Revelando, imortalizando histórias e talentos
1.5.12

AgênciaFM vai à meca da pornochanchada e conversa com nomes consagrados na cinematografia do país, e revela o homem que lançou Castor Guerra no cinema

 

Castor Guerra e Luiz Gonzaga dos Santos

 

 

 

SÃO PAULO - BRASIL - A proposta de implementar o Instituto de Cinema Ozualdo Candeias, (nascido em Cajubi, SP - 5/11 de 1922, falecido em 08/02/2007 na capital ) na rua do Triunfo, região central de São Paulo, movimentou o local além de levar nomes conhecidos do cinema nacional, que desenvolveram seus trabalhos a partir dali. Conhecida como a 'boca do lixo', a rua do Triunpho teve sua fase áurea no começo de 1960 e seguiu até meados dos anos 80. Por lá transitaram diretores e atores hoje renomados figuram na história da cinematografia do Brasil.

 

 

 

Para celebrar a ideia sobre o instituto Ozualdo Candeias, uma justa homenagem, a AgênciaFM compareceu ao encontro e traz nomes como Luiz Gonzaga dos Santos diretor de filmes por exemplo " Um certo primeiro de abril", "Mustang cor de sangue", Anúncio de jornal" entre. Perguntado se poderia dizer qual seu filme preferido, o diretor falou " Os dedos das mãos são todos diferentes. Porém, se tirar um deles fora vai me fazer falta. Assim são meus filmes, gosto de todos eles com suas peculiaridades", disse Gonzaga ( http://www.revistazingu.blogspot.com/ ) à AgênciaFM. O diretor escreveu também muitos artigos e contos para o jornal Folha de São Paulo.

 

 

Chico Cavalcanti tem 44 filmes longas no currículo entre os quais "Amor Imortal", Homem sem Terra" comparece ao evento, exatamente na região onde teve escritório durante muito tempo, período em que a rua funcionava como um para-raio do cinema paulistano. " Quando cheguei aqui na 'boca' já tinha quatro filmes na bagagem " disse Cavalcanti. Vale ressaltar que o primeiro escritório da Plateia Filmes (Leia-se Chico e Fabrício Cavalcanti), era na rua Dr. Marcelo, no Brás. ( http://www.plateiafilmes.com.br/ ).

 

Castor Guerra começou a frequentar o local no começo de 1970. Na época, o aspirante a ator misturava-se a nomes consagrados em busca de trabalho. Eis que surge a primeira chance, uma figuração. " Tenho muita honra em ter sido figurante em três filmes entre eles Um certo 1* de abril" ressalta Guerra. Porém, eis que ficam cara-a-cara cria e criador. Castor foi levado à telona pelas mãos de Luiz Gonzaga dos Santos em " Um certo primeiro de abril". A partir dai trabalhou em mais de 40 filmes entre os quais "Gato de Botas", "O Caçador de Esmeraldas", "As histórias que as babás não contavam", Homem sem terra", Amor Imortal" por exemplo.

 

 

 

Alfredo Stenheim e Wilson Sampson

 

 

 

Outras figuras indispensáveis na história da rua, exemplo Wilson Sampson e Alfredo Stenheim marcaram presença no evento. Sampson atuou em mais de 50 filmes com os principais diretores da 'boca do lixo'. "As safadas", "Caçador de Esmeraldas", "O baiano fantasma", "Eles não usam black tie", "Amor palavra prostitua", "Demência" por exemplo. O diretor cinematográfico e escritor Alfredo Stenheim, nome legendário da rua do Triunpho compareceu e posou para AgênciaFM.

 

 

 

 

 

 

 

Ao centro Giovani e tecladista banda Van Beet e primeiro plano

Wilson Sampson

---------------------------------------------------------

 

O mágico Giovani (chapeu) , com participação no programa de Cátia Fonseca (TV Gazeta), Gilberto Barros ( Band TV) e, Se vira nos Trinta, no Domingão do Faustão (Globo) em bate-papo com a tecladista e backing vocal da banda "Van Beet", que estará se apresentando no dia 6 de maio, a partir das 20h00, no Little Darling, na avenida Iraí, 229, em Moema, zono sul da cidade de São Paulo.

 

Castor Guerra e Diomédio Moraes

 

O evento foi idealizado e organização pelo presidente executivo do instituto, Diomédio Moraes, que é diretor de cinema, cujo mais recente filme é " Papo de Boteco" cujo elenco contou com participação de Ênio Gonçalves, Emerson Grotti, e a trilha sonora é de um dos nomes mais conceituados da MPB, Lourival Tavares.  (Francisco Martins/Cícero Silva).

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 04:43  comentar

Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

17

20

28
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO