Revelando, imortalizando histórias e talentos
25.7.12

O conceituado museu nova-iorquino MoMA apresenta exposição com jogos,  brinquedos, livros e móveis pequenos. 




A mostra é focada no design do século XX para crianças. Denominada de "Century of the Child: Growing by Design, 1900-2000" (O Século da Criança: Crescendo com Design, 1900-2000), entra em caratz  no dia 29 de julho e seguirá até 5 de novembro. O mobiliário traça um olhar  da relação entre as crianças e os artistas que desenham para elas. As crianças, assim como seus criadores de móveis, compartilham características até mesmo na desobediência, tornando-se colaboradores espontâneos.


São mais de 500 objetos de 20 países, e muitos da coleções do MoMA,  incluídos na exposição. Vários itens estão sendo mostrados somente agora jamais foram vistos antes em Nova Iorque e Estados Unidos. Isso inclui a uma casa de bonecas datada de 1912\13 do designer escocês Jessie Marion King toda em madeira pintada e revertida de couro além do painel para quarto de bebê "Príncipe Sapo".

 

Realidade e utopia 

 

A mostra brinca com coisas utópicas e uma certa realidade sombria. O ponto inicial de referência da mostra é um livro de 1900, da escritora Ellen Key  - Século da Criança.  A exposição 100 aponta um olhar crítico além de examinar visões individuais e coletivas para crianças, desde coisas utópicos té às realidades mais sombrias. Objetos como materias de jardim de infância tendo como base Friedrich Froebel reconhecem a influência do movimento de jardim de infância do século XIX.


 Chama muito atenção tijolos de brinquedo feito com argila e madeira depois pintados por crianças na escola de arte livre Francesco Randone em Roma. Também surpreende  os objetos  educacionais criados por Maria Montessori que refletem mudanças nos métodos de ensino, direciona para uma experimentação artística de vanguarda. A mostra também inclui livros infantis adquiridos por Alfred H. Barr, de uma viagem feita entre 1927 \ 1928 à União Soviética, isso antes de ser empossado como diretor-fundador do MoMA.

 

Completando a mostra, materiais Lego, cubo de Erno Rubik, e lousinha mágica e a mola, todos estão  na exposição, lado a lado com o mobiliário de Alvar Aalto, uma cadeira de Eero Saarinen cadeira e Charles Eames e equipamentos para playgrounds criados por Isamu Noguchi além de carteiras escolares feitas por Arne Jacobsen. 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 04:45 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15




SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds