Revelando, imortalizando histórias e talentos
13.11.10

 Benin e Bahia dialogam em exposição fotográfica de Patrizia Giancotti


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados apresenta, na próxima quarta-feira (17), a partir das 9 horas, no Corredor de Acesso ao Plenário, a exposição inédita de fotografia "Benin-Bahia, Mensagens do Ultramar", da jornalista, fotógrafa e antropóloga italiana Patrizia Giancotti.

A mostra sintetiza, através de 60 fotos, com textos de Jorge Amado, Pierre Verger, Léopold Senghor e Marc Augé, o espírito da pesquisa fotográfica e antropológica que a italiana desenvolveu durante vários anos sobre os intercâmbios culturais entre África e Brasil. São laços, gestos, olhares, mensagens do ultramar dos quais a autora virou porta voz.

Patrizia morou quase dez anos na Bahia para desenvolver sua tese de antropologia, na Itália, sobre as mulheres no candomblé. Durante este período produziu vários ensaios fotográficos sobre a cultura afrodescendente. Por sugestão do escritor Jorge Amado e a convite do presidente do Benin, Soglò, Patrizia expôs seus trabalhos no Palácio do Rei de Oyo, durante o Primeiro Festival de Arte e Cultura Vodum.

A antropóloga estuda e fotografa o Brasil há quase trinta anos. Atualmente, assume o papel de embaixadora cultural entre o Brasil e a Itália e de fotorrepórter especializada em temas brasileiros para as maiores revistas da Europa.
Além das palestras em universidades, programas em rádios e televisões italianas para divulgar a cultura brasileira, fez mais de cem reportagens e cinquenta exposições fotográficas sobre o Brasil na Europa. Suas fotos já foram publicadas nos livros fotográficos "Bahia", editado pela A&A de Milão, com textos de Jorge Amado; "Bahias", edição Corrupio, e "Amazzonia labirinto verde", edição Giunti. Patrizia foi premiada pela Prefeitura de Salvador, com o "Abébé de Oxum" em prata, "pelo trabalho de divulgação da cultura baiana". Na Embaixada do Brasil em Roma, recebeu a condecoração da Ordem do Cruzeiro do Sul, "como agradecimento pela atividade cultural desenvolvida sobre o Brasil".

Exposição fotográfica "Benin-Bahhia", mensagens do ultramar.
Local: Corredor de acesso ao Plenário - Câmara dos Deputados.
Visitação: 17 a 27 de novembro de 2010, das 9h às 18h.
  
Entrada Franca.
Livre para todas as idades.
Realização Câmara dos Deputados.



Alessandra Rios - Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
E-mail alessandra.rios@camara.gov.br

Tel     
      
              (61) 3215-8081                 
               (61) 3215-8080        
              (61) 3215-8080        
Câmara dos Deputados
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 22:42 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Novembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11

14
15
17
18
19

21
24
25

28


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds