Revelando, imortalizando histórias e talentos
27.9.10
Filho e neto de artesãos, quando criança, ela via uma pintura e achava que podia fazê-la também.

Francisco Chagas Pereira é um brasileiro de Catarina, CE (398 km de Fortaleza), nasceu em 18 de junho de 1970. Aos 17 anos resolveu deixar sua terra natal e tentar a sorte na capital paulistana. Foi em São Paulo onde ele deu início ao seu sonho de criança, ser um artista plástico. Pereira ficou encantado ao ficar cara a cara com uma das mais tradicionais casas de artigos pictórico de São Paulo. Ele não hesitou, comprou material e começou sua vida nas artes plásticas para por em prática seu estilo contemporâneo e colocar seu nome entre os artistas plásticos brasileiros.

Conhecido por Chiquinho entre os colegas e clientes nos restaurante onde trabalha, sua vida ganha mais cores a partir de 1991, depois de ler um artigo sobre pintura em um jornal. Chiquinho comprou tela, tinta e pincéis para ver se tinha realmente vocação. Tinha sim, a partir dai ele não parou mais de pintar e colocar seu estilo acadêmico, impressionista. Como a vida de artista não é nada fácil, Chagas Pereira continua se revezando entre duas profissões: a pintura e o gerenciamento de restaurante, exercendo-as com excelência. Quando está com um pincel nas mãos ele esquece dos lanches e dá vazão a sua imaginação com cenas rurais, engenhos de cana-de-açúcar e cavalos, recordações de sua infância.

Até o ano de 2009 Chagas vendeu mais de 150 telas e realizou algumas exposições. Somente ao pintar sua tela de número 70 foi que ele resolveu aprender pintura para aperfeiçoar sua técnica, tendo estudado no ateliê do Fricote.

Lecionou no Programa Escola da Família, na E.E. Arthur Guimarães, no bairro de Santa Cecília, na capital paulistana. " Foi uma das coisas mais lindas da minha vida" diz Chagas Pereira sobre sua experiência como professor de pintura para crianças carentes.

Em 2007 manteve ateliê no reduto dos artistas plásticos de São Paulo, a cidade de Embu das Artes.

Entre suas obras mais importantes estão "Paisagem Campestre" publicada na revista Pintura em Tela. "Engenho de Cana-de-Açúcar" uma referência ao sítio de sua família. " Parque do Ibirapuera", SP e "Vaqueiros", tela vendida para uma alta funcionária de uma empresa multinacional.

Entre seus ídolos na pintura ele destaca o conterrâneo Aldemir Martins ( 1922-2006) e o holandês Van Gogh (1853-1890). Atualmente, Chagas Pereira trabalha em uma lanchonete no centro de São Paulo, mas não deixa seu segundo ofício, a pintura, e prepara material para uma exposição. (Francisco Martins)
Veja blog oficial do pintor www.chicochagaspereira.blogspot.com
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 16:01 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Setembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
28
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds