Revelando, imortalizando histórias e talentos
13.8.09

Whistler - 1834 - 1903

Foi dispensado da academia militar acusado de 'perder muito tempo com arte'.

James Whistler teve uma vida repleta de aventuras. Nasceu em Manchester, EUA, e passou a infância na Rússia, quando seu pai foi contratado para construir a primeira estrada de ferro do império. Voltou aos Esatdos Unidos quando já era um adolescente, e ingressou na academia militar, e foi dispensado acusado de 'perder muito tempo' com a arte. Viajou para Paris, onde ficou uma temporada, e de lá estabeleceu-se em Londres. Fez fama entre os ingleses com " O Retrato da Mãe do Pintor" pois foi classificado de traços e grosseira impostura, pela Real Academia Britânica.

 

Os críticos riam de seus trabalhos e ninguém os comprava. Mas, pouco a pouco seu genio foi se impondo aos 'algoses'. Clemenceau recomendou ao Governo francês que comprasse a obra "O Retrato da Mãe do Pntor" para ornar o Louvre. A partir dai, Whistler começou a viver não somente em agradável vida econômica, mas também no gõzo de uma fama que dia a dia crescia. A obra " Retrato da Mãe do Pintor" pertence ao Museu do Louvre, Paris.

 

 

 

 

Rosa Bonheur - 1822 - 1899

A francesa Rosa Bonheur rompeu com alguns padrões pré-estabelecidos no mundo das artes.

 

 

 

 

 

"A Diana de Fontainebleau" como era chamada por seu isolamento durante 40 anos em sua propriedade perto da floresta, onde vivia rodeada por paradisíaco mundo animal. Criava potros norte-americanos, cavalos árabes, e bichos selvagens, sua paixão. E mais tarde, realizaria uma bela obra usando o tema 'animais'.

Rosa dedicou sua à arte e expôs no Salão de Paris de 1853, a sua obra-prima A Feira de Cavalos, e encantou o mundo das artes. Durante 18 meses Rosa estudou e trabalho nessa tela, muitas vezes tinha de se vestir de homem para poder ir à feira de cavalos de Paris. Lá se misturava com cavalariços e negociantes de animais onde podia desenhar à vontade.

Apesar de ter vários pretendentes, ela não se casou, e foi a primera mulher a receber honrada com dignidade de Oficial da Legião de Honra. Tinha como admirador de sua arte Victor Hugo "Na minha opinião é a maior pintora que já existiu", disse Hugo. A tela “Feira de Cavalos” encontra-se MoMA – Museu Metropolitano de Nova Iorque.

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 01:30  comentar

Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12

16
17
20
21

23
25
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO