Revelando, imortalizando histórias e talentos
23.12.13

Escritor, poeta, cordelista e ativista cultural, Iovani Ribeiro publicou dois livros – ambos financiados pelo Edital Cultura e Comunidade. 

 

 

RIO BRANCO (AC) BRASIL - O lançamento dos livros ocorreu em Assis Brasil, no início de deste mês, com a presença do Claudemir Mesquita, membro da Academia Acreana de Letras, da radialista Nilda Dantas e da Rádio Humanizar.

 

Iovani, natural da cidade de Recife, veio para Acre em 1987 a serviço do Exército brasileiro, fixando residência em Assis Brasil em 1988. “Tudo que faço é voltado para esta cidade, tenho um amor muito grande por ela”, ressalta.

 

Segundo a professora Sônia Bessa, que prefaciou um dos livros, o artista sempre se preocupou com a autoestima das pessoas do município, principalmente das crianças e adolescentes. “O poeta Iovani tem um estilo próprio, é criativo, divertido e inteligente. Surpreende com seu talento para criar e com a arte que possui para lapidar e montar seus versos”, avalia.

 

Um dos livros publicados foi o “S-o-l-e-t-r-a-n-d-o com as crianças”, que reúne histórias, poesias, versos e canções. É uma homenagem aos alunos da escola infantil Simon Bolívar, situada no município. “Me inspirei nas crianças. Um dia passei na escola e comecei a observar os alunos que estavam cantando, então comecei a escrever umas poesias”, relata o poeta.

 

Outro livro foi “Irmãos Freire e o Seringal Paraguaçu de 1908 a 1930”, composto por cordéis, relatando a passagem dos irmãos Freire pelo Acre, que chegaram de navio em 1908, fugindo da seca nordestina, e fundaram o famoso Seringal Paraguaçu. Os livros de Iovani Ribeiro estão à venda na Livraria Paim, em Rio Branco.

 

Projeto apoio à cultura

 

O Edital Cultura e Comunidade tem como objetivo apoiar projetos artístico-culturais de produção, formação e difusão cultural. Podem apresentar projetos artistas, artistas fazedores de cultura, produtores culturais e a comunidade em geral, com efetiva atuação na área cultural.

 

Os interessados podem apresentar seus projetos até o dia 10 de janeiro de 2014. As áreas contempladas são produção, circulação, formação, leitura, memória, difusão, conservação, criação e eventos.

EDITORIAS: ,
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:41  comentar

Dezembro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

17
21


30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO