Revelando, imortalizando histórias e talentos
6.9.12

7 Setembro: 2ª Cavalgada da Independência  > revive viagem de Dom Pedro I até as margens do Ipiranga

 

Para reviver o episódio que marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia política brasileira, cavaleiros civis e militares participam nesta sexta-feira (07.09), em São Paulo, da 2ª Caminhada da Independência. O evento terá início às 7h30, na cidade de Cubatão, e será encerrado às 16h, no Parque da Independência, na capital paulista.

 

 

Estarão presentes autoridades como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e três atletas olímpicos: o coronel Jefferson Signaolin e as 3º sargentos Luiza Novaes e Yane Marques (medalha de bronze no pentatlo moderno nos Jogos de Londres). Haverá também a participação de atores na encenação do Grito do Ipiranga. Eriberto Leão representará o papel de D. Pedro I.

 

 

A cerimônia começará às 7h30, com o hasteamento do Pavilhão Nacional, ao som do Hino Nacional, e o pronunciamento de autoridades. O ato acontecerá na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, no início do Caminho do Mar (Estrada Velha de Santos). Em seguida, às 8h, terá início a 2ª Cavalgada da Independência, com um percurso de 42,7km, dos quais 20km a cavalo e 27,2km motorizados.

 

A marcha sai da Casa do Quinhentista, na Refinaria de Cubatão, e percorre 4km até o Rancho da Maioridade. A tropa cavalga mais 4km, seguindo pela Estrada Velha até o estacionamento do Parque Estadual Serra do Mar, para descanso de 15 minutos. Em seguida, o destino é a Pousada dos Pescadores, onde os participantes chegam às 11h10 e fazem pausa para descanso e almoço. No local, completam-se 14km de montaria.

 

Às 13h30, os cavaleiros seguem de carro e os animais embarcados em caminhões dos Dragões da Independência (1º Regimento de Guarda do Exército, com sede em Brasilia)) e da RPMon 9 de julho (da Polícia Militar do Estado de São Paulo), rumo à Praça Gaúcha, na rodovia Anchieta, em São Paulo. Nesse ponto, com 27,2km de percurso motorizado, serão incorporados cerca de 60 cavaleiros civis de cidades como São Bernardo, Osasco e Santo André.

 

Da Praça do Gaúcho rumo à estrada das Lágrimas, em direção ao Parque da Independência, haverá mais 6km de cavalgada, com parada final na Casa do Grito. Lá, será realizada, às 16h, a cerimônia de encerramento. Entre as atividades, inclui-se a encenação do recebimento das cartas pelo príncipe Dom Pedro I, com interpretação de sua fala e do Grito do Ipiranga. FONTES: Ascom \ Formas&Meios).

 

 

 

Serviço:

 

2ª Cavalgada da Independência reproduz viagem de Dom Pedro I entre a Baixada Santista e as margens do Ipiranga

 

1º Evento (abertura)

 

 

Cerimônia de Hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional e pronunciamentos de autoridades presentes

 

Data: 07/09/2012 (sexta-feira)

Horário: 7h30

 

Local: Refinaria Presidente Bernardes, de Cubatão (RPBC)

Trajeto da cavalgada

 

Data: 07/09/2012 (sexta-feira)

Horário: 8h, com partida da 2ª Cavalgada da Independência

 

Local da partida: Casa do Quinhentista

 

Percurso a cavalo: Inicio na Casa do Quinhentista, na Refinaria de Cubatão/Caminho do Mar-Estrada Velha de Santos/Rancho da Maioridade/Estacionamento/Pousada dos Pescadores

 

Percurso motorizado: Pousada dos Pescadores/Praça Gaúcha

Percurso a cavalo: Praça Gaúcha/Estrada das Lágrimas/ Casa do Grito no Parque da Independência

Local da chegada: Casa do Grito, no Parque da Independência, às 16h

 

2º Evento (encerramento)

 

Encenação do recebimento das cartas e interpretação da fala de D. Pedro I, culminando com o Grito do Ipiranga

Data: 07/09/2012 (sexta-feira)

Hora: 16h

Local: Casa do Grito – Parque da Independência

Endereço: Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga – São Paulo (SP)

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 02:40  comentar

Setembro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19
20

23
25



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO