Revelando, imortalizando histórias e talentos
19.7.09

A noite é um grande palco onde vivemos inúmeros papéis" (Mauricio Cardim, 19/6/2009).


A estreia de Maurício Cardim não poderia ser melhor; suas ‘pílulas’ culturais sobre músicas que tem a noite como inspiração vem obtendo uma visitação além da esperada. Parabéns. Nessa edição ele fala sobre Lupicínio Rodrigues, Raimundo José, Diana, Adriana e outros.


"Estrela da Canção"

Autoria de Ricardo Villar em uma gravação de Ângela Maria para os discos Odeon (1981). Seguramente a cantora escreveu seu nome na história da boa música do Brasil. O título é bem empregado para uma cantora de muitos méritos. Trecho> "Quando a noite se anuncia/eu começo então a brilhar/pois sou uma estrela da nossa canção popular".

"Eu Quero Esse Amor"

Autoria de Pinochio, essa canção foi gravada pela cantora Sâmara. Até ai ela só tinha gravado LP’s, essa música está no seu primeiro CD pela gravadora RGE. Trecho> "...Não importa se é tarde/noite, madrugada ou raiar do dia/a hora que der eu vou ter tua companhia".

"Manhãs de Setembro"

Mário Campanha/Vanusa. Gravação de Vanusa e mais uma música que emplacou em todas as paradas de sucessos, outro grande acontecimento na carreira da cantora e compositora dos anos 1960. Trecho> "Fui eu que em noite fria se sentia bem/e na solidão sem ter ninguém fui eu/fui eu que em primavera só não via as flores e o sol nas manhãs de setembro".

"Incêndio"

Fagner, no LP de 1987, cheio de sucessos. Trecho> "Eu sei quem acendeu essa fogueira que nos queima/e não aclara nossa noite maior/mais verdadeira". Negrito


"Justo Nesta Noite"

Gravação de Adriana. LP de 1970 que fez muito sucesso. Vieram outros LP’s e compactos duplos e simples e, Adriana, que a colocaram sempre nas paradas. A cantora foi uma das primeiras a ser tocada nas FM’s (1986) o que não era comum tocar artistas populares (e com talento). Depois é que mudou tudo, tai um exemplo... Trecho> "Justo nesta noite/tão linda de luar/e eu fiquei sozinha..."

"Porque Brigamos".

Diana gravou a versão de Neil Diamond há mais de 30 anos, ambos fizeram sucessos e a música ganhou diversas regravações. Inúmeras duplas "sertanejas", intérpretes, grupos de "forró", e todos obtiveram sucesso. NegritoTrecho> "Quando é noite de regresso você briga por qualquer motivo/confesso que tenho vontade de ir embora pra nunca mais te ver..."

"Exemplo"

Outra magnífica gravação da "Dupla" Raimundo José e Lana Bittencourt. Canção do gaúcho Lupicínio Rodrigues, um compacto simples com um bom exemplo musical que faz bem aos nossos ouvidos e nossa alma. Ângela Maria e Cauby Peixoto também gravaram e ficou igualmente bom também. Essa foi a primeira música que Raimundo José ouviu e ficou encantado pelo mundo da música e anos depois...gravaria ao lado de uma grande diva da MPB, Lana Bittencourt {já os fotografei e também fui fotografado ao lado dos dois). Trecho> “Deixa o sereno da noite molhar teus cabelos que eu quero enxugar,amor. Vou buscar água na fonte lavar os teus pés perfumar e beijar, amor”. {Maurício Cardim e Lana Bittencourt, foto acervo do fotojornalista ; liberação por Agência FM}

“Exemplo”, está no CD “Todo Brasileiro” coletânea de Raimundo José, 2003. Leia mais sobre o cantor >
http://raimundojosecantor.blogspot.com/

Mais sobre Maurício Cardim


www.formasemeios.info

 

www.fotografo-expositor.brasilflog.com.br

 

www.tiobento.brasilflog.com.br

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:38 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

12
14
15
18

20
21
22
24

26
27
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds