Revelando, imortalizando histórias e talentos
27.11.08

A exposição José Saramago ‘ A Consistência dos Sonhos’ apresenta objetos pessoais e manuscritos do escritor.

 

A mostra teve origem em projeto realizado pela Fundação César Manrique (FCM), de Lanzarote, Canárias, que pretende dar visibilidade ao escritor português agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. A exposição esteve na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, de 24 de Abril a 27 de Julho de 2008, em Portugal. Agora, por ocasião do lançamento de seu mais recente livro “A Viagem do Elefante” é trazida ao Brasil, no Instituto Tomie Ohtake. O resultado da exposição é uma vasta investigação de Fernando Gómez Aguilera {FCM}, e está organizada por ordem cronológica de modo a exibir vasto conjunto de documentos inéditos de José Saramago e ainda conta com um forte componente multimídia. Em tese, a organização da mostra é feita em três núcleos: obra literária de Saramago; Militância, compromisso público e Prêmio Nobel.

 

Cadernos de notas, notícias impressas das suas obras integram a mostra. São apresentadas mais de 200 objetos como traduções das suas obras - em mais de 30 línguas, audiovisuais que projetam imagens da cerimônia da entrega do Prêmio Nobel, os atos protocolares, fotografias e também o discurso do escritor. A recriação do seu escritório de trabalho, com a sua mesa e cadeira, a máquina de escrever Hermes que utilizou desde os anos sessenta até 1989, e outros objetos pessoais.



Serviço

A Consistência dos Sonhos

 Instituto Tomie Ohtake

 De 3* a dom das 11h00 às 20h00

 Avenida Faria Lima, 201 – Pinheiros

 [11] 2245-1900}

 Até 15/2/2009 - Grátis

 

Veja notícia também no IG http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Cultura_

Diversao/2008/11/27/exposicao_sobre_jose_saramago_

entra_em_cartaz_em_sao_paulo_3093853.html

 

Francês que gosta de copiar, está aqui no Brasil

 
Michel Gondry aporta no Brasil com sua instalação Rebobine, Por Favor. O filme apresenta personagens que gostam de filmar blockbusters em versão caseira e a idéia poderá ser experimentada pelos visitantes da exposição, no MIS. A mostra já foi apresentada em Nova Iorque com razoável visitação.
 

O cineasta da geração vídeo clipe é considerado como um dos mais criativo, só não citam quem o é mais ou menos criativo do que ele. Ele estará presente quando da abertura para convidados, sexta-feira, 28/11, no Museu da Imagem e do Som, São Paulo. A mostra tem o mesmo títulos de seu filme com pré-estréia nessa sexta-feira, e estréia nos cinemas dia 12 de dezembro. O longa tem como tema as filmagens amadoras utilizando filmes famosos e feita em versão caseira. No elenco Mos Def e Jack Black. Durante a mostra o visitante poderá fazer seus próprios filmes.

Como se percebe, tudo de Gondry gira em torno do livro Rebobine, por Favor lançado na França, cuja idéia seria criar conexões entre comunidades diferentes a partir da produção filmes amadores, uma utopia do cineasta que vem desde sua adolescência em Paris. O cineasta recicla blockbusters do cinema norte-americano, mas disse que poderia fazer isso aqui no Brasil também pois tem uma lista dos filmes mais alugados no Brasil. Entretanto, ele usou o seguinte critério para criar Rebobine, Por Favor [filme e exposição] pouco planejamento e os filmes que surgiam na sua mente, mas , usando apenas filmes em VHS entre eles Os Caça-Fantasmas, Conduzindo Miss Daisy, algo bem voltado aos anos 1980, daí o título do filme e da exposição.

Workshops
Durante a mostra o visitante poderá fazer seu próprio filme, interagindo com 13 cenários criados por Gondry para a exposição. Para participar é preciso um pré-cadastro no site www.rebobineporfavorexposicao.com.br . Lá tem um monte idéias criadas por ele cuja inteção é ter o mesmo número de gente criando e assistindo ao filme, e observar como as pessoas se comportam como atores e audiência. Ainda há workshops realizado por monitores treinados por Michel Gondry.

Perfil
Nasceu em 8 de maio de 1963, em Versalhes, França. Ganhou vários prêmios entre os quais o Oscar por roteiro original por "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", 2004. Para o cinema realizou os seguintes filmes: A Natureza Quase Humana, 2001, "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", 2004, "Dave Chapelle' Block Party - 2005, e "Sonhando Acordado" 2006.

Video clipes
Human Behaviour -pra Björk.
Atound the Wolrd - Daft Punk
Knives Out - Radiohead
Let Forever Be - The Chemical Brothers

Serviço
Rebobine, Por Favor
MIS - Avenida Europa, 158
[11] 2117-4777
Terça a sáb das 12h00 às 21h00
Dom - 11h00 às 20h00
Até 11/01/2009 - GRÁTIS
  

Antônio Bandeira - MAC - USP

 
Panorâmica sobre obra do pintor apresenta esboços, desenhos e telas menos conhecidas , e mais se compara a um ensaio por seu caráter didático.
 

Mostra dedicada ao pintor cearense Antônio Bandeira, no MAC, traça uma panorâmica sobre seu trabalho e seus aspectos mais íntimo. Não espere ver aquele Bandeira com cores fortes. A mostra tem como objetivo apresentar os aspectos de trabalhos menos conhecidos. A exposição pode ser analisada como um ensaio, pois há um caráter bem didático que combina com o perfil do Museu de Arte Contemporânea.
São dezenas de pequenos desenhos, pinturas e 30 esboços lado a lado, o que ajudam ao espectador entender melhor o processo criativo do pintor. Aliás, o título 'Desconfiguração' é o aspecto central da mostra, uma defesa clara de que o artista não trabalha com conceitos abstratos, mas sim, abstrai, desconstrói o real e o tangível. Os curadores da mostra escreveram, ele trabalha 'indiscutivelmente com fragmentos da memória". Telas como 'Bicho', 1967, Mulher Sentada',1945, deixa sublinhado que o pintor via na repetição disciplina, ou seja, o retorno à mesma imagem em busca da configuração da sua arte. As figuras disformes de membros agigantados, remetem a celebres figuras antropofágicas. Todas as obras em exposição pertencem ao acervo do Centro Dragão do Mar, de Fortaleza, e a curadoria é de Roberto Galvão e José Guedes. Bandeira nasceu em 1922 3 faleceu em 1967. [Foto: Dragão do Mar] [Notícias relacionadas > EDITORIAS: artes plásticas

Antônio Bandeira - MAC - USP
Rua da Reitoria, 160 - Cidade Universitária
São Paulo- [11] 3091-3039
Ter. a Sex. das 10h00 às 18h00
Sá. dom. das 10h00 às 16h00.
Grátis - Até 25/01/2009
 
 

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 14:59  comentar

Novembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
15

16
18
19
20
21
22

23
24
26
28

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO