Revelando, imortalizando histórias e talentos
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"A idéia de um Museu Aeronáutico data de 1943, quando o então Ministro Salgado Filho determinou sua organização, sendo o trabalho inicial e posteriores tentativas, interrompidos por falta de local disponível".

Atendendo à Exposição de Motivos do Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar - Araripe Macedo, o Presidente Emílio Garrastazu Médici, cria o Núcleo do Museu Aeroespacial em 31 de julho de 1973, sob Decreto nº 72.552. Em janeiro de 1974, iniciam-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares - antiga "Divisão de Instrução de Vôo" da Escola de Aeronáutica -, simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico. Sua inauguração deu-se em 18 de outubro de 1976. Desde 1986 está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, INCAER. O local escolhido para fundar o museu foi Campo dos Afonsos - RJ por ser considerado "Berço da Aviação Militar". Atualmente o Museu Aeroespacial integra o Campus da Universidade da Força Aérea - UNIFA.

AS FUNÇÕES DO MUSEU

As principais funções do Museu Aeroespacial são: pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e cultura da aeronáutica brasileira, transmitindo para futuras gerações o que foi a vida, a obra e a contribuição para a sociedade nacional e internacional, daqueles que fizeram a História da Aviação. Com um espaço físico de 15.195 mª, suas instalações incluem um prédio de dois andares e cinco hangares em anexo. As salas de exposição abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação, e o salão principal reúne as aeronaves mais antigas, já nos cinco hangares, estão em exposição a coleção de aeronaves de relevante valor histórico e tecnológico. Em média, o museu recebe, três mil visitantes por mês com tipologia e faixa etária variadas, que vai desde o estudante que pode ir só ou em grupos escolares até o mais aficcionado pesquisador sobre o assunto, são freqüentadores assíduos do museu. Ambos com objetivos diferentes, mas sempre com um único interesse, a aviação que desperta ao público em geral uma grande atração. Quanto às pesquisas solicitadas pelo próprio visitante, o museu coloca à disposição do interessado um valioso acervo bibliográfico com cerca de cinco mil títulos especializados, além de importante arquivo histórico, contendo documentos escritos e impressos, fotografias, "slides", negativos, vídeos, filmes, etc. O Museu Aeroespacial possui uma equipe de restauradores que realiza os trabalhos de recuperação de aeronaves, e são constantemente desafiados a aplicarem técnicas e criatividade para realizarem, com fidelidade, restaurações consideradas extremamente difíceis, por exemplo restauração de aeronave que divide-se em: Desmontagem, Desentelagem e Reentelagem.


HOMENAGENS AOS PIONEIROS

A importância da criação de um Museu Aeronáutico deve-se a necessidade de preservar e divulgar documentos e material históricos para futuras as gerações. Para isso foram criadas várias salas que são nominadas pelos pioneiros da aviação brasileira, como Anésia Pinheiro Machado, Ministro Salgado Filho, Primórdios da aviação que apresenta os primeiros ensaios de vôo com destaque para Santos, Dumont, com sua respectica Sala, que inaugura a era da aviação com um veículo mais pesado que o ar, Sala de Simuladores que contém raridades como o primeiro modelo de simulador de vôo [Link Trainer] utilizados para treinamentos dos cadetes de Escola da Aeronáutica.

Sala Esquadrilha da fumaça


A peça principal em exposição é o Avião T6D-1959, que pertenceu ao ex-líder do Esquadrão, Cel. Antonio Arthur Braga, troféus, posteres e fotografias das diversas equipes. desde 1956 até 1999 e seus respectivos Comandantes.

Sala D 'armas


Destacam-se as metralhadoras Lewis e Vickers do período de 1914 e 1918, além da Hotchkiss Benét Mercié, que foi usada em um combate aéreo em1914, onde o primeiro avião Alemão da história foi abatido. Do período da 2º Guerra Mundial, as Bredas, italianas; HO-103 Tipo 1, japonesa, Browning M2, americana e as Rheinmtal-Borsig MG-15, alemães. Apresentam-se também em exposição os canhões aéreos Hispano-Suiza e Dainippon-Oerlikon, entre outras peças bélicas

Sala Demoiselle


Idealizada para ser um espaço de exposições temporárias dentro da temática aviação, tem como propósito oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer outras coleções de objetos, fotografias e documentos que não estão expostas, empreendendo com isso um dinamismo à mostra deste Museu.

Sala Anésia Pinheiro Machado

A trajetória da Decana Brasileira das Aviadoras é retratada nesta sala onde, além de várias fotos, preserva a medalha de São Bento, em ouro, oferecida à Anésia por Santos-Dumont, após o "raid" São Paulo-Rio de Janeiro, em 1922.

Ministro Salgado Filho

O mobiliário do gabinete do primeiro Ministro da Aeronáutica, em 1941, está em exposição nesta sala, valorizada com duas telas a óleo retratando o Campo dos Afonsos em épocas distintas, 1919 e 1941. Além da galeria de fotos dos Ministros e Comandantes da Aeronáutica.


Sala do 1º Grupo de Aviação de Caça

Encontra-se em exposição a Campanha Aérea do Grupo, durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália. A lembrança dos que atuaram naquele Teatro de Operações permanece viva na forma de documentos, objetos e fotografias.


EMBRAER - O Brasil na Vanguarda da Indústria Aeronáutica

A exposição mostra a construção, em 1968 do protótipo da aeronave Bandeirante desenvolvido pelo CTA, fato que motivou a criação da EMBRAER. A trajetória da empresa é representada através de documentos e fotografias, além da sequência de maquetes das aeronaves produzidas em série até os dias de hoje.

Sala do Sistema de Controle do Espaço Áereo Brasileiro

Idealizada e montada pelo Departamento de Controle do Tráfego Aéreo. A sala é composta de três módulos com fotografias, equipamentos de controle-radar em funcionamento e um auditório para exibição de vídeos, possibilitando aos visitantes verificar a trajetória do Brasil na busca da Soberania Nacional, através do monitoramento do seu espaço áereo.

Sala dos Motores


Nesta coleção destacam-se vários motores rotativos da Primeira Guerra Mundial, dentre os quais, um raríssimo "Diesel Junkers Jumo 205C", da década de 30; um "Motor Canhão" Allison, dos "Airacobra P-39"; e um "Rolls Royce Merlin" que equipou os Spitfires, Lancasters e Mosquitos. [Francisco Martins]. # Reportagem publicada na Revista Clássicos Automotivos edição impressa - em 2005]

SERVIÇO:

Dente os serviços que o Museu Aeroespacial oferece destacam-se projeção de filmes históricos, venda de souvenirs e de publicações na AEROLOJA, bem como a cafeteira Bandeirante Café. Os interessados em visita guiada deverão agendar de terça a sexta-feira: [21] 2108-8954 / 2108-8956 - ramal 2108
O Museu Aeroespacial:
Avenida Marechal Fontenelle, 2000 - Sulacap - Campo dos Afonsos - RJ
Visitação de terça a sexta-feira das 9h00 às 15h00
Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 16h00
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 20:47 

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