Revelando, imortalizando histórias e talentos
8.11.08

Farmacêutico, escritor, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, tendo exercido cargos públicos.
 


Antônio Mariano Alberto de Oliveira, nasceu em Palmital de Saquarema, região fluminense - Rio de Janeiro, no dia 28 de abril de 1857. Diplomado em farmácia, cursou a Faculdade de Medicina até o terceiro ano. Publicou seu primeiro livro em 1877 ' Canções Românticas' e em seguida 'Meridionais' [1883], 'Sonetos e Poemas' 1886, ' Versos e Rimas' de 1894, e mais uma série em poesias em quatro volumes de belíssimas produções que o consagraram definitivamente. Foi nomeado Oficial de gabinete do presidente do Estado do Rio de Janeiro, em 1892, ocupou de 1893 a 1898 o cargo de diretor-geral da instituição pública fluminense.
Era doutor 'honoris causa' em filosofia e letras pela Universidade Nacional de Buenos Aires, sócio da Academia de Ciências de Lisboa - Portugal, membro correspondente da 'Hispanic Society of America'. Foi também professor da Escola Normal e Dramática. Atuou como jornalista tendo colaborado em vários órgãos da época, publicando trabalhos em versos e prosas. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, e criou a cadeira número 8, sob o patrocínio de Cláudio Manuel da Costa.
 
 
Elias Álvares
 

 

Adotado pelo padre Antônio Feijó compôs música sacra e ‘São Pedro de Alcântara’ foi dedicada a D. Pedro II e depois passaria a composição lírica.


 


Elias Álvares Lobo nasceu em Itu interior, paulista, em 1834. órfão de pai desde os seis anos, toda sua família, mãe e irmãos, passaram a viver às custas de um tio. Logo passou a ser protegido pelo padre Diogo Antônio Feijó, e pôde estudar latim, francês e aritmética, geometria e música. Com o falecimento do padre Feijó, viu-se impossibilitado de prosseguir em seus estudos, então, dedicou-se especialmente a musica sacra e de caráter regional. Em 1856, escrevia com sucesso a primeira missa.

Em seguida escreveu outras com idem sucesso ' São Pedro de Alcântara', 1858, dedicando-a a Dom Pedro II. Depois, passou-se para o gênero lírico, e sua ópera ' Noite de São João', extraída do livreto de José de Alencar, foi levada à cena sob regência de Carlos Gomes, em 14 de dezembro de 1860, no Rio de Janeiro. Foi um êxito sem precedentes sua composição. A Ópera Nacional o convidou a fazer uma viagem de aperfeiçoamento em seus estudos na Europa, porém ele declinou do convite. A necessidade de cuidar da família teria sido o motivo da não aceitação do convite. No ano de 1879 publicou um compendio que teve muita aceitação nos meios de ensino musical: "Arte de Música'. Deixou obra vastíssima. Dedicou-se ao magistério em seus últimos anos de vida.

Teixeira de Freitas - jurisconsulto

 
Fundador do Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros e encarregado de codificar as leis civis do país.
 

Augusto Teixeira de Freitas nasceu na cidade baiana de Cachoeira, em 19 de agosto de 1816. Filho dos barões de Itaparica, concluiu o curso Humanidades em Salvador, BA, e terminou o curso de Direito em Recife, PE, 1836. Começou a trabalhar como advogado na terra natal e logo foi feito juiz, em Salvador, por ocasião do movimento rebelde chamado de 'sabinada'. Transferiu-se para o Rio de Janeiro aí decidiu-se ao culto do direito e a advocacia, tendo sido o fundador do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasileiros. Foi encarregado pelo governo federal de codificar as leis civis do País. Realizou trabalhos relevantes do qual resultaram a 'Consolidação das Leis Civis' e mais o 'Esboço do código Civil'. Tem em sua homenagem, a cidade baiana que leva seu nome Teixeira de Freitas.
 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:06 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Novembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
18
19
20
21
22

23
24
26
28

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds