“Concurso de Esculturas CriAção Scotch”

A votação popular realizada pela internet escolheu as oito obras do Concurso de Esculturas CriAção Scotch que estarão em exposição no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), em São Paulo, a partir de 25 de agosto, quando serão anunciados os três primeiros lugares. Os oito vencedores que seguiram a proposta do concurso de elaborar obras criativas a partir de fitas adesivas transparentes são:
Quadro de Luz! , de Alexandre Ferro (São Paulo, SP)
O Velho e o Mar, de Arthur Vieira de Medeiros (São Paulo, SP)
Colorindo o mundo melhor, de Claudia H. Stern (Porto Alegre, RS)
Sustentabilidade e sustentação pela energia Eólica, de Giane Conceição Soares (São Paulo, SP)
Encanto, de Ieda Romera da Silva (São Paulo, SP)
Não deixe ela escapar, de Roberto Galvão (São Paulo, SP)
O Escaravelho e seus Restos, de Sabrina Zagati Travençolo (Campinas, SP)
Uma dança, de Silvia Si (Florianópolis, SC)
A escolha das oito obras foi feita em votação pelo site www.criacaoscotch.com.br, de 11 de junho a 13 de julho, a partir de 18 finalistas selecionados por um júri. A mostra, que ficará em cartaz no MuBE até 12 de setembro, tem curadoria da crítica de arte Kátia Canton. As esculturas são propostas criativas que consideram a interação com o espaço público, no conceito de intervenção urbana.
“A arte contemporânea, diferente da arte moderna, que era mais purista, acontece dentro dos percursos da vida cotidiana e trata de tudo que diz respeito ao ser humano”, define Kátia Canton. “A possibilidade de construir esculturas, inventar formas tridimensionais, usando as fitas adesivas da 3M, torna-se uma possibilidade de criação contemporânea interessante. ”
Os vencedores recebem prêmios no valor total de R$ 26 mil. O júri foi integrado por Kátia Canton, o artista plástico Eduardo Srur, o gerente de Marketing Corporativo da 3M do Brasil, Luiz Eduardo Serafim, a diretora da Elo3 Integração Empresarial, Soraya Galgane, e a diretora do MuBE, Renata Azevedo Junqueira.
Realizado também nos Estados Unidos e no México, o concurso é uma promoção cultural da 3M do Brasil, vinculada a sua consagrada marca Scotch. “Na 3M, a inovação é muito forte e sempre começa pela criatividade de nossos profissionais”, comenta Luiz Eduardo Serafim, gerente de Marketing Corporativo da 3M. “Com este concurso, queremos incentivar o pensamento criativo nas artes, propondo o uso de novos materiais. Além disso, promovemos a cultura, convidando o público a participar na fase final da votação do concurso e apreciar as esculturas inovadoras na exposição”.
A curadora do CriAção Scotch, Katia Canton, é docente do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993, onde também atua na área de curadoria. É PhD em Interdisciplinary Arts pela New York University, Tisch School of the Arts (Nova York, EUA) e mestre em Performance Studies, pela mesma Universidade, onde estudou entre 1987 e 1993. Em junho de 2002 tornou-se Livre-Docente em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Comunicação e Artes da USP.
http://www.criacaoscotch.com.br/
Serviço
Abertura: 25 de agosto, às 19h30, para convidados
Visitação: de 26 de agosto a 12 de setembro
Exposição – “Concurso de Esculturas CriAção Scotch”
Curadoria: Kátia Canton
Local: Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Rua Alemanha, 221, Jd.Europa
Abertura: 25 de agosto, às 19h30
Visitação: de 26 de agosto a 12 de setembro
Horário: de terça a domingo, das 10 às 19 horas
Informações: (11) 2594-2601 / http://www.mube.art.br/
O MuBE tem acesso para pessoas com deficiência, restaurante e
ar-condicionado
Informações para a imprensa:
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana
“Fernando Pessoa, Plural Como o Universo"
A mostra estará aberta ao público a partir do dia 24, terça-feira, “Fernando Pessoa, Plural Como o Universo. Essa é a primeira vez que o museu organiza uma exposição sobre um autor português. Com curadoria de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith e Com projeto do cenógrafo Hélio Eichbauer, a mostra terá como identidade visual o Mar – de Sagres e outros – e diferentes tons de azul da água e do céu. Tudo remetendo à época dos descobrimentos e das grandes conquistas de Portugal, inspirada no livro “Mensagem”.
O visitante observará logo na sala de exposições temporárias do museu cinco cabines, que projetarão trechos poemas de Fernando Pessoa e de heterônimos como Ricardo Reis, Alberto Caieiro, Bernardo Soa e re Álvaro de Campos.
Em um outro momento, o público terá acesso a um labirinto poético onde mostrará de forma lúdica e criativa imagens e trechos de poesias de Fernando Pessoa, e também, podendo o visitante acompanhar a cronologia da vida-obra do escritor e poeta lusitano.
Serviço
Até 30 de janeiro de 2011
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº Centro - São Paulo - SP.
Fone:(11) 3326-0775
Exposição Cotidianos por Pierre Verger

Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da FPV, explica que a rua foi a principal atração de Verger, seu lugar predileto para fotografar. “Apesar de, durante suas inúmeras viagens, ele ter chegado a viver na natureza, em ilhas perdidas da Polinésia, em montanhas pouco acessíveis das Filipinas ou em vilarejos africanos, eram os portos, as feiras e as ruas cheias de gente que consistiam o seu prato favorito”. Assim, nesta exposição, puderem ser vistas algumas atitudes que captaram a atenção de Verger durante suas viagens, sempre acompanhado de sua Rolleifex.
Local: Shopping Paralela – Salvador/BA
Data: 19 a 28 de agosto de 2010
Pintor homenageia Niemeyer
Perfil
Nascido na cidade de Patos (PA), iniciou sua atividade profissional em Campina Grande, onde trabalhou como técnico de urbanismo e arquitetura, em serigrafia e em publicidade. Em 1976, realizou suas primeiras exposições em João Pessoa. Em Portugal, trabalhou, durante seis anos, com serigrafia profissional, designer gráfico e direção de arte publicitária. Em 2006, voltou à pintura com a Exposição Geométrika, na capital paraibana. Desde então, foram diversas exposições individuais, coletivas e participação em salões de arte e prêmios.
Serviço
Gabinete de Arte - Exposição Brasília 50 Anos - Tributo a Oscar Niemeyer
Até 31 de outubro, no Gabinete da Presidência da Câmara
Entrada Franca
Livre para todas as idades
Realização Câmara dos Deputados
Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br
Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080
Cel (61) 8484-8474
Câmara dos Deputados