Revelando, imortalizando histórias e talentos
19.2.10

Primeiro atropelamento em São Paulo etc.

 
A primeira vítima por atropelamento em São Paulo, foi August Perraud, que faleceu no mesmo dia do acidente, 13 de maio de 1910. Perraud foi vítima do veículo de placa 143.
 

Em 1911, São Paulo possuía em todo o estado centenas de carros, e na cidade do Rio de Janeiro mais de 2 mil veículos. Nesse ano era proibido acender os faróis nas ruas centrais, assim também desprender fumaça a vapor. A velocidade permitida era de um animal de trote. A Europa reinava absoluta no mercado brasileiro.

Em 24 de abril de 1919, o empresário norte-americano Henry Ford, determinou que sua fábrica se estabelecesse no Brasil. A nova montadora de veículos iria distribuí-los por todo território nacional, empregando a fortuna de trinta mil dólares. Por esse empreendimento foi criada a primeira linha de montagem no Brasil, em São Paulo no centro da cidade na Praça da República, com o fantástico "ford T". Com um simples motor de quatro tempos, deu-se início a luta entre os modelos Europeus, a Ford modernizou a frota de veículos no Brasil.
No ano de 1923, no Palácio das Indústrias, que já foi sede da prefeitura paulistana, realizou-se a primeira exposição de automóveis no Brasil.
Já em 1925, organizou-se a primeira caravana automotiva de São Paulo ao Rio de Janeiro, cheia de fracassos, sonhos e idealismos com os mais notáveis clássicos automotivos do mundo.
 
 
A primeira sessão paga
 
A primeira sessão paga de cinema aconteceu no dia 28 de dezembro de 1895. O evento deu-se em uma estreita sala nos fundos do Grand Café, no "Boulevard Des Capucines", em Paris. Assombrada com a novidade, a platéia viu imagens de trabalhadores saindo de uma fábrica e de um trem chegando na estação.
Para os que sofrem de modernite aguda, as imagens seriam banais, porém para um mundo acostumado apenas com os slides estáticos, eram não somente uma revelação, mas uma revolução. E foi assim que os irmãos Louis e Auguste Lumiere, com a projeção das imagens em movimento, realizavam o sonho de muitos inventores; Naquela noite nascia o cinema.

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 13:28  comentar

Fevereiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
13

14
16
18

21
23
25
26
27

28


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO