Revelando, imortalizando histórias e talentos
29.1.10

Exclusivo: CD de Luiz Fabiano faixa a faixa

 

"Luiz Fabiano de Todos os Tempos", último CD do artista gravado em 2006, pelo selo Arlequim, mantém as características de Luiz Fabiano, o romantismo, porém não é um trabalho por igual. Mas está bom o suficiente para manter a memória do cantor por décadas.
 


 
O disco abre com a uma canção não muito feliz "Volte", composição de Luiz Fabiano/Hamilton R. Filho e J.Menezes}, melodicamente não representa muito na carreira do artista, pois o romantismo remete aos sertanejos. Já a regravação "Meu Bem, ao Menos Telefone" {Luiz Fabiano}, ele ressurge com guitarras, voz forte, interpretação marcante tanto quanto na primeira gravação. A faixa número três " Tributo ao Rei" {Luiz Fabiano/Hamilton R. Filho}, uma clara homenagem ao Roberto Carlos, tem influências da Jovem Guarda, citação as canções de Roberto Carlos {Jovens Tardes de Domingo" Amigos de Fé Irmão Camarada" Côncavo e Convexo" Jesus Cristo" Nossa Senhora" entre outras}, vale como agradecimento de Luiz Fabiano a Roberto, entretanto, é mais uma faixa que não decola no CD. Porém, cumpre a função, homenagear o "rei".



 
A música quatro "Moça de Vermelho" {Luiz Fabiano/Hamilton R.Filho e J. Menezes}, eis que retorna o romântico de sempre, com voz meiga, envolvida por teclados/piano e cordas, no seu melhor estilo, denominado por muitos como brega "Amigo eu já briguei e dei porrada, já dormi pelas calçadas por causa desse amor. Eu sei, já perdi a mulher e não quero perder o amigo".É para arrasar com os corações apaixonados. A faixa número cinco " Você me Pediu", autoria de Luiz Fabiano, fez relativo sucesso na voz de Erasmo Carlos, mas é na voz do autor que ela ganha sua interpretação ideal. "Quando Anoitecer" versão e gravação de Lilian Knapp, para La Lundi au Soleil, composição de {Patrick Juvet /Frank Thomas/Jean Michel Rivat}, é mais um acerto na escolha do repertório.
 



 
Já a canção título "De Todos os Tempos" {Luiz Fabiano/Dimarco}, soa como despedida. Na primeira audição é uma composição aparentemente fácil. Na segunda audição, percebe-se uma trama onde alguém partirá - não de livre vontade -. É uma composição enigmática pela forma em que os compositores alinhavaram as personagens. "Mel", música n* oito do CD {L. Fabiano/ Hamilton R. Filho}, apesar dele cantar certinho, fica muito aquém tanto musical quanto vocal, deixa a desejar. Como todo trabalho, este CD de Luiz Fabiano tem altos e baixos, sendo mais pontos positivos exemplo é " Você já não Gosta mais de mim" canção número nove {Luiz Fabiano}- traz arranjos belos e letra idem. "Se você se Arrepender" {L. Fabiano}, música n* dez, - cairia como uma luva no repertório de Roberto Carlos -, mantém o romantismo e uma certa tristeza na voz, características que fizeram dele conhecido no Brasil; além do sax luxuoso de Hilquias.



 
"Tributo à Natureza", faixa número onze { L.Fabiano/ Hamilton R.Filho e J.Menezes}, é a terceira que parece estar deslocada nesse último CD do artista. A letra é politicamente correta, mas a temática foge, não aos princípios do cantor, mas sua identidade musical com a qual fez fama durante uma década. Talvez seria mais indicada na voz de Dom&Ravel. Encerrando o disco e sua carreira "Duas Vidas e um Sonho" {L.Fabiano/ Hamilton R.Filho - J. Menezes}, fecha com chave de ouro: letra, arranjo e vocal sem qualquer crítica, e ponto final. {Equipe Formas&Meios agradece à Preta pela cotesia do disco}
Avaliação: **** {bom}
 
Músicos participantes
Bateria: Carreraz
Teclados: Ronaldo Barbosa {Rony}
Baixo: Paulo Estrela
Guitarra: João Neto
Violões: J.B. Silva
Sax: Hilquias
Vocais: Aldo Gouveia e Fabiana

 

 

 

Coletânea: Noel Rosa e Assis Valente

 

Noel Rosa e Assis Valente, dois expoentes do samba, artistas da mesma geração, que fizeram a alegria de inesquecíveis carnavais.
 
 

 
 

 
Noel Rosa aprendeu desde cedo a tocar o bandolim com a mãe, trocando pelo violão, tocado pelo pai. Ele começa a frequentar rodas de samba e ater contato com os músicos das escolas de samba da época. Seu primeiro grande sucesso foi no Carnaval de 1931 com a música "Com que roupa". Sua família queria que ele fosse médico, ele chegou a se formar, mas escolheu o caminho da música, para a sorte da MPB. Entre suas composições estão "Rapaz Folgado", 'Palpite infeliz", 'As pastorinhas" 'Conversa de Botequim" entre outras, ganhando o respeito dos artistas da época. Noel sempre teve uma saúde debilitada, era tímido e recatado, mas vivia se envolvendo com a boemia, isso ocasionou uma tuberculose que tirou sua vida aos 26 anos. Assis Valente começou a trabalhar aos dez anos em um circo como declamador, talento que já tinha desde a mais tenra idade. Seu primeiro sucesso na música foi o samba "Tem francesa no morro", além de compor para estrelas do samba como Carmem Miranda que gravou composições suas como "Camisa Listrada",'E o mundo não se acabou", 'Uva de caminhão", entre outras. A parceria foi frutífera e Carmem tornou Assis conhecido mesmo depois de ir para os EUA. Quando Carmem voltou, ele compôs mais duas músicas para ela, sendo que a segunda "Brasil Pandeiro", ela considerou fraca magoando-o profundamente. Assis tinha uma personalidade depressiva e tentou o suicídio duas vezes vendo a falecer na terceira tentativa. FONTE: Assessoria Fnac
 
 
 
Valor unitário: R$ 19,99
Ano de Lançamento: 2009
Tipo de disco: CD

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 20:15  comentar

De Anónimo a 9 de Fevereiro de 2018 às 09:24
Edileno Souza Silva deveria por no video do YouTube esse maravilhoso CD inteiro para os fas do saudoso cantor ouvirem porque se depender da grande midia que acaba esquecendo, alguns programas de radio que relembram esses Anos Dourados, e principalmente ai na Internet, e nos videos do YouTube, vao lembrar sempre da musica do Luis Fabiano.

Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
13
14
15
16

17
19
21
22

24
25
26
27
30

31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO