Revelando, imortalizando histórias e talentos
13.1.12

Os críticos apostam no cantor de soul britânico que tem Bob Dylan e Miles Davis entre suas influências. Mas outros estão bem cotados como revelações musicais para 2012.

 

 

Michael Kiwanuka, 24 anos

Depois de ouvir 180 celebridades da área, entre elas editores de revistas e jornais, críticos, DJs, blogueiros e chefes do setor de música de emissoras de rádio e televisão britânicas, a BBC divulgou uma lista com artistas e bandas que podem estourar neste ano.

 

 

O BBC's Sound of 2012, décima edição da lista da BBC que já trouxe nomes como as cantoras Adele e Jessie J, acaba de divulgar os cinco primeiros colocados deste ano. Entre eles estão um cantor britânico de Soul, uma dupla sueca e três artistas americanos: uma rapper do Harlem, um cantor de R&B de New Orleans e um DJ de Los Angeles.

 

Artistas de qualquer país ou gênero musical podiam entrar na lista. Os únicos requisitos eram não ter nenhuma música no ranking dos principais sucessos da Grã-Bretanha até 13 de novembro de 2011 e não ser grande conhecido do público, como ter participado de algum show de talentos na TV ou ser membro de uma banda já conhecida. O primeiro lugar do BBC's Sound of 2012 ficou com o cantor de Soul britânico Michael Kiwanuka, de 24 anos.

 

Citando Bob Dylan, Miles Davis e Otis Redding como algumas de suas influências, o músico de sobrenome africano - seus pais são de Uganda - começou tocando guitarra em jam sessions, antes de assumir o microfone.Depois que uma emissora de rádio da BBC tocou sua canção "Tell me a Tale" alguns meses atrás, alguns ouvintes ficaram convencidos de que um disco perdido de Al Green havia sido redescoberto". Kiwanuka se disse honrado por estar no topo da lista do BBC Sound. "Nunca esperei receber um reconhecimento desses. É uma grande surpresa e significa que muita gente está gostando do que ouviu até agora."

 

O cantor de R&B americano Frank Ocean, de 24 anos, ficou na segunda colocação.Ele se mudou de New Orleans para Los Angeles após o furacão Katrina destruir sua cidade natal em 2005, incluindo seus estúdios.Depois de algum tempo trabalhando em uma seguradora, ele disponibilizou seu primeiro álbum gratuitamente na internet – e hoje colabora com artistas como Kanye West e Jay-Z.

 

Christopher Breaux, ou simplesmente, Ocean, é também já compôs canções para Justin Bieber, John Legend e Beyoncé."Poderia ter sido confortável continuar a fazer isso (compor para outros artistas) e aproveitar o dinheiro e o anonimato, mas não foi por isso que me deixei a escola e minha família para trás"

 

A rapper americana Azealia Banks, de 20 anos, ficou em terceiro lugar.Ela conseguiu um contrato após lançar a música Seventeen, há quatro anos. Aspirante à atriz, ela confessou que, na época, a música era apenas um hobby. Depois de problemas com a gravadora, ela decidiu investir mais em suas ambições musicais e começou em trabalhar em faixas que acabaram formando as bases do que será seu primeiro álbum. Conhecida hoje como uma rapper boca-suja, ela não poupa palavrões em suas músicas. E chegou a dizer que era a "rapper Larry David", em referência ao comediante e criador da série Seinfeld.

 

Também vindo dos Estados Unidos, o DJ e produtor Skrillex é outra aposta de 2012, conquistando o quarto lugar. Com um laptop no lugar de uma guitarra, ele vem conquistando plateias de diferentes estilos musicais – de roqueiros a clubbers. Aos 23 anos, Sonny Moore, seu nome de batismo, é energético e seguro de si."Posso tocar em um clube noturno, em um show ou em um festival." Mas ao mesmo tempo em que ele já conquistou uma legião de fãs, o trabalho de Skrillex é visto por alguns críticos como "superficial e sem arte".

 

Malin Dahlstrom e Gustaf Karlof formam a dupla sueca Niki & The Dove, criada em 2010 e que ficou conhecida com seu CD de estreia, "DJ, Ease My Mind".Em quinto lugar no BBC Sound, até mesmo Dahlstrom tem dificuldade em definir o som que eles fazem: "Nossa música varia muito de canção para canção. É um pop eletrônico, mas como muitos elementos acústicos."A dupla rejeita alegações de que Karlof é a força criativa da dupla, enquanto Dahlstrom se limitaria aos vocais.

 

"Escrevemos a música juntos e Malin (Dahlstrom) escreve as letras sozinha." "Ela gosta de escrever porque é estranho cantar as letras de outra pessoa e eu compreendo isso completamente", diz Karlof. (FONTES: www.bbc.co.uk - AgênciaFM

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:55  comentar

Janeiro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16
17
20

22
25

29
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO