficha Técnica

 

Direção: Éder Bastos Elenco: Juliana Ostini, Débora Ribeiro e Tom Paranhos Sonoplastia: Carlos Ronchi Cenografia: Caetano Della Santina Iluminação: Marina Azzalin

 

‘Restos’, de Mariana Menezes

 

O texto parte de uma pesquisa acerca das possibilidades da memória que ora legitima o lugar da identidade e ora a reinventa enquanto alteridade. Um homem atravessa o tempo e resgata entidades familiares que se transformam em materiais: fotografias, documentos, objetos que condensaram a história. Nessa narrativa, destaca-se o núcleo familiar habitado pela lembrança.

 

Ficha Técnica

Texto: Mariana Menezes Elenco: Luan Afonso e Tamiris Maróstica Composição sonora: Duo Raíza Ganzá Realização: Teatro de Narradores e Coletivo de Dramaturgos Teatro

 

 

“Habeas Porcus” de Lucas Venturin

 

Quase 50 anos depois do regime militar, a vida segue pacata na atual residência de Sérgio, uma fazenda de porcos. Ele tem agora apenas a companhia de sua esposa Maria e do capataz, Carlos. Tudo corre bem e tranquilo até que, com o embaralhar de uma mente de idade avançada, as décadas, os rostos e os “corpus” se confundem. Sobre o que os porões ou a memória esconde. Pode um torturador ficar traumatizado com seus próprios atos?

Ficha técnica

 

Texto: Lucas Venturin Direção: Jonas Mendes Elenco: Cristiano Alfer, Cristina Santos e Rodrigo Mazzoni Desenho de som: Gustavo Macedo Iluminação: Matheus Macedo e Deni Guimarães Cenotecnia: Caio Hirabara Figurino: Valença Keity Participação especial: Jetter Castro

 

 

Vende-se, de Marco Keppler

 

Desfazer-se de um bem é desfazer-se de memórias¿ Um imóvel é posto à venda e nesse processo lembranças são ressuscitadas as recordações que vêm à tona reacendem um fervilhão de emoções de pessoas que um dia já estiveram ali revelando o real motivo da venda.

Ficha Técnica

Direção: Victor Ribeiro Elenco: Carol Rodrigues, Heracliton Caleb e Lauanda Varane Luz: Rodrigo Campos Trilha Sonora: Renato Navarro

 

 

Serviço

 

CENAS INSURGENTES - Módulo I: Primeira Dramaturgia

Espetáculos com Entrada Franca

 

* Os ingressos dos espetáculos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão na bilheteria do teatro onde acontece a apresentação.

 

 

Nomes, verbos e objetos, de Jairo Alves

 

Teatro Alfredo Mesquita, avenida Santos Dumont, 1770, Santana

De 13 a 22 de junho, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 18 anos

 

‘Restos’, de Mariana Menezes

 

Teatro Cacilda Becker, Rua Tito, 295 – Lapa.

De 13 a 22 de junho, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h.

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 14 anos

 

“Habeas Porcus” de Lucas Venturin

 

Teatro Zanoni Ferrite, av. Renata 163 – Vila Formosa

De 13 a 22 de junho, sexta e sábado 20h e domingo às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 16 anos

 

Vende-se, de Marco Keppler

 

Teatro Leopoldo Fróes – Rua Antonio Bandeira 114 Santo Amaro

De 13 a 22 de junho, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 16 anos

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:34  comentar

Junho 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
18
20

23
24
25
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO