Revelando, imortalizando histórias e talentos
8.9.12

A 30ª edição da Bienal de São Paulo – uma das maiores exposições de arte contemporânea do mundo – acontece entre os dias 7 de setembro e 9 de dezembro no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera.

 

 

 

Com o título A iminência das poéticas, o evento deste ano tem curadoria de Luis Pérez-Oramas e terá obras de mais de 100 artistas – 21 deles brasileiros. A mostra será dividida em quatro temas: “Sobrevivências”, “Alteroformas”, “Derivas” e “Velozes”. Uma das novidades é a participação de museus e galerias de arte na programação do evento. Diversas obras e ações paralelas acontecerão na Avenida Paulista (Museu de Arte de São Paulo – MASP e Itaú Cultural) e na Estação da Luz.

 

 

 

Um dos destaques da edição é a mostra inédita de obras do brasileiro Arthur Bispo do Rosário. O artista passou grande parte da vida recluso em um hospital psiquiátrico, onde utilizava materiais descartados para produzir peças que representavam sua realidade.

 

 

 

 

Entre os artistas que se apresentarão estão Bernardo Ortiz, Charlotte Posenenske e os brasileiros Sofia Borges, Eduardo Berliner, Lucia Laguna e Marcelo Coutinho. Serão quase 3 mil obras, incluindo trabalhos inéditos e obras produzidas exclusivamente para a mostra.

 

 

 

A 30ª edição do evento traz ainda uma atividade paralela chamada “Reverso”, que será apresentada em outros lugares da cidade, como a Casa Modernista, a Capela do Morumbi e a Casa do Bandeirante, e reúne vários elementos que ajudaram a compor o quadro curatorial desta edição da Bienal, como vídeos do processo de montagem e escolha dos temas e artistas, além de mostras de filmes, intervenções urbanas e peças de teatro. (Amanda Arrivabene - Especial AgênciaFM Noticiosa)

 

 

 

Serviço:

 

30ª Bienal de São Paulo

Data: de 7 de setembro a 9 de dezembro de 2012.

Horário: terça, quinta, sábado e domingo, das 9h às 19h; quarta e sexta, das 9h às 22h.

 

Grátis.

 

Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera.

End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 3 – Moema – São Paulo.

Tel.: (11) 5576-7600.

www.bienal.org.br

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 03:16  comentar

Setembro 2012
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
19
20

23
25



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO