Revelando, imortalizando histórias e talentos
17.10.13

6ª Mostra Lugar Nômade de Dança 2013 traz diferentes formas de dança na mesma noite. Além de artistas de extenso percurso, programação inclui o evento Sessão Meia-noite Olho Neles.


Foto: A Cie. À Fleur de Peau (França), 
faz apresentação única na Mostra

 Diversos profissionais da dança contemporânea, tanto os que já possuem um extenso percurso, como os que estão iniciando, reunidos no mesmo espaço para mostrar consistentes trabalhos de investigação e pesquisa. Esta é a proposta da


MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA, organizada pela Cia. Corpos Nômades em sua sede, o Espaço Cênico O Lugar (Rua Augusta, 325), que acontece entre os dias 25 e 27 de outubro de 2013. 


A ideia da Mostra é a de possibilitar aos artistas e às companhias de dança contemporânea um espaço para a apresentação de seus trabalhos, discussão e reflexão dos processos criativos.


Para esta edição foram 61 projetos inscritos de diferentes localidades do Brasil. Esta programação envolverá entorno de 10 espetáculos de diferentes artistas e grupos de São Paulo, Campinas, Diadema e a Companhia À Fleur de Peau, da França, possibilitando ao público apreciar em uma mesma noite diferentes maneiras de criação em dança contemporânea. Nomes como Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança, Cia. Siameses, Cia. de Dança de Diadema apresentarão espetáculos na programação que inclui o evento SESSÃO MEIA-NOITE OLHO NELES, dedicado aos novos artistas e grupos. A Mostra também terá lugar para o pensamento e a troca de idéias. O “Tea-Time - O LUGAR EM REFLEXÃO’’ abre espaço para discussão e reflexão entre os artistas e o público presente. A Petrobras é a patrocinadora oficial da Companhia Corpos Nômades e da 6ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA, que conta com o aporte do XIV Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.

 

Programação 6ª Mostra Lugar Nômade de Dança

Dias: Sexta (25/10) às 21, Sábado (26/10) e domingo (27/10) às 20h30

 

Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança – Espetáculo "Gestos"


Propõe a intersecção entre diferentes formas de comunicação gestuais. De um lado, os movimentos e sutilezas da dança contemporânea. De outro, os gestos e significados da Libras (Língua Brasileira de Sinais), o código de comunicação utilizado pela maioria dos deficientes auditivos nos centros urbanos brasileiros. A performance parte da premissa de que tanto a dança quanto a Libras são meios de comunicação: transmitem mensagens, histórias e narrativas.

 

FICHA TÉCNICA: Concepção, Direção e Coreografia - Mariana Muniz Assistência de direção, Cenografia e Fotografia - Cláudio Gimenez Criadores-intérpretes - Amanda Correa, Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Gilberto Rodrigues, Mariana Muniz, Rubens Caribé, Tatiana Saltini e Viviane Fontes.Criação de Trilha Sonora – Ricardo Severo Designer de Luz e Iluminação – Ricardo Bueno Figurino – Tânia Marcondes Produção – Cria da Casa Duração: 50 minutos.

 

Cia. Mauricio de Oliveira e Siameses – "JUSTINE"


Maurício de Oliveira vem explorando a criação de objetos através do "cutting paper", num processo de mapeamento e de reflexão de um trajeto criativo que tem como ponto focal a criação coreográfica. A artista plástica inglesa Justine Smith também recorta papel para a criação de suas esculturas, utilizando o papel moeda de várias nacionalidades para moldar um mundo delicado e aparentemente frágil de formas da natureza como plantas e orquídeas raras. Questiona subversivamente os valores da nossa cultura e o enorme poder controlador incorporado no papel que se torna moeda circulante. 

FICHA TÉCNICA:  Direção e Coreografia: Mauricio de Oliveira Dramaturgia: Bergson Queiroz e Mauricio de Oliveira Intérpretes: Rodrigo Rivera ou Ivan Bernadelli e Mauricio de Oliveira ou Daniela Moraes Trilha Sonora: Hildur Gudnadóttir Desenho de luz: Silviane TicherOperação de Luz : Rossana Boccia Figurino e Cenário: Mauricio de Oliveira Direção de Produção: Tanza Produções  - Alessandra Herszkowicz . ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO PELO 17º FESTIVAL CULTURA INGLESADuração: 40 minutos.

 

Cia. de Danças de Diadema – Direção: Ana Bottosso – “PARANÓIA”

 

Os corpos gritam as vozes do poeta em frenética movimentação e almas tantas vezes sufocadas. Os elementos dramáticos de PARANOIA se materializam como palavras impressas no muro de uma cidade imaginaria. A incansável  continuidade da noite-dia-noite são versos repetidos nos corpos em conflitos que reproduzem a dualidade dos sentimentos.

FICHA TÉCNICA:  Direção e concepção: Ana Bottosso  Coreografia: Ana Bottosso e elencoDramaturgia: Cristina Ávila Direção musical: Luciano Sallun  Intérprete ao vivo: GEM (Grupo Experimental de Música) Músicos: Luciano Sallun, Flávio Cruz, Rodrigo Olivério e Bira AzevedoDesenho de luz: André Prado Figurinos: Lígia Passos e Karla Maria Passos Acessórios cênicos em vidro: Gustavo Benini Cenografia: Fábio Marques – GEM (Grupo Experimental de Música) Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones Assistente de produção: Douglas Salgado Maître de dança clássica: Eduardo Bonnis Intérpretes colaboradores: Carolini Piovani;  Flora Barros, Jean Valber, Léo Oliveira; Rafael Abreu, Rodrigo Castelo Branco; Samira Marana, Thaís Lima; Ton Carbones; Zezinho Alves.

 

"Encontro com uma Linguagem à Flor da Pele" (França) – Cie. Fleur de Peau - 


(Somente no Domingo dia 27/10 às  18h - Entrada  gratuita.).


Os coreógrafos farão de maneira intercalada, intervenções dançadas, projetarão trechos de algumas coreografias marcantes do seu repertório, explicando como elas serviram à evolução desta linguagem particular que desenvolveram nestes 24 anos. A teatralização do movimento dançado, o tragicômico e a emoção são a base desta pesquisa. Eles pregam a mistura de gêneros e propõem um olhar sobre a condição humana, cheio de ternura, generosidade, humor e emoção.

 

Ficha Técnica - Direção: Denise Namura e Michael Bugdahn

 

“Tea-time Lugar em reflexão”.  Sábadodia 26/10, às 16h.


Aberto ao público em geral e aos artistas da Mostra. Evento gratuito. 

Com a participação de Fabiano Carneiro (Coordenador de Dança da Funarte). Momento onde os criadores falarão sobe os seus processos criativos e saberão sobre as atividades realizadas pela Funarte na área da dança contemporânea.

 

Domingo dia 27/10 das 13h às 17h

 

Workshop "Do pensamento ao movimento"  com Denise Namura e o Michael Bugdahn da

Cie À Fleur de Peau - (França). Evento gratuito

 

Como dar sentido à uma forma e como encontrar a forma adequada para expressar as ideias que desejamos transmitir. Esta proposta permite ao intérprete percorrer um caminho claro e ir buscar além do movimento puramente abstrato.

 

Número de vagas: 30.

Inscrições até 25/10/2013 por e-mail: mostralugarnomadededanca@gmail.com,

encaminhar uma descrição de carreira, com uma carta de intenção.  

 

Sessão Meia-Noite Olho Neles - Sábado dia 26 à Meia-Noite

Tatiana Melitello  (SP)  -  “Trajetos Coreográficos”

 

Este solo de dança aborda construções de espacialidades através de caminhos de movimentos, percorridos pelo e no corpo. Estes trajetos coreográficos contém memórias, imagens e informações que delineiam e estruturam no tempo presente da ação uma composição espacial inspirada pelo fenômeno coletivo de compartilhamento de espaços de passagem da cidade de São Paulo.

Ficha Técnica

Concepção e Interpretação: Tatiana Melitello Trilha Sonora: Marcelo Castilha Fotos: Elisa Damazio Operação de som e luz: Karina Ka Duração: 23 minutos


Mariana Jorge – Núcleo BPI  - “Coraci Mirongá”


“Coraci Mirongá” é  inspirado no universo das baianas de escola de samba, especificamente as baianas da Nenê de Vila Matilde. O espetáculo traz festa, santo, samba, resistência: recheios que se revelam em dinâmicas metamorfoses. Alimenta-se de coragem na mironga de suas panelas, transita entre as nuances de uma vida tortuosa, que se reflete em seu corpo e sua musicalidade.

Ficha Técnica: Núcleo BPI - Bailarina-pesquisadora-intérprete: Mariana Jorge  Direção: Graziela Rodrigues e Larissa Turtelli Criação: Mariana Jorge, Graziela Rodrigues e Larissa Turtelli Assistente de direção: Nara Cálipo e Elisa Costa Música (criação e interpretação): Chico Santana Consultoria de cenário e figurino: Márcio Tadeu Desenho de luz: Maria Basulto Fotos: Débora Branco Duração: 35 minutos

 

Coletivo Menos 1 In-visível - "Passeio dentro da Paisagem"


Inspirados pela cena Corvos do filme "Sonhos" de Akira Kurosawa, nossa proposta é investigar a interpenetração entre dança, música e artes visuais a partir do processo de atravessamento que a imagem exerce sobre as pessoas. Tal processo de afetação só acontece quando o observador/observado se permite ser “atravessado” e transformado por este encontro.

Ficha Técnica: Intérpretes: Cléia Plácido (dança), Luiz Vitor Maia (Músico) e Daniel Freitas (Artista Plástico)  Duração: 18 minutos.

Lugarização


Residentes Coreográficos do Espaço Cênico O LUGAR apresentam Works in Progress de suas pesquisas:

Thiane Nascimento - Ricardo Marques e Carolina – Bárbara Malavoglia.

O projeto “Estudo Interrompido” da Bailarina Thiane Nascimento, consiste em desenvolver uma poética que parte do movimento cotidiano para constituição de células coreográficas.

A inspiração deste estudo coreográfico da bailarina Bárbara Malavoglia, é uma lista de palavras que organizam o amor: explicam, detalham, definem condutas e descrevem procedimentos do amor. “Dear Glory” é um projeto de co-criação entre dois artistas portugueses, Carolina Matias e Ricardo Marques, a residir em São Paulo que se propõem a construir um espetáculo sobre distância e memória. A performance será um questionamento constante da integridade do narrador, da sua capacidade de se revelar enquanto ser divido e deslocado relativamente aquilo a que se costuma chamar de país.

 

Sofia Tsirakis  e Thaís Di Marco - "Green"


Green é uma performance neo-tropicalista em que as duas performers criam um ritual “fake” (falso) em cima do legado de Lygia Clark e do imaginário sobre o ser tropical brasileiro exótico; dentro de um formato que alude a brincadeiras de criança.  Trata também de questões sobre dentro/fora do corpo, o que o corpo pode produzir de maneira primária e lúdica com seus próprios resíduos.  Esta performance foi criada com orientação de Keith Henessy dentro do programa de treinamento e residência P.O.R.C.H., em Ponderosa na Alemanha. 

Ficha Técnica: Criação e interpretação: Sofia Tsirakis e Thaís Di Março Orientação: Keith Hennessy Duração: 15 minutos.

Grupo Danceato - "Sob o Teto de Isabel"


“Sob o teto de Isabel” traz à cena um retrato das pessoas que, de passagem pela vida, deixam marcas. São muitos os olhares que passam vazios e perdidos, raras vezes, atentos às histórias que serão sempre da rua.

Direção artística: Ana Bottosso / Ton Carbones Assistente de direção e ensaiadora: Milene Paula Concepção coreográfica: Ton Carbones Concepção de trilha sonora: Camila Bosso, Marina Bastos e Ton Carbones Elenco: Ana Carolina Soarejes, Anderson Bugulete, Anna Luiza Mascarelli, Camila Bosso, Douglas Salgado e Jennifer Baptista Bases de dança de rua: Félix Pimenta; Edimílson Souza; Marcus Chorro Produção: Douglas Salgado / Ton CarbonesAssistente de produção: Ana Carolina Soarejes

Duração: 30 minutos.

 

Sinopse  da 6ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA

 

A Cia. Corpos Nômades receberá em sua sede no Espaço Cênico O LUGAR, no período de 25 a 27 de outubro, diversos profissionais da dança  contemporânea, tanto os que já possuem um extenso percurso,  como também os que estão iniciando o desbravamento desta  arte.  Todos com um consistente trabalho de investigação e pesquisa, que poderão ser apreciados nesta intensa programação.

 

SERVIÇO


MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA  Dias 25,26 e 27 de outubro -  Sexta às 21h,   Sábado  e Domingo às 20h30:

 

Programação: Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança  apresenta  "Gestos" ; Cia. Mauricio de Oliveira e  Siameses  apresenta  "Justine" ; Cia. de Dança de Diadema apresenta “Paranoia” e Cie. À Fleur de Peau “Encontro com uma Linguagem à Flor da Pele” (somente no domingo às 18h - entrada gratuita).

Duração: 140 minutos.

Ingressos: Inteira R$10,00 e Meia R$5,00 (Classe artística, estudante e Terceira Idade)

Faixa etária: 14 anos

Local: Espaço Cênico O LUGAR - Rua Augusta, 325  - São Paulo – SP, 60 lugares

Reservas: 011-3237-3224 ou e-mail: mostralugarnomadededanca@gmail.com

Estacionamento Conveniado: Rua Augusta, 108.

Mais Informações: www.ciacorposnomades.art.br

 

 

FICHA  TÉCNICA DA  6ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DE DANÇA

 

Direção Artística: João Andreazzi. Organização e acompanhamento: Gabi Boschetti  e Camila Fersi Produção: Cia. Corpos Nômades. Iluminação: Décio Filho Designer Gráfica: Vânia Medeiros Assessoria de Imprensa:  7 Fronteiras Comunicação

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:16  comentar

Outubro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

13
15
18

20
21
23
25

27
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO