Revelando, imortalizando histórias e talentos
6.7.06

CINE METRO: captação de recursos para livro 

Antes da deterioração do centro da cidade e dos conglomerados de salas de exibição nos shoppings centers, vários cinemas se destacavam por suas salas e qualidade: o cine marrocos,ouro, art palácio, bandeirante e cine metro. É exatamente sobre este último - cine metro - que vamos relatar sua história através de programas originais, deslumbrantes até mesmo para quem apenas aprecia um bom filme. É impossível gostar de cinema sem ter lido algo sobre o cine metro ou freqüentado- o. O glamour de décadas está de volta ! São mais de 350 "programas" medindo entre 28x23 {os primeiros}e 23x16 abertos.Todos contém o filme em cartaz,a programação a seguir e são ricamente ilustrados com fotos de cenas .
GRANDES ASTROS
Desde a década de trinta até o ínicio dos anos 90 que o cine metro da avenida são joão, 791 cativou clientes ilustres por sua programação de alto nível e qualidade na exibição. Grandes filmes como: Rainha Christina [Greta Garbo/ John Gilbert] Noivado de Arrelia com Frank Morgan/John Beal], Maria Antonieta [Norma Shearer/Tyrone Power] Madame Walewska, [Garbo/Charles Boyer ], Os Castiçais do Imperador com [Luise Rainer/William Powell], A Volta de Arsene Lupin [ Warren William /Virginia Bruce],"Destino" Herval Rossano / Sara Dartuss, e tantos outros que poderão ser revividos agora através desses programas originais.
DISTRIBUIÇÃO / LIVRO
Os programas eram distribuídos na hora da compra,e se houvesse interesse o freqüentador os receberia em casa. Para tanto necessitava apenas preencher um cupom com o endereço. Os programas aos nos referimos foram distribuídos entre as décadas de 30 até meados dos anos 50, todos colecionados pelo maior conhecedor de cinema do país, proprietário de soberba hemeroteca Sr. FAUSTO VISCOND,86 anos, {assisitiu quase todos os filmes}."Comecei ir ao cinema aos 9 anos de idade para acompanhar minhas tias com seus namorados, pois naquela época namorados não iam sozinhos ao cinema ". Afirma Visconde. Em 1943, juntamente com os amigos Antônio,Walter,Juca, Bibo, Mola e Cojuta fundou o Clube dos Programas do Cine Metro, sendo, ele Fausto Visconde o presidente. A finalidade do clube, era de que um dos sócios estivesse sempre disponível para ir ao cine metro, assim não perderiam a seqüência dos programas. Visconde passou a sua coleção particular ao jornalista Francisco Martins, que disponibiliza até 150 programas para exposição. Porém, a principal meta é a edição de um livro com o vasto material desse cinema que deixou grandes recordações em seus freqüentadores

Mais informações:
Francisco Martins
formasemeios@ig.com.br

fmartins.jor@itelefonica.com.br

[55/ 11 6848-3230
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 14:48  comentar

Julho 2006
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
14

16
21

23
24
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO