Revelando, imortalizando histórias e talentos
16.10.10

EVOCAÇÃO: Centenário do nascimento de António Pedro"




Figura multifacetada, António Pedro desenvolveu uma actividade artística transversal que tocou praticamente todas as áreas e em todas deixou marca ainda hoje evidente na cultura portuguesa.

Ao Museu Soares dos Reis foi confiada em 2000, em regime de depósito, uma pequena colecção, constituída por desenhos e peças de cerâmica, pertencente a Daniela Santos Costa e da autoria de António Pedro.

Ao pretender assinalar a data em que passam 100 anos sobre o nascimento de António Pedro o Museu aproveita a “visita” dessa colecção seleccionando o pequeno conjunto de cerâmicas e desenhos que aqui se apresenta, numa evocação simbólica da memória do artista.


Serviço

EVOCAÇÃO
"No Centenário do nascimento de António Pedro"
Até 9 de Dezembro

MNSR - Museu Nacional de Soares dos Reis
Palácio dos Carrancas
Rua D. Manuel II
4050 - 342 Porto - Portugal


Exposição de fotomontagens em Londres mostra como a capital inglesa poderá afetada por mudanças climáticas no futuro, segundo a visão de dois artistas.

A mostra em cartaz no Museu de Londres até março de 2011, as montagens foram criadas pelos ilustradores Robert Graves e Didier Madoc-Jones, que dizem ter estudado diversas teorias a respeito do impacto das transformações ambientais e das novas tecnologias no espaço urbano.

Lugares conhecidos da cidade aparecem completamente alagadas por causa de um aumento do nível do Rio Tâmisa, e prédios históricos como o Palácio de Buckingham estão cercados de favelas erguidas por refugiados ambientais de outros países.


Carros somem das ruas e dão lugares a turbinas de energia eólica e células de produção de energia elétrica. Parques tradicionais da cidade se transformam em plantações tropicais e abrigam usinas nucleares, para mostrar como a cidade se adaptaria à escassez de comida e ao aquecimento global.

"Mostramos os desastres que Londres poderia sofrer, mas não quisemos criar somente imagens de pesadelos. Nos esforçamos para mostrar como a cidade pode ter recursos aproveitáveis e como poderíamos nos adaptar para enfrentar o desafio das mudanças no meio ambiente".

As fotomontagens, feitas digitalmente, se transformaram na série "Cartões postais do futuro (Francisco martins / http://www.bbcbrasil.com.br/ ) (Fotos: No alto: Palácio de Buckingham, e visão dos artistas de uma Londres futurista)
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:27  comentar

Outubro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15

17
18
19
21

24
25
28
30



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO