Revelando, imortalizando histórias e talentos
17.9.09

Giotto: 1266-1336

Foi reconhecido como gênio da pintura pelos grandes pintores de sua época: Rafael entre outros.

O pintor florentino Giotto de Bondone, filho de um camponês, demonstrou logo cedo grande habilidade ao dar vida a uma imagem encontrada, transformando toda sua técnica pictórica. Ele pintava as coisas de acordo com o que via: uma árvore reproduzida pelo pincel de Giotto se destacava num espaço tridimensional. Nos seus retratos, lia-se não só o caráter como também as emoções do retratado.

Ele viveu em época de grande onda de fervor religioso que dominava não só na Europa mas em quase todo o mundo, havendo assim construído em Assis [Itália], uma igreja em memória de São Francisco. O então, jovem Giotto foi convidado para pintar cenas da vida do santo, que formam um conjunto de 28 obras de rico e variado colorido.

Giotto é um caso especial, foi considerado um gênio da pintura ainda em vida. Teve grandes admiradores entre eles pintores de sua época por exemplo Rafael, Michelangelo e Da Vinci. Todos o reconheciam como " o fundador da nova doutrina na pintura". Para figurar entre as 20 Obras-primas de todos os tempo "São Francisco Pregando aos Pássaros" , na Igreja Alta de São Francisco.

 

 

 

Cézanne: 1839-1906

 

 

Era como se ele tivesse feito um pacto com a natureza, que cedeu a este seus segredos tão zelosamente guardados.


Em todos os gênios indicados na seleção de Formas&Meios com uma obra-prima entre as 20 melhores de todos os tempos, viu-se entre eles a capacidade de lutar sozinho quando é necessário. E isso aplica-se também ao francês Paul Cézanne, que conservou a fé em si mesmo. O seu senso de originalidade era tão grande que jamais se ateve ao formalismo das escolas pictóricas. Ele procurava as fontes de sua arte na própria natureza. Como se tivesse feito um pacto com a natureza, que cedeu a este seus segredos tão zelosamente guardados.

A tela 'Vila de Gardanne', Cézanne se consagrou totalmente em pensamento, as energias, o coração, em resumo, toda a vida à tarefa de captar cores, os ritmos e as estruturas. Sua pinturas eram feitas de formas subjacentes ]esferas, cones, cilindros e cubos], ele descobriu que se podia descompor basicamente o mundo real: dos objetos e paisagens que o cercavam. A tela indicada por Formas & Meios e Equipe, como uma das 20 maiores de todos os tempos, é um bom exemplo da técnica minuciosa e vigilante.

Em certo ponto, foi alheio ao século XIX em que viveu e à escola impressionista, a qual é incluído. Sua influência chegaria aos grandes mestres da arte moderna como Derain, Matisse, Braque, e até ao mestre menor Pablo Picasso. Assim, pode-se atribuir a Cézanne a honra ser o fundador da arte de hoje, que não poderá ser outro senão Paul Cézanne. A obra se encontra no Museu de Brooklin, de Nova Iorque.

LEIA MAIS SOBRE http://formasemeios.blogs.sapo.pt/14434.html 

 

Francisco de Goya: 1746/1828

 
O reconhecimeto de sua arte viria somente quando ele tinha 62 anos. O retrato em pauta está no acervo de museu brasileiro.

Don Francisco de Goya y Lucientes era um camponês espanhol, tornou-se em uma das mais vigorosas personalidades que o mundo pictórico conheceu. Logo na infância mostrou seu talento ao receber as primeiras lições de desenhos, aos 12 anos. Mas, o apogeu de sua arte demoraria décadas, e somente quando tinha 62 anos é que ele obteve o reconhecimento como pintor.

O pintor evoluiu até seus últimos dias. Por isso ocupava um lugar ímpar na história da pintura mundial. Ele é considerado o último dos antigos grandes mestres e o primeiro dos mestres modernos.

Justificar
Goya alcançaria o sucesso através de retratos para personalidade, reis e fidalgos. São centenas até hoje imemoráveis. Para Formas&Meios e a equipe de ediores, o retrato " O Cardeal Don Luís Maria de Bourbon y Villabriga", é indicada como sua Obra-prima. O retrato encontra-se no MASP, Museu de Arte de São Paulo, Brasil.
 

LEIA MAIS SOBRE goya http://formasemeios.blogs.sapo.pt/342963.html

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 01:47 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Setembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
16
18
19

20
21
22
23
24
25

27
28
29
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds