Revelando, imortalizando histórias e talentos
15.10.08
Fundador do movimento ' condoreiro' e divulgador dos pensadores alemães além de jurista e filósofo.

 


Tobias Barreto de Menezes nasceu em Sergipe, na vila de Campos, em 7 de junho de 1839. Na sua cidade deu início aos estudos de latim e música, então resolveu ingressar no Seminário em Salvador, BA, mas a saudade não deixou que permanecesse mais de um dia, e regressou para sua terra natal. Já em 1864 entraria para a Faculdade de Direito, em Recife,PE, bacharelando-se em 1869.
Durante algum tempo advogou no interior do estado e em 1882, passou brilhantimente em um concurso para a faculdade onde estudara. Regeu várias cátedras. Versado em línguas, especialmente alemã, divulgou as obras dos pensadores germânicos. Foi o iniciador do movimento chamado 'condoreiro', que teve em Castro Alves o ponto mais alto.Como jurista foi um foco de irradiação das doutrinas alemãs da época e chegou a colaborar em revistas cientificas da Alemanha.
Abolicionista fervoroso e partidário da república, Tobias Barreto deixou diversos trabalhos escritos tais como 'Estudos Alemães', 'Ensaios e Estudos do Direito', Mandado Criminal' e 'Ensaios e Estudos de Filosofia e Crítica'. Seu livro de poesias 'Dias e Noites' alcançou na época o maior êxito. No bairro da Mooca, São Paulo, dá nome a uma rua.

 

 

Jackson de Figueiredo - escritor

Escritor e revisor, por causa de uma forte gripe que quase o levou à morte, ele se converteu ao catolicismo. Sua vida estudantil foi marcada por brigas corporais.

Nasceu em Aracajú, SE, no dia 9 de outubro de 1891 o escritor Jackson de Figueiredo. Figueiredo tinha um espírito totalmente inconformado com qualquer tipo de injustiça, além de ser dotado de grande coragem pessoal. Sua vida estudantil foi muito agitada, com brigas freqüentes. No ano de 1915 já era bacharel pela Faculdade de Direito da Bahia. Transferindo-se para o Rio de Janeiro, iniciou-se em jornalismo como revisor de provas parlamentares. Exerceu advocacia , em menor escala. Em 1918, foi acometido de forte gripe, e a partir daí teria se convertido ao catolicismo, do qual virou grande líder. Foi fundador da revista 'A Ordem' e um os fundadores do Centro Dom Vital, no Rio de Janeiro. Entre suas obras mais conhecidas citam-se 'Zíngaros', 'Humilhados e Luminosos' , Xavier Marques', 'Crepúsculo Inferior',

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 18:29  comentar

Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
16
17
18

20
22
25

26
27
28
29
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO