Revelando, imortalizando histórias e talentos
16.8.06
O ex-presidente paraguaio Alfredo Stroessner, 93 anos, morreu na manhã desta terça-feira, em Brasília, onde vivia como exilado político. Ele estava internado  na unidade de terapia intensiva do hospital Santa Luzia. Stroessner se tratava de uma pneumonia, não resistindo a doença.  
Desde quando fora derrubado em 1989 após 34 anos de governo, ele passou a residir no Distrito Federal. Nascido na cidade paraguaia de Encarnación era filho de um imigrante alemão e uma camponesa. Durante seu mandato deu refúgio no Paraguai a hierarcas nazistas após a Segunda Guerra Mundial e a outros ditadores como Anastasio Somoza, da Nicarágua.  Várias foram as acusações de  violações aos direitos humanos durante seu governo,  uma forte corrupção foram práticas constantes. Também se realizaram importante obras de infra-estrutura, como a gigantesca represa de Itaipu, dividida entre Brasil e Paraguai.  Desde que abandonou Assunção depois de ser derrubado por seu consogro, o falecido general Andrés Rodríguez, Stroessner mora em um luxuoso bairro da capital brasileira, no Lago Sul. Sua vida ali sempre foi discreta, e ele manteve-se longe de qualquer contato com a imprensa e até com vizinhos.
Breve relato sobre Stroessner

Após uma meteórica carreira militar, Stroessner chegou ao comando das Forças Armadas paraguaias e liderou o golpe que o levou ao poder, em 4 de maio de 1954. Ele governou até 1989, quando foi derrubado por um ex-aliado.  Ao assumir a Presidência, baniu do país as principais figuras civis do partido, proibiu as demais legendas e instaurou um Estado de sítio que vigorou de forma quase permanente durante seus 34 anos no poder. Grupos de direitos humanos dizem que pelo menos 900 pessoas desapareceram nas mãos dos militares, e que outras milhares foram torturadas. Ativistas pelos direitos humanos acusam Stroessner de cooperar com outros governos militares latino-americanos durante os anos 1970 para caçar e matar militantes de esquerda, participando da Operação Condor. A ajuda dos Estados Unidos e a construção da hidrelétrica de Itaipu com o Brasil criaram um período de bonança econômica que legitimou seu governo na década de 1970. Em 2 de fevereiro de 1989, o general Andrés Rodríguez, consogro do presidente, encabeçou um golpe militar para derrubá-lo. Depois de combates entre forças leais e contrárias ao regime, Stroessner se rendeu a partiu para o exílio no Brasil.  [Cícero Silva e Francisco Martins]

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 17:21 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Agosto 2006
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

13

20

27


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds