Revelando, imortalizando histórias e talentos
27.10.10
Novo artigo de Maurício Cardim sobre músicas citando à noite como inspiração traz grandes nomes tanto intérpretes quanto compositores. É um resgate cultural feito pelo fotojornalista Especial para Formas&Meios. Vale ressaltar que, todas as matérias dessa coluna são ilustradas com fotos feitas por Cardim ou pertencente ao seu acervo.

"Quarto Vizinho"
Peão Carreiro-Praense.

Compacto simples lançado pela RCA em 1982 na interpretação de Carmen Silva .

Carmen Silva deve ter sido a primeira cantora a optar o gênero sertanejo moderno. Ela veio de uma bem sucedida carreira cantando músicas românticas, mesmo mudande de estilo musical, predominou cantando músicas dor- de- cotovelo. Fêz sucesso nas duas fases e acabou mudando novamente, dessa vêz para a música gospel.
"Quarto Vizinho" não foi um grande sucesso.
"Vai noite de angústia levando esta mágoa sem fim/não há coração que aguente uma noite sofrendo assim".

"Tortura de Amor"
Composição e gravação de Waldik Soriano.

Um grande sucesso na carreira do saudoso cantor , considerado o Frank Sinatra do Nordeste. Essa música teve inúmeras regravações e uma das primeiras foi com Marcelo Costa num compacto simples da Odeon em 1971. Curioso é que o Marcelo Costa também foi outro artista que mudou de estilo músical, passando para o sertanejo moderno, apesar da boa voz e repertório bem selecionado o Marcelo não emplacou como merecia e merece.
"Hoje que a noite está calma e que a minha alma esperava por ti/apareceste afinal..."

"Lindo Sonho de Amor"
(Dreamin')

Versão de J.Oliveira numa interpretação de Ovelha num compacto duplo da Copacabana (1981) . O sucesso do disco foi outra versão que foi o maior hit do cantor, "Te Amo...Que mais Posso Dizer".
Fotografei muito o Ovelha nas suas apresentações nos programas de televisão dos saudosos Carlos Aguiar (TV Gazeta) e Bolinha (TV Bandeirantes), em São Paulo.
"Esta noite eu tive um sonho/quem estava nele era você/sempre pura e muito meiga".

"Exemplo"

Lupícinio Rodrigues. Outro querido compositor de grandes sucessos da música dor-de-cotovelo. Suas composições foram gravadas e regravadas pelos maiores artistas da MPB e até o sertanojo. Joanna gravou um LP em 1994 só com músicas do compositor gaúcho, foram 14 faixas bem escolhidas numa excelente combinação de leveza temática e peso sonoro.
"Deixa o sereno da noite molhar teus cabelos/ que eu quero enxugar , amor ".

"Meu Grande Amor"

Composição e interpretação de José Luiz num compacto simples da Polygram (1982).
José Luiz surgiu no período da discoteque. Alcançou o sucesso com músicas românticas e dançantes, especialmente para as menininhas sonhadoras.
Passou a fase "Disco Show" e continuou no romantismo e até mudou de nome, passou a chamar-se José Luiz Galego, porém não manteve mais o sucesso e sumiu.
Reapareceu muito anos depois no programa "Rei Majestade" liderado por Silvio Santos e foi um dos vencedores do programa com direito a gravação de um CD ao lado de outros artistas.
"E quando cai a noite e eu/já não consigo me conter..."

"A Neve Cai"
(Tomba la Neige)
Adamo-Romeu Nunes.

Adamo cantor francês interpretando a canção numa versão para o português num compacto duplo lançado pela EMI.
A faixa "A Neve Cai" tem outros títulos "Cai a Neve" e "Cai Neve", tudo isso no mesmo disco/capa. Curioso! Essa música teve uma versão também gravada por Agnaldo Timoteo e que alcançou grande sucesso na época, muito maior que o próprio Adamo, que por sinal eu nunca ouvi. "E cai a neve/lá fora a noite é tão triste/se cai a neve/saudade é tudo que existe".


"Quero Ser Sua"
Odair José.

Gravado por Rosemary ( Maurício Cardim na foto com a cantora ) em disco Continental . Um dos maiores sucessos da Rosemary na década de 1970.

Rosemary ficou conhecida na época da Jovem Guarda com o título de "Fada Loira da Juventude". Bem merecido pela beleza da cantora e que continua bela e atuante.
Uma das cantoras mais educada que conheci. Tive o prazer de fotografá-la nos bastidores da TV Bandeirantes-São Paulo e no Memorial da América Latina e também ter sido fotografado ao seu lado e ter suas fotos que fiz autografadas (coisa de fã).
"Quero por uma noite teu carinho/o teu amor fazer meu ninho/não quero mais ouvi você dizer adeus..."
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:48  comentar

Outubro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15

17
18
19
21

24
25
28
30



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO