Revelando, imortalizando histórias e talentos
4.8.09

Noite na Música, editoria escrita por Maurício Cardim continua a fornecer informações sobre letras musicais cuja noite está presente, servindo de fonte de inspiração. Aqui, Cardim dá dica de composições como “No Rancho Fundo’”, chegando até a bela canção do Padre Marcelo Rossi.

"No Rancho Fundo"

Grande clássico da MPB Gravada por Elizete Cardoso e também regravações com Silvio Caldas, Noite Ilustrada, Gal Costa e tantos outros, inclusive com duplas pseudo-sertaneja, e muitas pessoas sem o devido conhecimento pensam que foram 'eles" os primeiros, que pena. Recentemente ouvi um depoimento desse... Trecho> "Nunca mais houve alegria nem de noite nem de dia os arvoredos já não conta mais segredos". Composição de Ary Barroso e Lamartine Babo,1931.

"Esmeralda”

Composição de Filadelfo Nunes e Fernando Barreto. Grande sucesso dos anos 1960 na voz de Carlos José. Também gravado por Roberto Faisal e incluído no LP "Paradão" da gravadora Columbia. Trecho> "Lá vai Esmeralda casar na igreja/Deus queira que os anjos não cantem pra ela e lá na capela seu Vigário não esteja/Deus queira que a noite na hora da festa não venha orquestra..."

"Noites Traiçoeiras"

Composição de Padre Marcelo Rossi. A minha proposta é escrever sobre músicas que cita a palavra NOITE, essa composição intitula-se Noites Traiçoeiras, porém no decorrer da música é citada a palavra no singular, por isso tai essa mensagem bonita e cheia de fé gravada por Padre Marcelo em dueto com o cantor Belo. Trecho> "E ainda se vier, noite traiçoeira/se a cruz pesada for/Cristo estará contigo".

"Noite no Paraguai"

Versão gravada por Cascatinha e Inhana com excelente interpretação para esse clássico da música paraguaia. Muitos regravaram, porém o maior êxito fonográfico foi da dupla que fez muito sucesso dentro e fora do Brasil. Trecho> "Na noite alta e enluarada/a serenata passando vai..."


Resto de Amor"

Canção Rancheira gravada pelo Trio Parada Dura (formação original, Creone, Barrerito e Mangabinha) no LP de 1981.Trecho>
"Passarei a noite toda sem dormir falarei com ela custe o que custar".

"É Triste Minha Canção". (Le Lac de Come).
Gravação de uma das queridas cantoras do Rádio, Emilinha Borba que ficou conhecida com suas marchinhas de carnaval e que fizeram e faz sucesso até hoje. Emilinha gravou também dezenas de boleros encantadores e esse é um deles que foi relançado no Lp O Maravilhoso Mundo Musical de Emilinha Borba-Vol 2. Trecho: "A noite é triste/triste é minha canção/luar não há, é grande a minha solidão".

"Pensando em Ti"
Herivelto Martins/David Nasser. Música gravada por tantos e bons intérpretes, porém vou citar a gravação também bonita de Nelson Gonçalves em dueto com Ângela Maria para um LP intitulado ‘Ele e Elas’, onde Nelson Gonçalves divide 12 das canções gravadas entre 6 cantoras de primeiro time num disco da RCA em 1984. Fafá de Belém, Joanna, Beth Carvalho, Núbia Lafayette, Alcione e Ângela Maria. Trecho "Eu anoiteço pensando em ti/eu não te esqueço é dia e noite pensando em ti".

"João e Maria”
Composição de Chico Buarque/Sivuca. Além de Chico Buarque, também gravaram, Caeteno Veloso e Maria Bethânia ao vivo em 1978, em um dueto formidável para o bonito álbum recheado de boas fotos. Trecho> "...pra lá desse quintal/era uma noite que não tem mais fim/pois você sumiu no mundo..."
{Mauricio Cardim }

 

 

Conheça mais sobre Cardim 


http://www.fotografo-expositor.brasilflog.com.br/
http://www.musiramafm.com/

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 01:10  comentar

Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12

16
17
20
21

23
25
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO