Revelando, imortalizando histórias e talentos
10.9.11

Remando por Campos e Florestas: Memórias dos Marajós.

Como parte de um projeto de popularização da história e da arqueologia da ilha de Marajó, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicaram o livro didático Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós.
A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Denise Pahl Schaan, que organizou a obra em parceria com Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão, diz que os livros didáticos distribuídos hoje nas escolas não se diferenciam de acordo com a regionalidade e as diferentes culturas existentes no Brasil. “Geralmente os didáticos são produzidos massivamente para adoção em escolas de todo o País, sem haver espaço para as diferenças regionais e as necessidades locais”, explica.
A professora explica que o livro foi feito sob medida para o Marajó, tendo sido redigido por professores das escolas onde será usado. “Esses professores conhecem a realidade local e a realidade de seus alunos”, revela.
Desenvolvido nos anos de 2008 e 2009, o projeto teve a participação de 24 professores marajoaras, que, por estarem presentes na sala de aula das escolas “marajós”, compreendem mais claramente a cultura local. O projeto busca incentivar a valorização do patrimônio cultural e sensibilizar as comunidades para a necessidade de proteção e preservação.
Marajó - O Marajó está entre os mais importantes cenários ecológicos do Brasil. Com cerca de três mil ilhas e ilhotas é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, além área de proteção ambiental (APA). Concentra uma exuberante riqueza natural espalhada em cerca de 50 mil quilômetros quadrados.
 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:01 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Setembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9

14
16

18

25
26
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds