Revelando, imortalizando histórias e talentos
13.8.09

Frans Hals - 1580 - 1666

Suas telas e até a mobília constantemenete eram penhoradas para garantir pagamento ao padeiro e o leiteiro. Sua pintura mais importante fora realizada enquanto fugia do leiteiro que lhe cobrava 140 florins.

Dos pincéis de Hals saíram os mais vigorosos e alegres retratos de sua época. Todo o período de sua carreira fez uma arte franca e fecunda que ornam as mais importantes coleções de quadros. A pequena Holanda, tinha a pouco tempo se libertado dos punhos de aço da Espanha, e a energia da liberdade se espalhava e expandiam em uma vida exuberante.



Flamengo, nascido no Haarlem, devido sua leviandade e prodigalidade fora vítima de vários credores. Sua obra mais importante " O Alegre Tocador de Alaúde" foi pintado entre uma fuga e outra. Um leiteiro de quem era cliente, não lhe dava sossego, queria receber uma dívida de 140 Florins. Aos 50 anos ele continuava sem perspectivas financeiras; teve de penhorar toda seu acervo de quadros para pagar o padeiro. Quando completou 60 anos, recebeu uma citação judicial por não pagar os suportes que utilizava para pintar. Aos 70 anos, um credor usurário penhourou não somente suas telas, mas também a mobília de sua casa.

Sua vida continuava finaceiramente ladeira a baixo. Já era um ancião, então, as autoridades locais lhe concederam uma pensão de 4.000 Florins. Ao falecer em 1666, não tinha dinheiro para ser enterrado, o funeral foi custeado pelo município. "O Alegre Tocador de Alaúde" pertence à coleção do cubano Oscar B. Cintas.

 

 

 

 

 

Carot - 1796 - 1875

Tinha uma vida frugal, a grana que conseguia com os valiosos quadros servia para fazer caridade.

Não será nenhum exagero afirmar que Jean Baptiste Camille Carot foi o mais famoso pintor do século XIX. Era amado por sua generosidade quanto pela modéstia e obras pictóricas. Carot foi um dos mais felizes intérpretes da natureza. Através de reproduções arcaicas de bosques, prados, paisagens suaves com prateados semitons. Os crepúsculos eram dotados de tal encanto que empolgava leigos e conhecedores de arte. Assim, cada dia assistia a valorização de sua obra.

Em sua telas campais, algumas vezes acrescentava figuras humanas como mulheres ou crianças camponesas, barqueiros etc... as figuras eram meros detalhes. Mas, o que tornou sua arte mundialmente conhecida foi haver conseguido captar nas mesmas toda poesia da natureza.

Carot foi um solteiro convicto, seu casamento era com a pintura e com a caridade. Tinha uma vida pessoal muito frugal, todo o dinheiro que conseguia com os valorosos quadros servia só para ajudar os outros. Sua obra de destaque é "Vista de Montefontaine", está no Museu do Louvre, Paris.

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 01:45  comentar

Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12

16
17
20
21

23
25
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO