Revelando, imortalizando histórias e talentos
6.5.12

Exposição em homenagem ao arquiteto será inaugurada dia 8 de maio, às 19 horas, na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. "Luís Saia: memória e política", recorte sobre a trajetória profissional, suas ideias e obras do engenheiro-arquiteto são-carlense.

 

 

SÃO PAULO \ BRASIL - A mostra é organizada pelo Grupo de Pesquisa em História da Cidade, Arquitetura e Paisagem (Urbis) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos, e segue aberta para visitação até o dia 6 de junho. o visitante tomará contato com objetos das pesquisas como gravações, colhidas no norte e nordeste do país, filmes e fotografias, anotações e estudos etnográficos realizados em municípios nos arredores da capital sobre o samba rural paulista.

 

 

Breve perfil

 

 

Luis Saia nasceu em São Carlos-SP, interior do Estado de São Paulo, em 16 de outubro de 1911. Iniciou seus estudos naquela cidade, transferindo-se sucessivamente para Campinas e São Paulo, onde se graduou em engenharia e arquitetura pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

 

No ano de 1936 participou do curso de Etnografia e Folclore do Departamento de Cultura da prefeitura paulistana, ministrado por Dina Dreyfus, quando passa a ser colaborador do Departamento de Cultura e do então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde substitui Mario de Andrade na Chefia do 4º Distrito, cargo que exerceu por 40 anos.

 

Já no ano de 1938, chefiou a Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura, tendo percorrido os estados do norte e nordeste do país, registrando o folclore musical dessas regiões e recolhendo, através de gravações, fotografias, filmes, desenhos e notações musicais, informações complementares às gravações realizadas.

 

Na Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi diretamente responsável pela restauração de mais de 30 edificações, entre as quais as casas do Bandeirante e do Caxingui, e pela proposição de tombamento de diversos monumentos e coleções de obras de arte, distribuídas pelos estados do sul do Brasil.

 

Professor Livre Docente da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, foi ainda responsável pelos Planos Diretores das cidades de Anápolis, Goiânia, São José do Rio Preto, Lins e Águas de Lindóia, além de grande número de projetos de residências, hospitais e pavilhões para exposições. O arquiteto Luis Saia faleceu em 15 de maio de 1975. (AgênciaFM).

 

 

Visitação:

Segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas.

Entrada gratuita.

Rua Major Diogo, 353

Bela Vista - São Paulo

Fone: 11 /3106-3562

 

Mais: www.usp.br/cpc

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:45  comentar

Maio 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

17

20

28
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO