Miguel Febres Cordero, educador – 1854 – 1910
Irmão das Escolas Cristãs, Cordero é considerado o maior educador cristão do Equador. Nasceu em Quito em 1854, foi o primeiro irmão latino-americano dos irmãos de La Salle. Por mais de quarenta anos lecionou no colégio de Quito e viu passar como alunos seus muitos jovens que mais tarde seria ocuparam postos relevantes no governo daquele país ou em instituições da nação.Foi um grande pedagogo, tanto na escrita quanto na palavra. Seus textos escolares foram mais tarde adotados em todas as escolas do país, Equador.
A partir de 1907 fez viagens de estudo e experiência pedagógica na Bélgica e na Espanha. Adoentado, retirou-se a Premiá de Bar [Barcelona - Espanha], onde veio a falecer em 9 de fevereiro de 1910. Seu corpo foi repatriado em 1936 onde foi recebido calorosamente pela nação. Seu corpo repousa no colégio da Magdalena. Miguel Febres Cordero foi canonizado por João Paulo II, em 9 de fevereiro quando tem seu dia comemorado, e em 2010, no dia 9 de fevereiro também é lembrado pelo centenário de sua morte.
Francisco Solano - 1549-1610

Em sua última pregação alertou sobre os terremotos de Arica e Arequipa. É o grande missionário do período colonial junto com São Luis Beltrão, São Pedro Cláver.
Nascido em Montilla , em Córdoba - Espanha, aos 20 anos ingressou na comunidade de franciscanos dessa cidade. Foi ordenado sacerdote, percorreu os povoados de Córdoba, Sevilha e Granada carregando em torno de si multidões afervoradas por sua palavra e, principalmente, por seu carisma. No ano de 1589, embarca para o Peru. Partindo do norte da Argentina - Santiago del Estero, La Rioja, e Córdoba, chegou ao Peru chegou ao Peru, depois de ter permanecido em Tucumán por 11 anos, de 1591 a 1602, primeiro como missionário e como viceprovincial de todos os conventos de Tucumán e do Paraguai, ambos dependentes da província do Peru.
Os últimos anos passou-os em seu retiro em Lima. Em dezembro de 1605, abandonou seu retiro com um crucifixo na mão e saiu pelas ruas e praças exortando a todos a fazer penitência de seus pecados e ameaçando os renitentes com os castigos de Deus. Muitos o seguem até a Praça de Armas. O exemplo de Arica e Arequipa assolados por um terremoto está na mente e na lembrança de todos. Aquela noite todas as igrejas ficaram abertas devido ao grande afluxo de pessoas que pediam aos gritos a confissão. Foi sua última pregação. Depois disso sua vida transcorreu tranquila. Faleceu em 14 de julho de 1610. É o grande missionário do período colonial junto com São Luis Beltrão, São Pedro Cláver e outros. Foi canonizado em 1726, sua festa é realizada em 24 de julho. Nesse ano de 2010 é lembrado os 400 anos de sua morte.
Catarina de Gênova - 1447-1510
Juntamente com o marido Juliano Adorno, Catarina viveu intensamente dedicada aos necessitados
Formas&Meios Agradecimentos:
Editora Santuário
[0xx12 / 3104-200} – Aparecida –São Paulo
http://www.redemptor.com.br/
vendas@redemptor.com.br
Livro: Dicionários dos Santos
Autores: Pedro R. Santidrián
Maria del Carmem Astruga
N* páginas: 288
Centenário de Chico Xavier
Filho de João Cândido Xavier e de Maria João de Deus, foi educado na fé católica. Ele teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita no ano de 1927 após ter observado um fenômeno obsessivo em uma de suas irmãs. A partir daí passa a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, relatado em nota no livro Parnaso de Além Túmulo. Sua mediunidade ganharia maior clareza em finais de 1931. Franciso de Paula Cândido, nome de batismo lhe foi dado em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, e foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que rompeu com o catolicismo. Foi como Francisco Cândido Xavier que escreveu seus primeiros livros e mudado oficialmente em abril 1966 ou 65, quando de sua segunda viagem aos Estados Unidos da América.
Comemoração
Terminou o curso primário no ano de 1924, e não voltou mais a estudar, começando a trabalhar como auxiliar de cozinha em um restaurante, em 1925. No mês de maio de 1927 participou de uma sessão espírita onde vê o espírito de sua mãe, que lhe aconselha ler as obras de Allan Kardec. Já no mês de junho do mesmo ano, ajudou a fundar o Centro Espírita Luiz Gonzaga, e em julho deu início os trabalhos de psicografia escrevendo 17 páginas. No ano de 1928, aos 18 anos, começou a publicar suas primeiras mensagens psicografadas nos jornais O Jornal, do Rio de Janeiro, Almanaque de Notícias, em Portugal entre outros.
No exterior/mensagem
No ano de 1965, no mês de maio, Chico Xavier e Waldo Vieira viajaram para Washington, EUA, com finalidade de divulgar o espiritismo no exterior. Contou com a ajuda de Salim Salomão Haddad, na época presidente do centro Christian Spirit Center, e de sua mulher Phillis. Estudaram inglês e lançaram o livro Ideal Espírita, com o nome de The World of The Spirits.
Chico Xavier desencarnou (faleceu) aos 92 anos de idade em decorrência de parada cardíaca, segundo relatos de amigos e parentes próximos , Chico Xavier teria pedido a Deus para morrer em um dia em que os brasileiros estariam muito felizes, e que o país estaria em festa, por isso ninguém ficaria triste com seu passamento.