Revelando, imortalizando histórias e talentos
16.3.12

Ano de Portugal no Brasil: Editora Peirópolis abre programação com jornada de literatura dia 27/03

 

 

 

 

 

 

O mês de setembro de 2012 marcará a abertura oficial do “Ano de Portugal no Brasil”, terceiro projeto de divulgação de culturas estrangeiras e sua presença no país, depois do Ano da Itália (2011) e da França (2010). Com uma linha editorial dedicada à literatura portuguesa que já conta 15 títulos, devendo chegar a 29 títulos até meados de 2013, a Editora Peirópolis se adianta às comemorações oficiais com a realização da Jornada Luso-Brasileira de Literatura no dia 27 de março, na Casa das Rosas, evento que se destina a apresentar aos professores publicações preparadas para embasar o trabalho sobre o tema da lusofonia em sala de aula. O evento conta com o apoio da Direcção Geral do Livro e da Biblioteca e do Instituto Avisalá.


 

 

Catálogo de literatura portuguesa

 

 

Nos últimos dez anos, em grande parte com contribuições da Direção Geral do Livro e da Biblioteca, órgão do Ministério da Cultura de Portugal, a Peirópolis desenvolveu um catálogo capaz de oferecer uma visão consistente da língua portuguesa e suas expressões ao longo dos séculos: do galego-português e das cantigas de amor e de amigo, recentemente inspiradoras do trabalho de José Miguel Wisnik para o Grupo Corpo e da cantora Adriana Calcanhoto, até autores contemporâneos, como José Jorge Letria e Agustina Bessa-Luís (Prêmio Camões), o catálogo fornece um panorama amplo da literatura feita no país.

 

 

Neste Ano de Portugal no Brasil, a editora sedimenta essa produção num catálogo específico para ela. Assim, durante o evento será lançada a primeira edição do Catálogo de Literatura Portuguesa, um trabalho da atual coordenadora dessa linha editorial, a especialista em literaturas lusófonas Susana Ventura. Ela destaca, em sua apresentação, que essa linha editorial foi construída ao longo dos anos com o apoio e curadoria de diferentes especialistas e escritores, como Bartolomeu Campos de Queirós, Nelly Novaes Coelho e Denyse Cantuária, e premiado sucessivas vezes pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria Literatura Portuguesa.

 

 

Susana Ventura também se responsabiliza pela curadoria da jornada luso-brasileira, que contará com a participação dos escritores José Santos e Selma Maria, que estiveram recentemente em viagem de intercâmbio em Portugal; do professor de literatura e consultor da linha editorial Clássicos em HQ, Maurício Soares Filho, e do quadrinista Laudo Ferreira, que transpôs Gil Vicente para os quadrinhos, num trabalho que contou com a consultoria de Maurício.

 

Ao final do dia, além do lançamento do catálogo, será lançado também o livro Convite à navegação – uma conversa sobre literatura portuguesa, também de autoria de Susana Ventura. O lançamento contará com a presença da Profª. Drª. Beatriz Weigert, das universidades de Évora e de Lisboa. FONTE: www.editorapeiropolis.com.br

 

Como participar

http://www.editorapeiropolis.com.br/2012/03/08/jornada-luso-brasileira-de-literatura-2012/

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:25  comentar

Março 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11

18

28
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO