Revelando, imortalizando histórias e talentos
9.11.09
 
Maurício Cardim deu apenas uma pausa para pesquisar mais canções que falam sobre a noite. Dessa vêz ele apresenta só mulheres cantando a NOITE.

"A Noite se Vai" - Sarah, uma das cantoras da "época discoteque" numa gravação vertida para o português (Night Fever) por Johnson. O sucesso do LP de 1978 lançado pela gravadora Copacabana intitulado A Ùltima Dança foi grande e a carreira da cantora foi curta. Um disco bem produzido e ilustrado com fotos do competente fotógrafo e meu amigo, Ramon Rodrigues. "Eu sei bem o que vai acontecer todo mundo vai nessa noite dançar".


"Olha pró Céu" Terezinha de Jesus - Cantora do RN. lançada numa safra de boas cantoras (1979) que se destacaram, fizeram sucesso e sumiram e outras estão na ativa até hoje. O paradeiro de Terezinha de Jesus eu não sei, gostaria de saber.

"Olha pro Céu", Luiz Gonzaga-José Fernandes. Disco lançado pelo selo Epic (CBS) de 1982 intitulado Sotaque."Foi numa noite igual a estaque tu me deste o coração".


"Tenho uma Noite Guardada prá Ti" - Edna Fagundes num Lp da Copacabana (1972), intitulado A Rainha do Bolero. Nessa época inúmeras cantoras da Velha Guarda e novatas dominavam as paradas de sucessos. Não foi o caso da Edna Fagundes.A música é uma versão de Nazareno de Brito (quantas versões de sucesso ele fez)."Tenho uma noite guardada prá ti..."

"Mais uma Noite" - Linda Rodrigues. Também uma cantora da "Época de Ouro" numa composição de Aylce Chaves-Linda Rodrigues- William Duba. LP da gravadora Chantecler."Companheiras da noiteque já sofreram o que eu estou sofrendo".

Quero Sair com Você" Anastácia. Cantora e compositora. Suas canções foram gravadas com sucesso por diversos cantores populares e de MPB.Anastácia gravou muito em rítimo de forró e esse é um deles lançado em 1990 (Hermisom Discos)."Hoje a noite eu quero sair com você já faz muito tempo que agente não se vê


 

"As Cantoras do Rádio"- Gravação interpretadas por algumas das Cantoras do Rádio: Rosita Gonzales/Carmelia Alves/Violeta Cavalcante/Ellen de Lima e Zezé Gonzaga.Uma regravação, porém de peso num Lp lançado pela gravadora Fama.Não alcançou o sucesso merecido, porém bons momentos das intérpretes num disco histórico."Nós somos as cantoras do Rádio vivemos a vida a cantar a noite embalamos ..."

"Dor de Cotovelo".Faffy. Outra cantora e compositora lançada no final dos anos 1970. Teve grandes sucessos gravados principalmente perla cantora Joanna.Posso Falar? é o título do seu LP lançado pela CBS em 1979.Faffy não se destacou como cantora."Torra o saco noite e diame chamando de "CORNELIU".

"Karma Secular"Lana Bittencourt. Outra grande cantora da Velha Guarda num LP da gravadora Fermata de 1986 interpretando uma composição de Angela Rô Rô."O que acorda minha alma não tem sonoo medo vara a noite".

"Uma Noite de Verão"Rosa Miyake. Letra em português de Hidenori Sakao.Gravação Chantecler num compacto simples (1967), época da Jovem Guarda, onde muitas cantoras jovens também fizeram sucesso. Rosa Miyake foi acompanhada por The Marker's nessa gravação. "...uma noite de luar de verãomais tão cedo tudo acabou".
"Prá Começo de Assunto"Elizabeth. Iniciou sua carreira graavando MPB na gravadora Continental. Daí para o sucesso foi um pulo. O LP Eu, Elizabeth foi um dos maiores sucessos de sua carreira, lançado também em espanhol em diversos países. O sucesso se repetiu e novos discos lançados em nosso país e fora.Teve muito de suas canções gravadas e regravadas por diversos artistas."Chega na varanda..}
"O Dia Que Me Queiras" (El dia que me queiras)Carlos Gardel-La Pera - Versão Haroldo Barbosa. Regravação de Rosemary em LP e CDue noite lindavê que lua cheia tá fazendo agora..." .

 

"O Dia Que Me Queiras"(El dia que me queiras)Carlos Gardel-Le Pera - Versão Haroldo Barbosa. Regravação de Rosemary em LP e CD., (1995)Gravadora RGE , discos com 12 faixas e boas intepretações de Rosemary cantando boleros que foram sucessos e uma inédita de Roberto Carlos-Erasmo Carlos. Um dos melhores discos da Fada Loura da Juventude (como era conhecida na época da Jove Guarda)."A noite que me queirasdo azul do firmamentoestrelas radiosas..."
 
 
"O Relógio"(El reloj)Roberto Cantoral - Versão Nely B. Pinto - Samara, cantora de vozeirão e boa intéprete de músicas sertanejas e boleros. Retorna ao disco em 2009 num CD intitulado Sabor a Mi pela Gravadora ZAN Brasidisc (onde ela gravou seu primeiro LP e com sucesso). Disco esse cheio de regravaçoes e inéditas.
 
 

 

Observação: "O Relógio" alcanço grande sucesso com Roberto Luna, Altemar Dutra, Adilson Ramos, e, muitos outros também gravaram sem tanto êxito."...faz essa noite perpétuaprá que meu bem não se afaste de mim.." {Todas as fotos de autoria de Maurício Cardim} Minas Gerais, 14/02/2010.
 

 

 

O fotógrafo e jornalista Maurício Cardim [com Cláudia] dá sequencia aos sucesso populares que citam a noite como inspiração. Aqui, intérpretes como Joelmah, Wanderley Cardoso, Lady Zú entre outros.


 



A Véia Debaixo da Cama"
Um dos maiores sucessos do cantor e compositor Geraldo Nunes nos anos 1970. Mineiro de grandes êxitos populares desde a época da Jovem Guarda e que teve sucessos gravados por Wanderley Cardoso, Gilliard e Joelma e outros . Com sua filha Mona lisa também compôs muitas canções. "A véia debaixo da cama/a véia criava um rato/na noite que se danava/o rato chiava..."


 
"Festa para um Rei Negro"
Composição de Zuzuca e gravação de Jair Rodrigues um dos seus maiores sucessos.
Uma releitura nas vozes de Neguinho da Beija-Flor e Dominguinhos do Estácio, em dueto num CD intitulado Casa de Samba onde diversos intérpretes famosos regravaram os maiores sucessos de todos os tempos.


"Dois Estranhos"
Composição de Joel Marques compositor que teve e tem suas músicas gravadas por diversos artistas do pop sertanejo e com muito sucesso. Martha Mendonça [foto por Maurício Cardim], (não é sertanejo) gravou essa canção num Lp da extinta gravadora 3M. Vale lembrar que em 1998 ela e o falecido Altemar Dutra foram homenageados numa peça teatral:"Sentimental Demais, eu sou... Uma homenagem" e interpretada pela cantora Cláudia. Tive o prazer de fotografar a peça e a Marta também no final do espetáculo Trecho: "Toda noite quando escuto você chegar/ saio correndo..."


"Viola Enluarada"

Marcos Valle interpreta essa canção espetacular e que compôs em parceria com Milton Nascimento. Outra grande música em forma de poesia e sucesso marcante na carreira de ambos. Trecho: "Viola em noite enluarada/no sertão é como espada, esperança de vingança".

"A Noite Vai Chegar"

Sucesso em todo o país na voz de Lady Zú (Zuleide ao contrário), época da Discoteca (1977 até 1980) e que foi uma "Febre" nacional, muitas cantoras e cantores surgiram e como o tempo... também passou e marcou. Trecho: "A noite vai chegar/meu pensamento está tão longe..."

"Por Causa Dessa Cabocla"

Composição de Ary Barroso / Luiz Peixoto em uma interpretação marcante de Maria Bethânia gravada no LP Pássaro da Manhã (1977) , disco que está recheado de sucesso numa época de boas músicas no rádio, sinto saudade... Trecho: "A noite dos seus cabelos/os grampos são feitos de pirilampos que as estrelas querem chegar/e as águas do rio que vão passando..."

"Fruta Orvalhada"

Oswaldo Montenegro numa composição bonita, parece até uma poesia musicada... com bastante sensualidade e poesia (parece não), é isso mesmo. Trecho: "No gosto da boca e a rima fluindo da noite!e o cabelo cheirando a jasmim/de manhã manga rosa parece molhada/teu corpo é fruta orvalhada que a terra preparou pra mim".


"Quando a Noite Vem"
Volto a citar que Ângela Maria gravou muitas músicas citando a noite como tema. Fiz uma pesquisa e foram muitas mesmo! Alguns títulos: "A Noite e a Despedida", João Valentão, "Tédio", "Dançaria a Noite Inteira", "A Noite do Meu Bem", "Moça Bonita""Ronda", "Tango Pra Tereza", "Noite Chuvosa", "Recordações de Ipacaray", "Abandono" "O Arlequim de Toledo" e tantas outras.


 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 18:14  comentar

Novembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO