Revelando, imortalizando histórias e talentos
23.12.08

Cinquentenário da estrela musical da Semana de 1922

 
Pipocam concertos, lançamentos de discos e recitais de Londres a Tókio fazendo parte do cinquentenário do compositor brasileiro, uma popularidade quase unânime. Isso é fruto da preocupação com identidade cultural e musical existente no período.
 

Em 17 de novembro de 2009 comemoram-se o cinquentenário da morte do compositor carioca Heitor Villa-Lobos, uma das unanimidades, e, eventos já acontecem: De Tóquio a Londres incluindo as principais capitais brasileiras. Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. No ano de 1900 escreveu sua primeira composição "Panqueca", peça para violão solo como uma homenagem para sua mãe Noêmia. No ano de 1913 casou-se com a também pianista Lucila Guimarães. Em 1920, começa a compor a série de choros, 14 no total, para diversas formações. Na década de 1920 viajou para Paris divulgando sua obra e se apresentou ao lado de um dos maiores violinista da época, o espanhol Andrés Segóvia. Os registros contam uma curiosa história quando de sua ida para Paris: O compositor já estava atrasado para apresentação por aproximadamente duas horas, o que deixava a plateia parisiense irritada. Ao chegar foi logo dizendo: antes que comecem a vaiar-me vou explicar-lhe o que aconteceu. O avião que trazia-me precisou fazer um pouso forçado na aldeia de Xingu. Estava eu já dentro de um caldeirão prestes a ser devorado pelos índios. Eis que pedi para um dos presentes colocar uma peça de minha autoria para tocar. Então, o chefe deles conhecia minha música. Se não fosse isso eu não estaria aqui para me apresentar para vocês. Obrigado, vamos começar”, falou Villa-Lobos.

Em 1932 ele assume o SEMA [Superintendência de Educação Musical e Artística] onde utilizava o canto orfeônico como principal método de educação musical. Conheceu Armindinha - Arminda Neves d'Almeida com quem se casou. Já em 1944 à fama internacional bate à porta e faz sua primeira viagem para os Estados Unidos da América. Em 1949 Villa-Lobos regeu uma das melhores orquestras, a da BBC de Londres. Em 1951 e 58 recebeu encomendas do Scala de Milão [Itália] e da Sinfônica de Boston [EUA]. Gravou para EMI francesa boa parte de suas obras. Em seu catálogo constam 1.500 composições; sendo 18 concertos; nove Bachianas; 14 choros; 17 quartetos de cordas e canções; 12 sinfonias. O compositor faleceu em 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.

No Brasil

Várias orquestras brasileiras como OSESP [Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo], Filarmônica de Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília; a Sinfônica Municipal de Campinas e a Orquestra Sinfônica Brasileira [OSB] Rio de Janeiro, e outros já abriram pautas em suas temporadas para a obras de Villa-Lobos como parte das comemorações.

Eventos no mundo
Em Varsóvia, acontece nesse sábado 10, no Concert Hall com regência do maestro brasileiro John Neschling. Serão executados as obras "Choros" n* 6 com a Filarmônica de Varsóvia.

O pianista brasileiro Nelson Freire [à esquerda] fará recitais de piano solo nos dias 23 e 25 de ojaneiro. Em Paris, dia 23/01 e em Amsterdã - Holanda, dia 25/01.
 
Em Paris, a soprano Sandrine Piau apresenta as "Bachianas Brasileiras n* 5" no Théatre des Cahps Élysée.
Dia 25 de junho 'Choros n* 10', e regendo a Orquestra Sinfônica de Londres Tilson Thomas, no Barbican Center, Londres.
Em 23 de agosto 'Bachianas Brasileira n*2' 3,7,8 e9, serão interpretados pela Filarmônica de Tóquio, sob regencia do maestro brasileiro Roberto Minczuk.

Nos meses de novembro e dezembro será apresentado 'The Villa-Lobos Event', que tem como convidado especial o pianista brasileiro Marcelo Bratke. As homenagens acontecerão no Southbank Centre, Londres. Konzerthaus, em Berlim e em Bruxelas, no Conservatorie Royal.

Outros eventos - sem datas
Em fevereiro, a soprano brasileira Adriane Queiroz canta 'As Bachianas Brasileiras n*5' em Berlim.
Em maio Roberto Tibiriçá se apresenta em Portugal e na Venezuela.
Em agosto, o Cuarteto Latinoamericano apresenta na Cidade do México, com repertório de Villa-Lobos.

Istituto Italiano

Projeto do Istituto italiano de Cultura {I.I.C.} em São Paulo é apresentado. Arquiteto vai usar ideia semelhante ao seu projeto do aeroporto de Shenzen, em Bao'na, na China.

SÃO PAULO,6/01/09 - Massimiliano Fuksas é o arquiteto encarregado de ditar as formas do novo Istituto Italiano de Cultura, em São Paulo. A proposta é desenhar enormes lagartas em madeira, integradas ao único cinturão verde que restou em um terreno na Avenida Higienópolis, bairro de classe alta na zona oeste da capital. Segundo Fuksas, ao ligar prédios que se ligam ao entorno de forma orgânica, a obra sempre gera emoção a partir da topografia. O projeto vai ser muito orgânico e e sustentabilidade no ambiente. Segundo o arquiteto, " Vou construir laminas de madeira submersa na água de tom esverdeada. Ele não está preocupado com o moderno e diz " O moderno é coisa do século passado.Podemos dizer que aquele foi o século moderno". Hoje não há uma unidade estilística", finaliza. A pesar de não se preocupar com moderno, Fuksas está antenado para o que tem de mais avançado na ciência e técnicas para os seus projetos.
Entre as obras de Massimiliano Fuksas estão um pavilhão feito para Fieira di Milano [destaque], que lembra um avalanche de vidro branco, de modo a fazer monção a neve dos Alpes.A fábrica da Ferrari, Itália, o Centro da Paz, em Israel, projetos sob medida para Alessi e Giorgio Armani e também o aeroporto de Shenzen, em Bao'na, na China.

 

Morre ator brasileiro, em Portugal

 
Reprodução/IMDb) 

Ator Douglas Barcellos, de 33 anos, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 24, em Cascais cidade portuguêsa a 12 km a oeste de Lisboa.

 

Os motivos que poderia levar a morte do ator ainda estão sendo apurados, Barcellos estava estava em Portugal para gravar um filme americano ‘The Passionist’, onde era um dos protagonistas. O corpo do Barcellos foi encontrado entre as rochas à beira-mar com marcas no pescoço, que poderiam ser um sinal de que ele foi vítima de agressão. A Polícia portuguesa não revela detalhes das investigações sobre a morte, que correm sob segredo de justiça. O ator vinha tendo problemas com seu agente Enzo Lamblet. Em troca de e-mail com um amigo Douglas desabafou “Ele queria me queimar e tava falando mal de mim para todo mundo do meio, Globo, Hollywood, etc.”, diz uma das mensagens publicadas pelo jornal. Em outra, o ator teria escrito que viu “a morte de novo”. “Passei mal e o mano (Lamblet) não me socorreu”, diz. Douglas, que era casado, deveria ter voltado aos Estados Unidos no domingo (21). Mas segundo o jornal português “Correio da Manhã”, o bilhete dele foi cancelado pelo empresário, depois de uma briga.
 
A BBC Brasil apurou também que, a passagem do ator brasileiro por Portugal foi atribulada. Uma madrugada ele foi encontrado às quatro horas da manhã tomando banho numa fonte a poucos quilômetros do seu hotel em Carcavelos, um distrito de Cascais, apesar do frio do inverno. Na madrugada de terça-feira, o ator havia se envolvido numa briga com um motorista de táxi que quis cobrar 92 euros (cerca de R$ 305) por uma corrida de Lisboa até o hotel – normalmente, o táxi entre as duas cidades não custa mais do que 20 euros. A reportagem da BBC Brasil apurou que, no hotel onde estava instalado, apareceram duas pessoas dizendo que eram parentes de Douglas para levar os bens que o ator tinha no seu quarto. A família teria informado que ele não tem nenhum parente em Portugal.
 
Carreira

Barcellos vivia em Nova York com sua esposa e procurou fazer uma carreira nos Estados Unidos a partir de trabalhos na TV. Ele participou da novela americana The Bold and the Beautiful e das séries Mentes Criminosas e Head Cases.
 
No cinema, ele participou do filme Cinturão Vermelho (2008), do diretor David Mamet. Ele também fez uma ponta no filme Ele Não Está Tão a Fim de Você, estrelado por Jennifer Connelly e Jennifer Aniston, que deve estrear só em 2009. The Passionist é o primeiro filme em que fez papel de protagonista. Barcellos também foi modelo, tendo desfilado em Milão, Nova York e Paris.[Luiz Mendes / Francisco Martins / www.bbcbrasil.com.br ]
 

Encontro Olhares em Paraty

 
Um dos melhores sites que agrega profissionais ou não da fotografia, o Olhares, estarão em Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, com presença de Mica-Costa Grande.
 
Encontro Olhares em Paraty - RJNo próximo dia 17 de Janeiro acontecerá em Paraty o Encontro Olhares, será um momento de enconto entre vários usuários do site e uma oportunidade para conhecer e fotografar a belíssima cidade de Paraty. Participação de Mica Costa-Grande e o caminhão-câmera de 17 toneladas.

O fotógrafo Mica Costa Grande, que há seis anos percorre o mundo em família desenvolveu projetos inovadores em quatro continentes. No Brasil, com o seu caminhão-câmera desenvolveu o projecto "O Brasil pelo buraco da agulha", percorrendo vários estados fotografando com a maior câmera fotográfica do mundo.
 
O encontro será no centro de Paraty. A participação é gratuíta mas é necessário a inscrição no evento. As despesas pessoais (almoço, etc…) são da responsabilidade do participante. Os interessados deverão enviar um e-mail para apoio@olhares.com indicando seu nome e número de acompanhantes.

Mais informações em http://olhares.com/eventos/encontro_paraty/

FONTE: A equipa do Olhares.com
 

Para quem pretende ficar na capital paulistana, o que vai funcionar

museus e galerias, Sesc apresentam boas opções de lazer cultural e diversão: com a cidade mais tranqüila muitos aproveitam para ver aquela mostra que está faltando ou assistir um show mais intimista. Já que os locais funcionam de modo reduzido, veja o que fecha nas artes em SP nas festas de fim de ano. Em shows uma boa pedida é a programação do Sesc SP, que tem Chico César , Pato Fu entre outros. Na fotografia o grande fotógrafo baiano, Voltaire Fraga, na Pinacoteca e José Saramago, no Tomie Ohtake.
 

MASP - Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578
Exposições China: Construção e Desconstrução,
Olhar e ser Visto " e Virtude e Aparência a Caminho do Moderno".
FECHA NOS DIAS > 24,25 e 31/12 e 1*/01/2009
Preços: R$15, grátis terças-feiras. [11] 3251-5644]

MAC -IBIRAPUERA
Pavilhão Cicilio Matarazzo, no 3* piso, no Parque do Ibirapuera.
"Superfícies da Memória" e MAC: Instalações
De terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00 –
FECHA> 24,25,30 e 31/12 e 1/1/2009
GRATIS
[11] 5573-9932]

MAM - Parque do Ibirapuera - 3* portão /sn
"Arthur Barrio"
Preço: R$ 5,50 - grátis aos domingos
[11] 5085-1300
FECHA> DE 24 /12 A 5/1/2009

PINACOTECA -ESTADO
Praça da Luz , 02 - Bom Retiro
Mostras: "Voltaire Fraga" e "Intimidade"- Júlio Landman
De ter. a dom., das 10h00 às 17h30
R$ 4,00 e grátis aos sábados.
[11] 3324-1000
FECHA> 24,25 e 31/12 e 1* /1*/2009
http://www.pinacoteca.org.br/

ESATAÇÃO PINACOTECA
Mostras de Paulo Monteiro: Uma Seleção 1989-2008"
Marcello Nitsche - Explosões
Largo General Osório, 66 [11] 3337-0185
R$ 4,00 - GRÁTIS AS SÁBADOS
FECHA> 24,25 e 31/12 e 1/1/2009
http://www.pinacoteca.org.br/

TOMIE OHTAKE
Rua Coropés 88 - Pinheiros - Zona Oeste
"José Saramago: A Consistência os Sonhos" e Franz Weissman: anos 50.
FECHA DIAS > 24,25, 31 /12 e 1*/1/2009
http://www.institutotomieohtake.org.br/

MIS
Legítimo> Dentro e Fora do Circuito, e Workshop Rebobine, por Favor
FECHA nos dias > 25/12 e 1/1/2009
DIAS: 24 e 31/12 das 12h30 às 17h30
[11] 22117-4777
Av Europa, 158 http://www.mis-sp.org.br/

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Praça da Luz, s/n [11] 3326-0775
Mostra: Machado de Assis: Mas Este Capítulo não é Sério
FECHA NOS DIAS> 24,25 e 31/12 e 1*/1/2009
Valor: 4,00 [em dinheiro]
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

SESC POMPÉIA
Dudu Nobre _ 26 e 27 /12
Pato Fú - 27 e 28/12
Almir Guineto_ 3/1/2009
FECHA NOS DIAS 24,25 e 31/12 e 1/1/2009

SESC Vila Mariana _ Vozes Bulgaras 28/12
Chico César _ 3 e 4/1/2009
Roda de Choro - 3/1/2009
Demais SESC's > Consolação, Av Paulista e Pinheiros seguem os memso dias acima e as programações geralmente são com artes plásticas. http://www.sescsp.org.br/

Centro Cultural Fiesp
Exposição> "Japão: Mundos Flutuante"
Av. Paulista, 1313 [11] 3146-7405]
Seg, 11 às 20h00, ter. a sáb. das 10h00 às 20h00
dom. das 10 às 19h00
FECHA> 24,25 e 31/12 e 1/1/2009
Grátis

Estátua de Cristo superior a do Rio de Janeiro

 
Depois de criar uma praia artificial com coqueiros e faixa de areia com 160 metros, Sertãozinho está fazendo um Cristo Redentor superior ao do Corcovado, RJ.
 


SERTÃOZINHO -SP - 7/01/2009 - Distante 333 quilômetros da capital paulista, o município constroi estátua do Cristo Redentor cujo conjunto mede 57 metros de altura; pedestal de 39m, mais a escultura do Cristo com 18 metros. Ou seja, 1 metro maior que o do Rio de Janeiro, que mede 38m, e foi inaugurado em 1931 e eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno em 2007.
A obra de Sertãozinho deverá ficar pronta para a Páscoa, em abril, e custará aos cofres da cidade 1,5 milhão, 1% do Orçamento desse ano. Segundo o prefeito Nério Costa, PPS, não se trata de sobras de recursos não. Também informa que não é proposital o tamanho do Cristo de Sertãzinho de modo a superar o do Rio de Janeiro. A intenção do monumento instalado no Morro do Vanzela é apenas a visualização de toda a cidade do alto do Cristo", informou Nério.


A cidade tem 103 mil habitantes e o prédio mais alto é de19 andares e tem o mesmo tamanho do monumento. O monumento terá uma escadaria contornando-o e um elevador para transportar idosos e deficientes físicos. Alguns defendem a tese de que ao invés da construção do Cristo o prefeito deveria ter feito 100 casas populares ao custo de R$ 15 mil cada uma. "Porém, se trata de uma obra de grande vulto para a cidade", rebate o prefeito. Desse mesmo pensamento outros partilham e acham que o monumento vai atrair muitos turistas à cidade. [Foto por Maurício Cardim/AgênciaFM]

 

 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:13  comentar

Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
19

21
22
24
25
27

28
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO