Revelando, imortalizando histórias e talentos
9.7.08

 
O país todo está sendo fotografado em "Um Olhar Sobre o Brasil" do fotógrafo Maurício Cardim não é projeto é realidade. Existe há 4 anos; cem cidades fotografadas só em Minas Gerais, 15 exposições, em média, 4 mostras do tema ‘ Um Olhar Sobre o Brasil’, realizadas durante o ano com o melhor de vários Estados; urbano ou sertão.


A cruzada fotográfica denominada de "Um Olhar Sobre o Brasil" realizada pelo fotógrafo Maurício Cardim é o trabalho de maior relevância cultural feito até hoje depois do século XVII quando Franz Post e Gerbrandt Von Ekout aqui estiveram a pedido do rei para registrar os hábitos, população e cidades brasileiras. A cruzada realizada é grande não somente em dimensão demográfica, tem a mesma importância que a dos holandeses pois através de suas lentes ele mostra os pontos turísticos já conhecidos ou não da população brasileira; revela beleza oculta e mantém um olhar especial sobre o meio ambiente existente entre as cidades e o campo; o esplendor da natureza e a arquitetura brasileira retratadas de modo apaixonado e poético. Cada estado do país terá os seus recantos sob a mira das lentes de Cardim. Ou seja, nenhum estado escapará de suas lentes. Além de cunho cultural, este trabalho tem valor documental pois permite ser comparado tanto no presente quanto no futuro, é só recorrer às imagens de outros períodos e verificar se a fauna, flora e bens arquitetônicos estão ou não recebendo tratamento coerente dos governantes e da sociedades. Cardim tira o Brasil da gaveta e vai mostrá-lo aos brasileiros e ao mundo as belezas onde a mão do homem ainda não alcançou, e se alcançou o que fez. Tudo isso mostrado sem truques, sem retoques e manipulações computadorizadas; de modo natural onde água é água e relva tem cor de relva. "Um Olhar Sobre o Brasil" vai percorrer um país de dimensão continental como é o Brasil, e requer esforços como apoio financeiro e equipamento profissional, daí a importância de parcerias com empresas que se preocupem com o Meio Ambiente, pois este é também um ponto importante da cruzada fotográfica e seu autor, que tem 100 exposições no currículo, 25 anos de profissão, centenas de capas para discos, livros, calendários por exemplo.

 

 

O País todo está sendo fotografado


RESUMO: Todo o País será fotografado por Maurício Cardim. Cada Estado receberá a presença do fotógrafo que registrará os municípios com maior destaque ou aquele que apresente interesse cultural. A exemplo de Minas Gerais que na sexta-feira, 28 de março de 2008, onde ele atingiu a marca histórica: cem cidades já fotografadas dentro da cruzada "Um Olhar Sobre o Brasil".Vale lembrar que, Tanto as cidades mineiras quanto as cidades de outros estados como por exemplo São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal entre outros, que já foram fotografados parcial ou total, seguirão o mesmo cronograma. Durante o período dos registros fotográficos várias mostras e milhões de cartões postais serão confeccionados para visibilidade tanto do trabalho quanto dos apoiadores. Em Minas Gerais por exemplo entre as cem cidades já fotografadas estão Abaeté, Sete Lagoas, Matozinhos, Ipoema, Ouro Preto, Mariana, Raposos, São João Del Rey, Cordisburgo, Caraça, Glaura entre outras. Nestes 4 anos fotografando o estado mineiro já foram realizadas 15 exposições que renderam centenas de matérias gratuitas, pois Cardim sempre recebeu apoio de jornalistas e suas respectivas mídias comprometidas com o bem-estar do Brasil.

Divulgando o Brasil no exterior

 

Não somente no que se refere a "Um Olhar Sobre o Brasil" mas todo o trabalho realizado por Maurício Cardim é destaque nacional e muitas vezes internacional, visto que o seu trabalho fotográfico, sem nenhuma indicação que não o seu talento, chegou ao conhecimento do Cônsul Brasileiro que o convidou para representar o Brasil no Festivalissimo de Quebec – Canadá, onde expôs "Um Olhar Sobre o Brasil" no melhor centro cultural daquele país, Alfred Dallaire. Esta é a meta de Maurício Cardim, apresentar as belezas não somente aos brasileiros, mas também no exterior, algo que contribui para amenizar certos pré-conceitos sobre a população e o País, pois são poucos os que se preocupam em divulgar uma imagem positiva do Brasil no exterior. É uma lide difícil pois requer parcerias constantes e apoio financeiro. Portanto, convocamos os interessados em preservar a história do Brasil para patrocinar à expedição fotográfica por inteira ou parcial. Ou seja, por estado ou por exposição. São, no mínimo, quatro exposições realizadas ao ano com o timbre "Um Olhar Sobre o Brasil" além de outras mostras nos temas: Arquitetura de São Paulo, Costa do Descobrimento – BA, Cidades Históricas – MG, Natureza, Circo, Jovem Guarda etc.


A CRUZADA FOTOGRÁFICA PODERÁ SER PATROCINADA EM SEU TOTAL: POR ESTADO OU POR MOSTRA FOTOGRÁFICA. VEJA PROPOSTA DE PATROCÍNIO PARA EXPOSIÇÕES.

Mais informações:
[55 11 / 2848-3230 / 9847-9789 –Francisco Martins ]
http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/
agenciafm@gmail.com



[55 31/ 3774- 8562 - Maurício Cardim]
 

Mais sobre Maurício Cardim
http://www.musirama.brasilflog.com.br/
http://www.fotografo-expositor.brasilflog.com.br/

umolharsobreobrasil@yahoo.com.br


EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 14:46  comentar

Julho 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO