Revelando, imortalizando histórias e talentos
28.11.13

 Cidade do Vale do Paraíba é berço da história do escritor Monteiro Lobato e possui diversas atrações naturais

 

 

 

 

Estimativa de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que aproximadamente 4.120 pessoas vivem em uma cidade do interior paulista, cercada pela Serra da Mantiqueira, com ar de tranquilidade e muitas cachoeiras para distrair o olhar. Monteiro Lobato é o nome deste município que, incorporado a São José dos Campos em 1934, foi emancipado em 1948, recebendo o nome do destacado escritor um ano depois.

 

José Bento Monteiro Lobato iniciou sua carreira literária na fazenda do Buquira, que depois passou a se chamar Fazenda do Visconde e então se tornou o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que atrai grande número de turistas e é o maior patrimônio da cidade. O Sítio do Pica-Pau Amarelo foi local de inspiração de personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

 

O Parque Reino das Águas Claras, localizado às margens do Rio Piracuama é decorado com figuras em cerâmica dos personagens da obra literária do escritor infantil, e conta com área de apoio para realização de piqueniques e uma área verde de mais de 21 mil m².

 

A natureza do município ainda abriga belíssimas cachoeiras que recortam vales e montanhas, como a Cachoeira da Mata do Farias e a Cachoeira do Zé Maria. O Mirante das Antenas, a 874 metros de altitude e distante 3,5 Km do centro, é um ponto privilegiado de observação. De lá avista-se não só a cidade, como o Vale do Paraíba e suas aglomerações urbanas.

 

A pequena cidade surgiu no auge da cafeicultura do Vale do Paraíba e por isso guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões. Reserva também outras surpresas como jardins que abrigam árvores centenárias, a exemplo da Sibipiruna, uma espécie em extinção, mas presente em todas as ruas do município. O acesso é feito pela rodovia SP-050 em direção ao Sul de Minas Gerais.(Fotos: acervo).

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 13:58  comentar

Novembro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

12
14
16

17
20
21
23

24
25
27
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO