Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.6.10
Descrente de tudo, ele resolve abandonar a vida de corretor da bolsa parisiense e investe na arte. Concebeu uma das mais belas obras, a 18ª da série indicada por Formas&meios.



Apesar de ser descrente, Cristo Amarelo, era uma das obras cristã preferidas de Gauguin. Essa de sua fase Pont-Aven, data do século dezesseis, uma figura pálida, rústica, amaciada e altamente estilizada em um velho carvalho. Tem um toque de sentimentalismo na expressão, algo que sempre foi do agrado do artista. Nessa outrora localizada na parede norte da capela, é impregnada de arte popular, não aquilo que é ensinado em academias, revelando as tendências e os medos das pessoas simples tementes a Deus.

Esta escultura não causaria grande impressão se estivesse em um museu ou mesmo em uma catedral, mas sim, na capela construída por lavradores, em Trémalo onde foi concebida e a decorou por vários anos. A obra está entre as mais belas de suas produção em terras bretãs.

Gauguin este por três vezes na Bretanha, a primeira em 1886, quando tinha 38 anos. Entretanto, "Cristo Amarelo" foi feita em sua segunda estada na Bretanha, período de 1889. A escultura que entra no roll das 20 obras-primas de todos os tempos, segundo o site Formas&Meios, encontra-se no Museu de Buffalo, nos Estados Unidos da América.



Única obra de Leonardo da Vinci está entre as vinte obras-primas de todos os tempos indicadas por Formas&Meios

Ginevra de Benci é uma obra de 1457, em homenagem a uma dama da aristocracia do século XV, de Florença, Itália. Ela é matéria de uma das poucas pinturas ainda existentes atribuídas a Leonardo da Vinci. Feito em óleo; foi adquirido permanentemente pela National Gallery of Art, em Washington, Estados Unidos da América, em 1967, por 5 milhões de dólares pagos a Casa dos Príncipes de Liechtenstein. Era uma jovem bela, a Ginevra, cuja beleza e pele alva fora realçada de forma impressionante por Da Vinci.

Na época a família Benci foi ao estúdio de Andréa del Verrocchio encomendar um retrato, com o próprio Leonardo para comemorar o noivado da jovem Ginevra - na época com 15 anos. Então o retrato fora feito a Óleo sobre uma tábua de 38.8 x 36.7cm de dimensão.

Duas curiosidades envolvem esta tela, primeira é que Ginevra di Benci sua única obra nas Américas e a segunda é que no reverso do quadro, há outra pintura também feita por Leonardo, com a seguinte inscrição em Latim.: VIRTUTEM FORMA DECORAT "A beleza adorna a virtude".
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:30  comentar

Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
15
16
17
18

20
22
23
25

27
28
29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO